Quantas vezes produz um pé de mamão?

Perguntado por: ezagalo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

A produção começa entre 8 e 10 meses após o plantio, produzindo em média 40t/ha/ano.

O florescimento inicia-se aos quatro meses após o plantio, e as primeiras flores surgem quando a planta apresenta altura de 70 cm a 80 cm. Produz, em média, 100 t/ciclo de produção (dois anos e meio, em média).

Além disso, alta umidade, alta concentração de adubos nitrogenados no solo e genética das sementes, em ocorrência simultânea ou não, podem influenciar no surgimento de flores e, consequentemente, de frutos não desejáveis no mamoeiro.

No pomar caseiro, o mamoeiro pode ter longevidade maior e crescer mais, dificultando a colheita dos frutos na ponta da planta. Uma opção é podar a planta e reiniciar o ciclo de produção, com a vantagem de não precisar plantar novamente.

A profundidade efetiva do sistema radicular do mamoeiro irrigado por gotejamento superficial ou enterrado foi de 0,45 m e na microaspersão variou de 0,15 m na direção perpendicular à fileira de plantas a 0,35 m entre a planta e o microaspersor.

Safra de agosto: carambola, mexerica, morango e mamão são algumas frutas do mês.

Sua vida é curta, embora produtiva, e os pomares de mamoeiro devem ser renovados a cada 3 anos em média.

Em algumas regiões, é possível obter três safras cheias de grãos, como soja, milho e trigo, sem necessidade de arar, gradear ou adubar previamente a terra. O adubo é aplicado junto com a semente que vai para o solo quase no mesmo instante em que a cultura anterior é colhida.

Em condições de elevada demanda atmosférica, com as plantas adultas e em produ- ção, entre o 9o. e o 12o. mês, pode-se recomendar a aplicação máxima diária de até 35 litros de água planta-1 dia-1.

A cada três mudas deve haver um espaçamento entre 1,80 a 2,5 metros entre elas, enquanto o espaçamento entre as fileiras deve ter de 3 a 4 metros.

As folhas do mamão são repletas de minerais importantes, como o cálcio, o magnésio, o ferro e outros. Além disso, é fonte de antioxidantes flavonoides, ótimos para a imunidade.

No cultivo do mamoeiro há vários fatores que provocam o amarelecimento das folhas, como falta d'água; deficiências nutricionais, sobretudo de nitrogênio; além Da ocorrência de diversas doenças. O ataque de cigarrinhas é ainda outro exemplo de causa para o problema.

Dentre essas, os ácaros branco e rajado são considerados as pragas mais importantes para o mamoeiro na grande maioria das regiões produtoras brasileiras.

As três mais importantes são: o vírus vírus-da-mancha-anelar do- mamoeiro, no Brasil conhecido como o mosaico-do-mamoeiro; o vírus-da-meleira; e o vírus-do-amarelo mamoeiro; vírus amarelo-letal.

Se a planta estiver instalada no fundo de quintal, a recomendação é arrancar as folhas mais baixas assim que começarem a surgir as pintas. Em caso de plantio comercial, pulverize a face inferior das folhas e a superfície dos frutos com estrobilurinas e triazois isolados ou combinados, porém registrados para a cultura.

O mamoeiro precisa de muita água para crescer e no momento de produzir. A irrigação das mudas deve ser realizada pelo menos duas vezes por dia. Mas ele não tolera encharcamento, então fique bem atento na hora de fazer a irrigação.

O mamão é colhido ainda verde, para que não amasse ou estrague durante o transporte. As faixas amarelas em torno da fruta, indicam que é hora de tirar do pé. O clima da região, que é bem quente, acaba ajudando na produção que pode chegar até 100 quilos por mamoeiro.