Quantas vezes posso usar o bilhete único estudante por dia?

Perguntado por: eluz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Com esse cartão o usuário pode fazer até 2 viagens e 3 horas. O bilhete único pode ainda ser utilizado nos ônibus; micro-ônibus, trens do Metrô e da CPTM e também nos terminais e estações de transferência do Expresso Tiradentes.

Mudança implantada vale para bilhete do trabalhador e estudantil. SPTrans diz que medida foi adotada para evitar fraudes.

- Pode ser utilizado até oito vezes por dia – atenção as regras de integração do sistema Bilhete Único.

Os estudantes que vão contar com o “passe-livre” nos ônibus da Capital Paulista vão poder fazer uso da gratuidade inclusive aos fins de semana e feriados para qualquer tipo de atividade, mesmo não relacionada diretamente à ida para a instituição de ensino. Não haverá bloqueios nas catracas ou validadores nestes dias.

Você tem direito à gratuidade automática, sem comprovação de renda. Para utilizar o benefício, pague o valor correspondente. Se você já possui um Bilhete Único de Estudante de ano anterior, poderá revalidá-lo para uso neste ano.

Como carregar e comprar créditos no Bilhete Único
Pela loja virtual tanto o empregador quando o próprio usuário pode fazer a compra de crédito (avulso ou mensal) para bilhete comum. Para estudante e vale transporte é possível também fazer compra de crédito na loja virtual.

A novidade está disponível no endereço www.sptrans.com.br, pelo banner “Consulte a Situação do Seu Bilhete Único”. Para ter acesso às suas informações é preciso digitar o número do cartão ou, na falta deste, o número do CPF.

Para carregar o Bilhete Único Estudante você só precisa: Baixar o aplicativo RecargaPay. Ter seu cartão em mãos. Possuir um cartão de crédito.

- O uso do cartão duas vezes seguidas na mesma linha de ônibus ou no validador do trem não caracteriza integração do Bilhete Único Carioca, portanto o cartão debitará o valor integral das duas tarifas.

SPTrans informa!
Para reapresentação na catraca, em um mesmo ônibus, ou em um mesmo bloqueio das estações do Metrô e da CPTM, o intervalo mínimo é de 30 minutos.

SECRETARIA DE TRANSPORTE E MOBILIDADE
Brasília (5/4/2019) – Os passageiros de ônibus e do Metrô têm, a partir de agora, um tempo mínimo de cinco minutos para utilizar qualquer uma das modalidades do Bilhete Único entre uma viagem e outra.

As empresas devem adiantar ao trabalhador quantas passagens diárias forem necessárias para que este se desloque de casa para o trabalho e vice-versa. Ou seja, caso o funcionário precise de quatro passagens diárias para ir trabalhar, por exemplo, a empresa não poderá fornecer apenas três.

Bilhete único não zera na segunda passagem, não funciona!!!
Pois, SEMPRE quando pego uma condução, seja ela qual for, a segunda passagem, seja ela ônibus, trens ou metrô (municipal ou intermunicipal) tem sido cobrado integralmente sem o devido abate do bilhete único.

O Bilhete Único está bloqueado, inativo ou inválido ou recarga não caiu. O que fazer? Nesse caso, você precisa entrar em contato com a SPTrans para que eles vão te ajudar. Lembre-se de que depois de fazer a recarga pela Superdigital, você precisa validar seu bilhete em um dos Totens da SPTrans.

Estudantes da capital paulista possuem direito ao Passe Livre ou à meia-tarifa no transporte público, de acordo com o perfil socioeconômico e tipo de instituição de ensino. O benefício, porém, é diminuido durante o perído de férias em dezembro e julho.