Quantas vezes posso parcelar a luz?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 31 de maio de 2023
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Entrada mínima em 15% do valor total da dívida, mas o restante do valor pode ser parcelado em até 7 vezes com juros do financiamento.

As condições se aplicam para clientes com contas em atraso acima de 90 dias. Avalie e escolha a opção que melhor se encaixa no seu orçamento. A entrada é determinada em 20% do valor total da dívida. Entretanto, o restante pode ser parcelado em até 12 vezes sem juros e atualização do valor.

Afinal, é possível fazer o parcelamento de contas de luz atrasadas? Sim, a maioria das empresas de energia elétrica fazem o parcelamento de contas de luz atrasadas.

"O recebimento dos valores pagos em dobro é um direito do consumidor. O crédito (da empresa ao consumidor) pode ocorrer, mas precisa ser aceito pelo consumidor. A retenção dos valores pagos em excesso é indevida e pode configurar uma prática comercial abusiva, nos termos do art.

O que fazer quando pagar duas vezes o valor da conta de luz? O valor pago por engano deve ser descontado na próxima fatura de forma automática, sem que o consumidor precise apresentar qualquer comprovante.

Caso haja dificuldades financeiras, é possível entrar em contato com a concessionária de energia elétrica e negociar o pagamento das contas em atraso. Muitas vezes, é possível parcelar o débito e evitar o corte do fornecimento de energia elétrica.

Ao constatar atraso no pagamento da fatura, a empresa distribuidora pode cortar a energia, desde que haja uma notificação por escrito de no mínimo 15 dias.

O passo a passo para parcelar é similar ao que mostramos anteriormente. Após selecionar a conta a ser paga, escolha o cartão de crédito e depois a opção de parcelamento. Em seguida, basta cadastrar o cartão de crédito na plataforma e finalizar o pagamento da conta.

No site da distribuidora (www.neoenergiabrasilia.com.br), dentro do menu “Atendimento" e, em seguida, “Negociação de dívidas", os clientes têm acesso a diversas possibilidades para ficar em dia com a concessionária. Uma delas é por meio do Auxílio Brasil.

Como negociar
Se preferir, também é possível negociar os débitos diretamente pelo site www.energisa.com.br. Basta acessar a Agência Virtual, realizar o cadastro e selecionar a opção 'Negociar Dívida'.

Basta acessar a página na internet do seu banco, colocar login e senha, e escolher a opção pagamentos (em alguns bancos, há até a separação do tipo de boleto, por exemplo, pagamento para concessionárias, que é o caso da conta de luz).

Fique em dia e torne sua vida mais fácil! No nosso Portal de Negociação é possível parcelar suas contas de energia de maneira prática sem precisar sair de casa. Lá você pode realizar o parcelamento caso tenha duas ou mais contas de energia em aberto.

O parcelamento pode ser solicitado pela Agência Virtual, pelo App Enel para IOS e Android, por meio do WhatsApp Elena (21 99601-9608) – na opção 9 (outros) ou em nossas lojas de atendimento.

Energia elétrica é reconhecida como serviço público essencial. O serviço precisa ser remunerado e a falta de pagamento pode gerar a suspensão do serviço ao consumidor, contudo, se a dívida estiver vencida há mais de 90 dias, o corte se torna ilegal.

Pagamento parcial sem desconto
Os clientes podem fazer um pagamento parcial porque eles simplesmente não têm o dinheiro suficiente para pagar o total da fatura ou porque há uma contestação sobre um item na fatura. Nessa situação, a fatura pode ser parcialmente liquidada com o pagamento.

Os pedidos de restituição do ICMS da conta de energia devem ser realizados diretamente no Poder Judiciário Estadual. Como as concessionárias de energia fazem a cobrança e repassam o valor relativo ao imposto para o Estado, elas não têm obrigação legal de restituir o consumidor.

O que é o pagamento em duplicidade? Como o próprio nome indica, um pagamento em duplicidade ocorre toda vez que um compromisso foi honrado mais de uma vez. Ou seja, quando uma conta é paga de modo equivocado mais de uma vez, tem-se o acontecimento configurado.

Outra possibilidade é que aconteça um erro na instituição bancária. Desde 2018, quando o sistema bancário de cobranças foi implantado, os boletos são registrados e isso não permite que um mesmo título seja pago duas vezes.

O cidadão que pagou duas vezes a mesma conta de água pode requerer a devolução de importância por duplicidade de pagamento.