Quantas vezes posso pagar o mínimo do cartão de crédito?

Perguntado por: bporto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

A partir de então, os consumidores passaram a ter restrições no crédito rotativo. Hoje em dia não é mais possível pagar o valor mínimo (15% do total) vários meses seguidos, apenas por um mês. Antes o restante da dívida ficava para a próxima fatura, acrescido de juros.

O que é melhor: pagar o mínimo ou parcelar a fatura do cartão? O melhor mesmo é você conseguir pagar o valor total da sua fatura, já que as duas opções podem ser armadilhas do endividamento se você não conseguir se organizar.

Se você se embolou nas compras, a fatura veio muito alta e não tem nenhuma garantia de dinheiro a mais entrando no mês que vem, parcelar a fatura pode ser mais vantajoso. Isso porque, quando você faz isso, já sabe o quanto vai pagar até quitar a dívida.

Ao pagar menos do que 15% do valor total da sua fatura, ela será considerada uma fatura em atraso e sobre o valor total será cobrado multa por atraso e juros por atraso. Além disso, automaticamente você começa a usar o que chamamos de crédito rotativo e por ele, são cobradas taxas por cada dia de atraso da fatura.

Pode levar meses pra cancelar. Como já explicaram aí, depende muito de cada banco. Geralmente, em caso de atrasos, eles jogam a fatura para o próximo mês com juros e depois tentam renegociações antes de cancelar seu cartão.

Com o parcelamento da fatura do cartão de crédito, posso continuar usando? Sim, nesse caso, o cartão de crédito ainda pode ser usado normalmente pelo indivíduo. Contudo, o valor de seu limite ficará restrito a uma determinada quantia até que as parcelas restantes sejam totalmente pagas.

Quando você não tem o valor suficiente para quitar o total, é possível optar pelo pagamento parcial da fatura.. Nesse caso, existem duas opções: - Pagar um valor igual ou superior ao pagamento mínimo inferior ao total. Assim, você optará pelo crédito rotativo.

o que é o pagamento mínimo (Crédito Rotativo)?
O pagamento mínimo é o menor valor que você pode pagar da sua fatura e não ficar em atraso com o banco. Ao pagar qualquer valor entre o mínimo e o total da fatura, o que faltar será lançado na fatura seguinte com juros e impostos, chamamos isso de crédito rotativo.

Em resumo, o pagamento mínimo da fatura só compensa em situações muito específicas. Por exemplo, caso você tenha algum imprevisto, não queira ficar em atraso e saiba que conseguirá pagar a dívida no mês seguinte. Dessa forma, você ganha um prazo maior para pagar a fatura e não corre o risco de sujar o próprio nome.

Caso a pessoa pague o valor mínimo ou metade da fatura vencida do cartão de crédito, o valor restante entrará no rotativo, será acrescido de juros e IOF. Quando a fatura vem mais alta do que esperado, o cliente tem a opção de fazer o parcelamento ou então pagar uma parte, entrando justamente no rotativo.

Em algumas situações, recorrer a um empréstimo é a melhor solução para quitar dívidas do cartão de crédito. Se no momento da negociação da dívida surgir a oportunidade de um desconto no pagamento à vista, por exemplo, contratar outra linha de crédito com juros menores é uma opção interessante.

Como faço para pagar o restante? Para pagar o valor que ainda resta na fatura do cartão o indivíduo pode aguardar até que sua próxima fatura seja encerrada. Se o valor foi pago antes do fechamento da fatura o indivíduo pode apenas pagá-la no final ou começo do mês, normalmente, já que não terá acréscimos de juros.

Até pagar a fatura atrasada, o seu cartão pode ficar bloqueado para uso. Contudo, se você pagou a fatura após a data de vencimento, poderá ter que esperar até 3 dias úteis para liberar o cartão. Esse é o prazo que geralmente leva para que o pagamento seja efetivado no sistema.

Bloqueio do cartão por falta de pagamento da fatura
A situação mais comum em que o banco pode bloquear o seu cartão, é se não pagar a fatura. Quando o cliente não paga, ele entra no ciclo de cobrança do banco. Assim, o cartão é bloqueado dependendo do prazo de pagamento do banco.

14.4 QUANDO O TITULAR DO CARTÃO FOR TAMBÉM TITULAR DE CONTA CORRENTE NO BANCO, O BANCO PODERÁ DEBITAR O VALOR DO PAGAMENTO MÍNIMO OBRIGATÓRIO CONSTANTE DA FATURA DO CARTÃO NA CONTA CORRENTE DO TITULAR CORRENTISTA APÓS DECORRIDOS 10 (DEZ) DIAS ÚTEIS DE ATRASO NO PAGAMENTO DA FATURA, CONTADOS A PARTIR DO PRIMEIRO DIA ...

É possível limitar o cartão para evitar juros altos
Segundo os especialistas, o ideal é limitar os gastos com cartão de crédito a 30% da sua renda mensal. Cartões com limite igual ou superior à sua receita são um perigo, pois oferecem maiores riscos de você cair em dívidas ou precisar recorrer ao pagamento mínimo.