Quantas vezes posso fazer a prova do CRC?

Perguntado por: ucosta . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 18 votos

Quantas vezes pode fazer o Exame de Suficiência do CRC? Não existe limite de quantas vezes um aluno pode fazer a prova do CRC, desde que esse aluno esteja pelo menos no sétimo semestre ou último ano de sua graduação ou seja bacharel em Ciências Contábeis.

De acordo com o edital do CFC, é possível fazer o exame do CRC a partir do momento em que o estudante tenha concluído, pelo menos, 80% do curso de Ciências Contábeis e esteja matriculado no último ano letivo, ou seja, o aluno deve estar no sétimo ou oitavo semestre do curso.

Conforme a Resolução CFC n.º 1.518/2016, todos os profissionais que passaram no Exame de Suficiência podem solicitar seu registro a qualquer tempo, ou seja, não há um prazo de vencimento da aprovação no exame. Ela é válida a qualquer tempo.

De acordo com a legislação vigente o exame CFC deve ser aplicado duas vezes ao ano simultaneamente e isso vale para todo o território nacional.

A prova do CRC é difícil? Os candidatos que realizam o exame de CRC constantemente afirmam que a prova é difícil e que a taxa de aprovação é baixa, mas isso está mais ligado a percepção e preparação do candidato. Geralmente, não é suficiente para fazer a prova do CRC estudar apenas o que é visto em sala de aula.

Noções de Direito e Legislação Aplicada. Matemática Financeira e Estatística. Teoria da Contabilidade. Legislação e Ética Profissional.

Entenda a diferença entre CRC e CFC
Dessa maneira, o Conselho Regional tem atuação apenas no estado em que está inserido, enquanto o Conselho Federal tem atuação mais ampla, com autonomia para decidir sobre as punições que o conselho de cada estado aplica aos profissionais contábeis.

Não existe limite de quantas vezes um aluno pode fazer a prova do CRC, desde que esse aluno esteja pelo menos no sétimo semestre ou último ano de sua graduação ou seja bacharel em Ciências Contábeis.

07 de maio de 2023

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) torna pública a retificação pertinente ao cronograma de execução do Exame de Suficiência 1ª/2023. A nova data prevista para a realização da Prova Objetiva passa a ser 07 de maio de 2023, no horário das 10h às 14h, observando o horário de Brasília (DF).

As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, por meio do site da banca Consulplan. A prova será realizada na modalidade presencial e em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal (DF), no dia 7 de maio, das 10h às 14h, observando o horário de Brasília (DF).

O documento concedido após a aprovação no exame, disponível no Sistema de Certificados do CFC, deve ser apresentado em CRC de jurisdição do interessado, com duas fotos 3x4 iguais, recentes, de frente, coloridas e com fundo branco.

O presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, destacou que, apesar de a autoria de alguns dos anúncios ser desconhecida, tanto a venda como a compra da carteira de CRC configura crime de estelionato, pois o registro profissional só é concedido por Conselho Regional de Contabilidade.

Emitido, o Certificado possui validade de 12 (doze) meses. O ingresso, a renovação e a atualização do Certificado de Registro Cadastral estão permanentemente abertos.

Para isso, basta acessar o site da Consulplan, banca do exame, e consultar a relação com os nomes. A informação foi divulgada, após a análise dos recursos e oficialmente, por meio do Diário Oficial da União (DOU), publicado no dia 7 de novembro.

A Prova do CFC deve ser realizada por todos que forem bacharéis em Ciências Contábeis e que desejem exercer a profissão de contador. Alunos do curso de Ciência Contábeis que estejam no último ano também podem se inscrever para realizar a Prova do CFC.

No Exame de Suficiência do CFC, todo o conteúdo que você adquiriu no decorrer dos 4 anos de faculdade, será avaliado, por este motivo a taxa de reprovação é tão alta, apenas 1 em cada 5 alunos conseguem a tão sonhada aprovação.

Em razão de a carteira CRC ter relação direta com a contabilidade, somente podem se registrar aqueles que têm formação em Ciências Contábeis. Assim, o bacharel ou o técnico podem se registrar tranquilamente, mas o estudante não tem autorização para a emissão.

O melhor curso para realizar a suficiência de contabilidade é o curso bacharel em ciências contábeis !

Vamos entender agora a divisão das questões dentro da Prova CFC. Ao todo, são 50 questões em todos os Exames CFCs. Para conseguir a aprovação, você vai precisar acertar, no mínimo, 25 questões da prova – 25% do Exame CFC.

5 Assuntos mais cobrados no Exame de Suficiência

  • Contabilização de Operações. ...
  • CPC 00 - Estrutura Conceitual. ...
  • CPC 27 - Imobilizado. ...
  • CPC 16 - Estoques. ...
  • CPC 04 - Ativo Intangível.