Quantas vezes posso constelar?

Perguntado por: avilela4 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

Não há uma regra para o número exato de constelações. Uma única sessão tem efeitos por semanas, meses e às vezes até mais de dois anos. Por este motivo, é importante não constelar o mesmo tema duas vezes.

Pessoas que aplicam a constelação familiar dizem que uma única sessão é suficiente para ter resultados satisfatórios.

A duração de uma constelação familiar é imprevisível, pois depende do sistema sendo trabalhado, do tema, dos representantes e do constelador. Pode durar de 5 minutos à 1 ou mais horas. O tempo de duração de uma constelação também não possui nenhuma relação com o efeito que ela terá no cliente e nos representantes.

Uma única sessão tem efeitos por semanas, meses e às vezes até mais de dois anos. Por este motivo, é importante não constelar o mesmo tema duas vezes. Evidenciamos também que a constelação é uma terapia anímica que trabalha os estados profundos de consciência, o inconsciente individual, coletivo do sistema familiar.

Um dos argumentos a respeito da Constelação familiar ser perigosa para as pessoas é que não há dados científicos conclusivos. A Constelação é um processo fenomenológico, que varia de caso para caso em paralelo com outras abordagens médicas convencionais.

Logo após uma constelação, temos que começar a colocar em ação o que vimos. Muitas vezes a constelação familiar vai nos mostrar como nós estamos em relação à vida ou em relação a uma determinada questão. A partir deste momento, temos uma nova oportunidade de mudarmos e fazermos diferente.

Preço da Constelação Familiar
A Constelação Familiar tem um preço que varia muito, principalmente entre as cidades. Em São Paulo, é possível encontrar profissionais capacitados que façam por uma média que varia entre R$ 400 a R$ 1000.

A constelação familiar, assim como qualquer outra técnica holística e/ou terapia, não é perigosa. O que é perigoso são os profissionais não qualificados que existem em todas as profissões.

Recomendação nº 01/CEVID/TJPR/2022– recomenda a não utilização das constelações familiares ou sistêmicas em violência doméstica e familiar contra a mulher. Resolução CFP nº 18/2022– cria o Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas Aluízio Lopes de Brito e estabelece diretrizes para o seu funcionamento.

A Constelação Familiar é muito confundida com algo religioso, porém nada tem a ver com religião. É uma técnica terapêutica brevíssima de cunho científico, é um método fenomenológico, que olha para as questões do cliente como sistêmicas. Isso quer dizer que a maioria dos problemas a origem é no sistema familiar.

Ou seja, a constelação familiar pode ser usada em quaisquer conflitos familiares (pais, filhos, irmãos, tios, avós), entre casais, entre pessoas com dificuldades de se relacionar, com problemas de saúde, dinheiro, emoções, entre outros.”

Ela ajuda na resolução de conflitos, liberação de padrões autodestrutivos, superação em dificuldade de relacionamentos e muito mais! As Constelações Familiares como terapia surgiram com o alemão Bert Hellinger, que antes disso foi padre, morou na África, conviveu com as tribos tradicionais Zulu.

Qualquer assunto pode ser constelado e a constelação é para todos.

O papel do Pai na Constelação Familiar, primeiramente é, junto à mãe, perpetuar a vida no sistema familiar. Além disso, o pai representa e transmite aos seus descendentes o masculino ancestral e tudo o que esta força representa: Ordem. Comunicação.

De um modo geral, a Constelação na água tem uso acessível porque se trata de uma terapia breve. Com apenas uma única sessão, os participantes podem ser apresentados às suas necessidades à terapia. Para quem não quer ou pode se dedicar, é uma excelente forma de rever seu histórico e trabalhar seus empecilhos.

Nesse momento, eu oriento o cliente a escolher aquele problema que mais o incomoda no momento: pode ser um conflito com pai ou mãe, uma doença crônica, um trauma, uma dificuldade para ter parceiros, um bloqueio na área financeira ou do trabalho, a empresa que vai mal, um problema no relacionamento de casal ou uma ...

A constelação familiar é uma pseudociência, e não bastasse ela ocupar o lugar de práticas sabidamente efetivas, e, desse modo prejudicar aqueles que realmente precisam de tratamento terapêutico-psiquiátrico, ela ainda pode piorar a situação mental dos pacientes com crenças infundadas, especialmente daqueles pacientes ...