Quantas vezes posso antecipar o saque-aniversário?

Perguntado por: acalixto . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 3 votos

Todo ano, no mês de aniversário do interessado, é possível sacar parte deste saldo. E para quem deseja antecipar as parcelas, também é possível. Os trabalhadores podem antecipar de uma só vez uma quantidade de parcelas, sem precisar aguardar a data de saque anual do saque-aniversário.

Caso o saldo bloqueado do FGTS seja por conta de empréstimo (por antecipação do saque-aniversário), a conta só é desbloqueada após a dívida ser quitada. Para isso, você pode antecipar as parcelas da dívida e terminar de pagar antes do prazo determinado.

Se está bloqueado por determinação judicial, será desbloqueado com a quitação da dívida e emissão de ordem judicial. Se está bloqueado por empréstimo, o desbloqueio ocorre em até 7 dias após o pagamento da dívida.

Até pouco tempo, as instituições liberavam a antecipação do Saque-Aniversário em 3 ou até 5 vezes. Atualmente, esse prazo varia consideravelmente: em alguns bancos, é possível o prazo de 10 anos (ou seja, o tomador pode antecipar até 10 parcelas anuais do Saque-Aniversário).

Em alguns bancos, é possível antecipar até 7 anos de parcelas do saque aniversário. Isso significa que você pode pedir o empréstimo FGTS várias vezes, pois o banco calcula o valor da antecipação de acordo com o saldo que você tem disponível e o ano.

É possível realizar a quitação antecipada do empréstimo FGTS de saque-aniversário solicitando à instituição financeira onde a contratação foi feita. No entanto, é importante destacar que não é possível utilizar o saldo do próprio FGTS para efetuar essa quitação antecipada.

Dentro do app, vá até a aba de “Empréstimos”; Ali, você encontrará o seu contrato do empréstimo que utiliza o FGTS; Depois de clicar no contrato, escolha a opção “Quitar empréstimo”; Em seguida, gere o boleto com o saldo que está em aberto e faça o pagamento.

Pode ser feito tanto pelo App FGTS ou pelo site Caixa Econômica Federal. Para saques do ano 1, o valor máximo será o valor da parcela prevista. Para anos seguintes, o valor máximo será o valor da parcela atual, deduzidos os saques previstos (conforme alíquota FGTS).

Desbloqueio em caso de saque-aniversário
Porém, a mudança só terá efeito após 2 anos, contados a partir da data de solicitação de retorno.

Sim, após a contratação o valor referente ao seu Empréstimo com FGTS fica bloqueado e vai ser utilizado no pagamento das parcelas. Ou seja, ano a ano, no mês do seu aniversário, até o fim do seu contrato de empréstimo o valor correspondente à parcela será repassado da Caixa para o banco parceiro, de forma automática.

Vale lembrar que, no Saque-Aniversário, o saldo do FGTS fica bloqueado se você for demitido sem justa causa e quiser sacar o dinheiro. Neste caso, você fica apenas com o valor da multa rescisória.

Basta acessar o menu Empréstimos para encontrar seu contrato de empréstimo FGTS. É só clicar nele, seguir com a opção de Quitar empréstimo, gerar o boleto e fazer o pagamento.

Santander

Antecipe com a gente até 5 parcelas do seu FGTS com a modalidade Saque-Aniversário. É dinheiro na conta ainda hoje e sem comprometer seu orçamento. Taxa a partir de 1,69% a.m.

Quem fez empréstimo do FGTS tem direito ao PIS? Se o trabalhador utilizar seu saldo do fundo de garantia para realizar um empréstimo, ele não perderá o direito ao abono salarial.

O valor total mínimo do empréstimo é de R$ 500,00. É necessário também que o valor de cada saque a ser antecipado seja igual ou maior que R$200,00. Se você já é correntista da CAIXA, simule agora mesmo pelo Internet Banking CAIXA ou App CAIXA: opção CRÉDITO > ANTECIPAÇÃO SAQUE ANIVERSÁRIO > SIMULAR E CONTRATAR.

Todo ano, no mês de aniversário do interessado, é possível sacar parte deste saldo. E para quem deseja antecipar as parcelas, também é possível. Os trabalhadores podem antecipar de uma só vez uma quantidade de parcelas, sem precisar aguardar a data de saque anual do saque-aniversário.

Como fazer a antecipação das parcelas? Primeiro, você precisa optar pela modalidade saque-aniversário e autorizar o Bradesco a consultar suas informações do fundo de garantia no app do FGTS. Depois, é só acessar o app Bradesco, ir em “Empréstimos/Consignado” e escolher “Antecipação Saque-aniversário do FGTS”.

A partir de agora, quem tiver saldo de FGTS pode antecipar até três parcelas do fundo de uma só vez. Esta é uma nova modalidade de crédito que abrange somente pessoas físicas que optaram pelo Saque Aniversário do FGTS e que indicaram a Caixa como banco para a consulta do saldo.