Quantas vezes por semana o cachorro tem que tomar banho?

Perguntado por: scavalcanti . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Cães de pelo curto: intervalo de 10 a 15 dias, no máximo, entre os banhos. Cães de pelo longo: intervalo de 7 a 10 dias, no máximo, entre os banhos.

É verdade que cachorro não pode tomar banho todos os dias, já que isso pode fazer mal à saúde do seu pet, prejudicando a proteção natural que ele tem graças à oleosidade da pele. Tirando essa oleosidade natural, o cão fica suscetível a doenças, como alergias, ressecamento, descamação, entre outros.

Por isso, separamos algumas dicas para deixar seu pet sempre cheirosinho e, consequentemente, a sua casa também!

  1. PARA O PET.
  2. Shampoo e loções especiais. É importante dar banho no pet pelo menos uma vez por mês. ...
  3. Banho a seco. ...
  4. Hálito. ...
  5. PARA A CASA.
  6. Tapete ou banheiro higiênicos. ...
  7. Umidificador de ar. ...
  8. Aromatizantes.

Se você está se perguntando se pode dar banho no cachorro no chuveiro, a resposta é sim! Se puder usar o chuveirinho, é melhor, para evitar água no ouvido. Caso seu pet adore entrar com você no chuveiro, aproveite esse momento com ele!

Mas qual é a maneira certa de alimentar um cão para que ele fique satisfeito e não tenha problemas de saúde? Segundo a médica-veterinária Marianna Justo pós-graduanda em endocrinologia e metabologia de pequenos animais, os cães adultos devem comer de duas a três vezes ao dia e os filhotes de três a quatro vezes.

Ainda assim, a resposta é não. O cachorro não pode tomar banho com detergente neutro. Afinal, a diferença entre os ingredientes químicos citados acima e os componentes da substância neutra é apenas a essência, que pode ser de limão, maçã ou outros aromas disponíveis nas prateleiras de limpeza doméstica dos mercados.

Todo cachorro tem a queda de pelo fisiológica, causada pelo envelhecimento do próprio pelo”, explica a médica-veterinária da Petz, Dra. Heidy Lima. O pelo nasce, cresce, envelhece e cai naturalmente, sendo substituído por outro, de modo que é normal entender porque o pelo do cachorro cai.

O clássico sabão de coco, por exemplo, funciona como ótimo aliado - ajuda a lavar bem os pelos e é neutro para a pele do bicho (ou seja, não causa alergias).

A princípio, não pode usar shampoo de humanos em cachorro. Isso porque os produtos feitos especificamente para nós contém um nível de pH diferente, que pode ser extremamente prejudicial para a pele dos cães.

Condicionador
Assim como o shampoo para cachorro, várias marcas disponibilizam o condicionador. Esse produto é ideal para quem possui um cãozinho com pelos bem embaraçados e quer dar um pouquinho de brilho adicional. Não se esqueça de escolher aquele ideal para as características do seu pet!

Entre eles, estão o uso impróprio de shampoos, condicionadores e sabonetes, banhos e escovações com a frequência indevida, além da secagem inadequada dos pelos do animalzinho. Outro aspecto que causa o cheiro de cachorro desagradável é a exposição do cão a locais sujos e com objetos anti-higiênicos.

Use um secador. O secador é um grande aliado na hora de banhar o pet, pois deixa ele sequinho mais rápido e acaba com a sua agonia de se sentir molhado. O ideal é usá-lo após o cão já ter retirado o excesso de água com as toalhas.

Antes de lavar tecidos do animal, tire todos os pelos das peças. Lave todas as capas e panos do cachorro pelo menos uma vez na semana e utilize sabão neutro e não use amaciante – o produto pode irritar a pele do seu bichinho.

Nunca deixe de secar seu pet
Não deixe o pelo do seu pet secando naturalmente! Se ficar molhado por muito tempo, podem aparecer micoses. Por conta disso, animais peludos exigem o secador, enquanto animais de pelo baixo podem se contentar com a toalha.

Deixe o cachorro terminar de se secar em um local que seja confortável e que não seja muito quente ou muito frio. Geralmente o melhor para o cachorro é ao ar livre, sob a luz do sol. Se você deixar o cachorro se secar ao ar livre, disponibilize água e sombra para ele.

Tudo vai depender da raça do seu pet: raças como Yorkshire, Shih Tzu, Maltês, Lhasa Apso e Poodle só podem ter a pelagem seca por um secador de pelo de cachorro específico para animais. Fora essas raças, o uso de secador de cabelo para cachorro é liberado desde que o tutor tome alguns cuidados.

A melhor forma de definir um horário para alimentar o cachorro é criando uma rotina. A primeira refeição deve ser servida no horário que o cachorro acorda, que costuma ser sempre o mesmo horário. A última refeição do cão não deve ser muito tarde, o ideal é que não ultrapasse o horário das 17 e 18 horas.