Quantas vezes por dia posso tomar o suco de couve?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Formanda em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo desde 2008, pós graduada em Nutrição clinica Funcional e em Fi... O recomendado é consumir apenas 1 vez ao dia, de preferência logo que acordamos, ou seja, no café da manhã.

Geralmente, as pessoas têm o hábito de tomar suco verde ainda em jejum, pela manhã, como forma de desintoxicar o organismo, melhorar a digestão e fortalecer o sistema imunológico. Muitos médicos, no entanto, acrescentam que o suco pode ser ingerido a qualquer hora do dia e que não há prejuízos para a saúde.

Couve na medida certa
Importante lembrar que a couve não traz nenhum prejuízo à saúde se for consumida com moderação. Cinco folhas por dia é uma quantidade segura, sempre acompanhada de bastante água - pelo menos dois litros diários.

Posso Guardar Suco Detox na Geladeira? O ideal é consumir o suco detox logo após o preparo. Mas, você pode mantê-lo na geladeira por no máximo 24 horas. Se precisar guardá-lo para consumir posteriormente, a melhor opção para conservar é no congelador.

Se os rins não conseguem remover o excesso de potássio do sangue, consumir potássio adicional pode ser fatal. Anticoagulantes: a couve é uma fonte rica em vitamina K, que contribui para a coagulação do sangue. Por isso, seu consumo pode interferir na atividade de anticoagulantes, como a varfarina (Coumadin).

Pode tomar suco detox todos os dias? Você pode tomar suco detox todos os dias, como uma maneira de complementar a sua dieta, garantir mais energia no desjejum e um bom funcionamento do corpo. Entretanto, é importante variar os ingredientes, para que você possa aproveitar ao máximo todos os nutrientes.

Além da couve, o limão presente nos ingredientes também pode ser consumido a noite, por ser uma fruta leve e não-estimulante. Ele deve ser tomado na hora da ceia ou logo antes de dormir, pois suas propriedades atuam durante a noite, quando o corpo está em descanso.

A couve e seus efeitos na tireoide
Por exemplo, se utilizada de maneira inapropriada, a couve pode ser prejudicial para as pessoas que sofrem com problemas na tireoide. Alimentos como couve, bok choy, couve-flor e espinafre são ricos em glucosinolatos, que formam a goitrina, um composto associado com o hipotireoidismo.

A couve vem sendo muito utilizada como antiácido caseiro, ajudando na cura da gastrite. Essa propriedade terapêutica antiulcerosa que ajuda a cicatrizar possíveis úlceras, aliviando a dor de estômago. Para obter o efeito da couve, ela deve ser ingerida em jejum.

Para fazer o suco deve-se bater no liquidificador 1 folha de couve manteiga com 2 fatias grossas de abacaxi e algumas folhinhas de hortelã. Beber a seguir, de preferência sem coar e sem adoçar. Podem ainda ser adicionadas algumas gotas de limão para melhorar o sabor, caso seja necessário.

Por conta de sua ação desintoxicante, o melhor horário para beber o suco vegetal é de manhã, ainda em jejum. “Quando você acaba de acordar, seu organismo está mais preparado para receber todos aqueles fitoquímicos.

Além disso, a bebida é considerada antioxidante e auxilia na prevenção de resfriados e gripe. Assim, ambos têm muitos benefícios comprovados para a saúde, os quais estão predominantemente associados ao seu alto teor de antioxidantes.

Você pode, inclusive, tomar todos os dias ou apenas um dia por semana. Você é quem manda! Se tomado pela manhã, em jejum, por exemplo, auxilia a digestão e, dependendo dos ingredientes, pode acelerar seu metabolismo. Caso tome durante o dia, vai regular o intestino, eliminar toxinas e nutrir o organismo.

Segundo a especialista, “o corpo desintoxica melhor no período noturno e, por isso, para ter o maior aproveitamento possível, o mais indicado é tomar suco detox uma hora após o jantar. Já de manhã, a bebida tem um efeito digestivo melhor”.

Para conseguir aproveitar melhor todos os benefícios dessa bebida, é indicado ingerir o suco de couve com limão todos os dias de manhã. Além disso, essa bebida deve ser consumida sempre fresca, e no máximo 30 minutos após seu preparo, para que não perca as suas propriedades e nutrientes.

O tipo de suco detox ideal para quem busca cuidar do fígado precisa conter ingredientes como espinafre, a couve, salsão, limão, cenoura e beterraba. Esses ingredientes podem reduzir o estresse oxidativo que o órgão sofre devido ao acúmulo de gordura, protegendo-o de possíveis danos.

Como higienizar folhas verdes?

  1. Lavar bem as folhas, uma a uma, com o auxílio de uma escovinha, em água corrente.
  2. Dispor as folhas na solução escolhida (seguindo as proporções e o tempo estabelecido para cada uma delas).
  3. Enxaguar novamente cada folha individualmente.

O suco pode ser coado depois de pronto. Então, se quiser, pode colocar algumas das frutas com casca.

Passo 1: Higienizar
Comece lavando as folhas em água corrente. Depois, transfira-as para um recipiente grande, encha-o com água (aproximadamente um litro) e pingue algumas gotas do seu bactericida preferido (o hipoclorito de sódio é uma boa opção). Espere cerca de 15 minutos e lembre-se de enxaguar bem em seguida.

Resposta: A hora certa: Nada melhor do que começar o dia para degustar essa bebida. O ideal é tomar o suco verde em jejum, cerca de 20 minutos antes de comer. Esse tempo é suficiente para que os nutrientes, fibras e minerais do suco sejam absorvidos, pois, de estômago vazio, os nutrientes são melhores absorvidos.