Quantas vezes por dia posso comer a batata yacon?

Perguntado por: ejaques . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

A nutricionista diz que o consumo pode ser diário: um vegetal de tamanho médio ou duas colheres de sopa de farinha. Ela indica o alimento para adultos e crianças.

Conhecida como a batata do diabético, a yacon ajuda a controlar a doença. Isso só acontece por conta da inulina, fibra que não está presente nos outros tipos de batata e que atua na diminuição dos níveis de açúcar no sangue. A nutricionista também indica algumas receitas.

Como conservar batata

  1. Armazene-as em um local escuro e fresco: os raios UV do sol danificam o alimento e aceleram o processo de amadurecimento;
  2. Você pode colocar as suas em um saco de pano ou papel, por exemplo;
  3. Vale, além disso, deixá-las em um recipiente com tampa para que elas não fiquem em contato com o ar.

Além de melhorar o funcionamento do intestino, ajudam a proteger de infecções e modulam nosso sistema imunológico. Além dos FOS, outras vantagens nutricionais da batata yacon são seus baixos valor calórico e índice glicêmico, já que é rica em água (até 90% do peso) e fibras (FOS).

Valor nutricional e benefícios da batata yacon para a saúde
Outros nutrientes de destaque que promovem benefícios da batata yacon para a saúde são o potássio, vitaminas B1, B2 e B3, e o ácido clorogênico, um composto com ação antioxidante e estimulador da motilidade intestinal.

200 gramas

Então, uma porção diária de no máximo 200 gramas de batata yacon é mais do que o suficiente para conseguir seus benefícios. Uma opção muito saudável e recomendada por profissionais de saúde é consumi-la crua.

Pessoas com problemas renais (rins) devem tomar cuidado ao consumir o Yacon, devido à grande quantidade de potássio.

As frutas, por exemplo, podem continuar na dieta. Ou seja, um diabético pode comer banana, como afirma o endocrinologista Luiz Carlos Pereira Junior. “Não há proibição do consumo de bananas. O diabético deve seguir uma alimentação equilibrada e orientada por um nutricionista”, explica o especialista.

Segundo Karin, o yacon é rico em antioxidantes – principalmente o ácido clorogênico e o cafeico – e possui ainda nutrientes como o cálcio e o potássio. O vegetal pode ser consumido cru (em saladas, em preparos e até como sobremesa), pode também ser adicionado a sucos e vitaminas.

Mas, para usufruir melhor os benefícios do alimento, o ideal é que você consuma todas as partes da batata - a casca, em especial, é fonte de fibras, minerais como fósforo, potássio e zinco, fundamentais para a saúde. Vale destacar que existem diferentes tipos de batata: inglesa, doce, baroa, yacon e por aí vai.

Batata yacon é indicada para quem tem diabetes
E a batata yacon pode ajudar nesse processo. Isso porque ela permite o controle da glicemia por pessoas que possuem diabetes do tipo 2, que é aquela em que o corpo não produz ou quase não produz insulina.

2 meses

Saiba como conservar a Batata Yacon
Conservando em geladeira, dura até 2 meses.

4 dias

Deixar as batatas descascadas fora da água fará com elas oxidem muito rápido e não poderão ser utilizadas. As batatas cruas descascadas em água duram até 4 dias na geladeira.

O melhor para manter a batata em bom estado é congelar o alimento cru e descascado. Portanto, descasque as batatas e coloque-as em um saco hermético ou a vácuo antes de congelar. Isso também vai proteger o alimento da abrasão devida ao frio intenso. Da mesma forma, você pode congelar as batatas cortadas cruas.

O índice glicêmico foi de 47±4, sendo classificado como baixo e sendo inferior ao da batata doce (61±7) e ao da batata inglesa (85±12). Conclui-se que o baixo índice glicêmico do yacon, 47, o coloca como uma possibilidade de aplicabilidade terapêutica em pacientes com resistência à insulina ou diabetes.

"Os carboidratos da batata yacon, por serem de lenta absorção, liberam o açúcar no sangue em baixas quantidades, equilibrando as taxas de glicose do organismo e, consequentemente ajudando a controlar a doença, como fazem as fibras", completa o especialista.

O nome do fruto vem da língua quéchua, na qual “yacon” significa aguado. Suculenta e adocicada, a hortaliça pode ser comparada a uma pera e consumida in natura, cozida e em forma de farinha, sucos, vitaminas, biscoitos e bolos.

Além de conter mais vitaminas e fibras, a batata doce tem um índice glicêmico menor do que na batata inglesa (150g contém em média uma taxa glicêmica de 44, já na batata comum é de 54) isso causa uma diferença de como esse alimento é absorvido pelo organismo, o carboidrato da batata doce demora mais para entrar na ...

Faz bem para quem tem diabetes. Esse benefício também acontece devido ao alto teor de amido resistente. Em primeiro lugar, esse composto contribui para aumentar a sensação de saciedade, ajudando assim a moderar o apetite e controlar o peso, que é um fator importante para quem tem diabetes.

Batata frita é altamente gordurosa
Outro fator problemático é que as frituras podem promover o ganho de peso, o que também não é nada indicado para quem tem diabetes. Por isso, o ideal é evitar ao máximo comer aquela batatinha frita com hambúrguer e outras frituras no dia a dia.