Quantas vezes por dia o ser humano mente?

Perguntado por: eviana . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4 / 5 11 votos

Segundo especialistas, as pessoas mentem até 200 vezes por dia. O que parece uma cifra exagerada, na verdade não é, se forem levadas em conta situações corriqueiras, como aquela desculpa para se evitar um encontro indesejado ou quando alguém elogia a roupa nova de alguém, apesar de achar a peça de gosto duvidoso.

As causas, em geral do porquê as pessoas mentem compulsivamente, tem ligação com fatores psicoemocionais complexos como ansiedade, medo, insegurança e frustração. Seja um transtorno ou traço marcante, a mentira é sempre prejudicial, tanto para o mentiroso como para os outros.

Segundo uma equipe de psiquiatras da Universidade de Illinois, Estados Unidos, certos tecidos dentro do nariz se inflam quando mentimos. Esse inchaço, batizada como Efeito Pinóquio, provoca uma coceira que nos impulsiona a esfregar a apêndice nasal.

A mentira pode ser considerada uma patologia e tem um nome: mitomania. Neste quadro clínico inserem-se as pessoas que contam mentiras compulsivamente. De acordo com Júlia Machado, “este tipo de comportamento é causado por um transtorno/perturbação psicológico/a.

No Antigo Testamento, Deus ordena o seu povo a não mentir (Levítico 19:11): “Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo”. A mentira é tão condenável para Deus que é um dos pecados capitais: “Não levantarás falsos testemunhos contra o seu próximo”.

2 - Menos estresse para sua vida: Mentir gera um estresse desnecessário para sua vida, já que o nosso organismo se prepara para a defesa: "Ficamos alertas para evitar sermos descobertos e dependendo da mentira, esse estado pode perdurar", ressalta Mariana.

Mentir não é crime!
“O que muitos não sabem é que a mentira em si não é considerada um crime no código penal brasileiro. Mas ela é vista, no meio jurídico, como elemento que pode ser fundamental para a caracterização de um crime”, explica Raimundo Raiol.

A dinâmica:

  1. Cada pessoa escreve num papel 3 frases, onde 2 devem ser verdades sobre ela e 1 deve ser uma mentira;
  2. Após isso cada uma lê as 3 frases, e as outras pessoas tentam adivinhar qual é a mentira.

A mitomania é um transtorno psicológico que faz com que o portador seja um mentiroso compulsivo. A condição também é conhecida como pseudologia fantástica ou mentira patológica.

Quando mentimos, três partes principais do nosso cérebro são estimuladas. Primeiro, o lobo frontal (do neocórtex), que tem a capacidade de suprimir a verdade, devido ao seu papel intelectual. Em segundo lugar, o sistema límbico é ativado, devido à ansiedade que vem junto com a decepção (oi, amígdala!).

Nariz e orelhas nunca param de crescer. O tecido cartilaginoso, que forma o nariz e as orelhas, não deixa de crescer nem mesmo quando o indivíduo torna-se adulto. Daí porque o nariz e as orelhas de um idoso são maiores do que quando era jovem.

Contudo, tem gente que lida com isso numa boa e não vê problema em ter um nariz largo, pontudo ou achatado. Porém, para outras pessoas, esse formato diferente é considerado feio, que as fazem sentir vergonha do próprio rosto.

"Por volta dos 18 anos, a cartilagem vira osso, e a pessoa para de crescer", explicou o ortopedista Emerson Ravanello. Porém, nos adultos, há cartilagens em locais onde a flexibilidade é importante: como nariz e orelha. "Nesses locais, as cartilagens não se ossificam, elas continuam crescendo", complementou o médico.

Para se livrar da mentira, ou de qualquer outro comportamento, o processo é o mesmo. Então, se você realmente decidiu parar de mentir, lembre-se que não é fácil alterar comportamento e não se frustre com essa dificuldade já conhecida. Dê um passo de cada vez e tome o tempo que for necessário.

O principal tratamento para a mitomania é realizado com psicoterapia. É nesse processo que o paciente começa a identificar a doença e a expressar quais são os aspectos da sua vida que geram tanta insatisfação a ponto de ele tentar fantasiar outra realidade.

Mas por que o sete é conta de mentiroso? Provavelmente o ditado, que veio da tradição hebraica, deveria ter outra redação: sete é a conta do Mentiroso, uma vez que Mentiroso, variação de Caluniador e Acusador, é um dos cognomes de Satanás. Em suas contas, o Mentiroso dá deslavada preferência pelo sete.