Quantas vezes por ano posso amortizar o saldo devedor CAIXA?

Perguntado por: acamacho . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Você pode realizar a operação quantas vezes desejar. Você também pode amortizar o saldo devedor do seu contrato usando o seu FGTS pelo App Habitação CAIXA ou por telefone no 4004 0104 (Capitais) ou 0800 104 0104 (Demais cidades). O atendimento de segunda a sexta-feira das 08h às 20h.

Amortizar uma dívida adquirida para a compra de um imóvel significa antecipar as parcelas para pagar o débito de forma mais rápida. Em alguns casos, isso permite também que os juros sejam reduzidos – por isso a opção acaba atraindo muitos adeptos.

Você pode obter o boleto de até três prestações, desde que não exceda 91 dias de atraso contados desde o primeiro vencimento não pago. Caso seja efetuado o pagamento de prestação mais recente deixando a mais antiga em aberto, o sistema utilizará seu pagamento para quitação da mais antiga.

Isso acontece porque os valores das parcelas de financiamento são corrigidas mensalmente de acordo com índices relacionados à inflação e consumo. Os índices utilizados para a correção monetária podem variar, inclusive, de acordo com o tipo de compra de imóvel que você está realizando.

Valor fixo
A amortização é constante: todos os meses, você abate o mesmo valor da dívida total. A diferença no valor das parcelas se dá pela queda de juros. Como o gasto com juros é menor, essa modalidade tende a ser mais vantajosa para o longo prazo.

A amortização de empréstimos e financiamentos é o pagamento das parcelas até o final da dívida e, se possível, a antecipação para quitar mais rapidamente. Atualizado em: 15 de março de 2023.

Redução do saldo devedor
A primeira opção é fazer a amortização de financiamento com o objetivo de reduzir o saldo devedor total. Na prática isso consiste em, além de pagar a parcela vigente do mês, adiantar o pagamento das últimas parcelas.

Tecnicamente falando, não dá pra pagar suas parcelas de trás pra frente, o que você pode procurar fazer, é a amortização do capital que você pegou emprestado de sua instituição financeira.

O saldo devedor de um financiamento pode ser amortizado quantas vezes o tomador do empréstimo desejar até que a dívida toda esteja paga.

Mas qual é a melhor forma de amortizar o financiamento imobiliário? Geralmente, especialistas orientam que a melhor opção é diminuir o prazo do financiamento imobiliário. Porque os juros são cobrados sempre sobre o saldo devedor, portanto quanto mais tempo pagando pelo financiamento, maior será o valor total.

Enfim, ao amortizar muitos dias após o vencimento da parcela, o sistema já está lá considerando uma parte da correção monetária que vem crescendo durante o mês, reduzindo esse valor da correção do valor que você adianta.

Neste sistema, o valor da amortização é fixo em cada período, enquanto os juros são calculados sobre o saldo devedor remanescente. Isso significa que as parcelas mensais começam com um valor mais alto e vão diminuindo ao longo do tempo.

Com a medida, a partir de 02/05/2022 até 31/12/2022 o trabalhador poderá utilizar o saldo de suas contas do FGTS para negociar o pagamento de até 80% (conforme previsto no Art. 11 da Res. CCFGTS nº 994/2021) das prestações de financiamento habitacional em atraso, limitado a 12 prestações, consecutivas ou não.

Assim, quando a situação econômica da pessoa muda para melhor, a dívida pode ser reduzida. A amortização de financiamento é um recurso bastante praticado no mercado de crédito imobiliário. A amortização consiste em pagar em dia ou antecipar as parcelas de acordo com o sistema de cálculo de juros escolhido.

A resposta é sim, justamente porque o saldo devedor será calculado e acrescido de taxas que são variáveis. Portanto, o seu saldo devedor, sua dívida é variável e constantemente atualizada.

As taxas de juros da instituição ainda são flexíveis e competitivas com o mercado. No início de 2023, o mercado imobiliário teve movimentações importantes. A Caixa fez mudanças no financiamento, facilitando o programa Minha Casa, Minha Vida, e ajustou os juros para o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

Assim, se você possui um contrato indexado ao IPCA, por exemplo – e a inflação sobe muito, como aconteceu no período da pandemia, a correção do seu saldo devedor e das suas parcelas será mais pesada, elevando o preço a ser pago.

Amortização do financiamento habitacional
Você também pode amortizar o saldo devedor do seu contrato usando o seu FGTS pelo App Habitação CAIXA ou por telefone no 4004 0104 (Capitais) ou 0800 104 0104 (Demais cidades). O atendimento de segunda a sexta-feira das 08h às 20h.

Renegociação de dívidas
O próprio sistema lhe dará algumas opções para o pagamento dos boletos em atraso. Outro meio para renegociar a dívida e reduzir a prestação do financiamento é através do telefone 4004 0104 (Capitais) ou 0800 104 0104 (Demais cidades), opção 4 para solicitar.

Sistema de Amortização Constante (SAC): A amortização da dívida é constante e igual em cada período. Sistema Price ou Francês (PRICE): Os pagamentos são iguais. Sistema de Amortização Misto (SAM): Os pagamentos são as médias aritméticas dos sistemas SAC e Price.