Quantas vezes por ano o sumo-sacerdote entrava no santuário?

Perguntado por: svasques3 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Conforme o explicado em Levítico 16, esse sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos do templo uma vez por ano para oferecer um sacrifício especial pelos pecados de todo o povo. Era comum que o povo jejuasse nesse dia, que era conhecido como “o dia da expiação”.

Para que um indivíduo se tornasse sacerdote, era necessário, dentre outras tarefas, tornar-se servo do sumo sacerdote por um período de pelo menos cinco anos. No ritual de consagração ao sacerdócio, era molhada a ponta direita da orelha da pessoa com o sangue do holocausto.

Conforme o explicado em Levítico 16, esse sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos do templo uma vez por ano para oferecer um sacrifício especial pelos pecados de todo o povo.

Um sumo sacerdote era o líder dos sacerdotes, aquele que ficava à frente da organização do culto religioso. A graduação de sumo sacerdote não era uma exclusividade do sacerdócio hebreu. A maioria dos povos antigos que seguiam uma religião com sistema sacerdotal, tinha seus sumos sacerdotes.

A principal função dos sacerdotes
Os sacerdotes agiam como intermediários no culto do Antigo Testamento. Eles representavam Deus diante do povo, e representavam o povo diante de Deus. Por isto cabia aos sacerdotes cuidar das ofertas e sacrifícios oferecidos pelos israelitas.

Divisões de sacerdotes: Eram divididos em 24 seções de trabalhos anuais, com escalas a serem observadas fielmente. Permaneciam em serviço por uma semana de acordo com seu turno, cada uma divisão por sua vez. De manhã na primeira hora existia o sorteio entre os escalados de turno para funções especificas.

Assim sendo, obviamente cada turno de sacerdotes oficiaria durante quinze dias. “Saiu a primeira sorte a Jeoiaribe, a segunda a Jedaías, a terceira a Harim, a quarta a Seorim, a quinta a Malquias, a sexta a Miamim, a sétima a Coz, a oitava a Abias (1º Cronicas 24:7-10).

A Bíblia não estabelece uma idade mínima específica para o sumo sacerdote, mas normalmente ninguém poderia ser um sumo sacerdote, sem primeiro ser da idade mínima para um sacerdote comum, que era de trinta anos.

(Ver Hebreus 9:11–12.) Ele continua a presidir a Sua Igreja. Na dispensação da plenitude dos tempos, a primeira ordenação ao ofício de sumo sacerdote ocorreu em uma conferência da Igreja realizada em Kirtland, Ohio, em junho de 1831. Naquela ocasião, 23 homens foram ordenados sumos sacerdotes.

Após finalizar a construção do tabernáculo, Moisés consagra Arão como sumo-sacerdote, diante de Deus, e seus sobrinhos sacerdotes.

Deus escolhe as cerimônias para Se manifestar
Em certa ocasião, Zacarias estava exercendo as funções sacerdotais no Templo, pois era a vez do seu grupo. Conforme o costume dos sacerdotes, ele foi sorteado para entrar no Santuário, e fazer a oferta do incenso.

Zacarias pregou entre os judeus depois que retornaram a Jerusalém após o cativeiro na Babilônia. Ele teve uma visão de Josué, o sumo sacerdote de Jerusalém, usando roupas sujas. Nessa visão, o anjo do Senhor vestiu Josué com roupas limpas e ordenou que ele andasse em retidão.

Casa de Caifás: Viaje até o local onde o sumo sacerdote Caifás julgou Jesus Cristo! Venha conhecer a fascinante Casa de Caifás em Israel, um local enigmático e repleto de história. Situada na cidade de Jerusalém, esta casa remonta aos tempos bíblicos e é mencionada em diversos relatos do Novo Testamento.

A oração pessoal durante uma hora diante do Santíssimo Sacramento, estando ou não exposto, consiste basicamente nisso: acompanhar o Senhor em seus últimos momentos com o coração, buscando assimilar o seu amor. É uma hora para aprender de Jesus, agradecer seu sacrifício e corresponder ao seu amor.

Introdução. O Altar do Incenso servia ao propósito prático de aromatizar gradativamente o ar que junto formava uma coluna de fumaça para acompanhar a coluna de fogo do candelabro de ouro. Sendo assim, a fumaça do próprio incenso, passou a simbolizar as orações do povo de Deus.

O Santo dos Santos era o cômodo mais íntimo do tabernáculo, e Deus não levava até ele outra pessoa senão o líder espiritual, o sumo sacerdote. O povo entrava no Lugar Santíssimo apenas representado no sumo sacerdote, que oferecia o sangue da expiação por toda a nação.

O sumo sacerdote coordenava o culto e os sacrifícios, primeiro no tabernáculo e depois no Templo de Jerusalém. De acordo com a tradição bíblica, apenas os descendentes de Arão, irmão de Moisés, poderiam ser elevados ao cargo, ainda que posteriormente esta norma foi abolida por eventos políticos.