Quantas vezes por ano floresce?

Perguntado por: aribeiro2 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Geralmente, as espécies florescem entre uma e três vezes ao ano. Dessa forma, caso você queira um jardim colorido o tempo todo preste muita atenção na seleção. “Quando projetamos um jardim, é legal ter plantas que florescem em diferentes estações para sempre ter alguma delas com flor”, destaca Ricardo.

Plantas que dão flores o ano todo

  • Lavanda. ...
  • Begonia semperflorens ( cerosa) ...
  • Maria sem vergonha. ...
  • Bela Manhã – Convolvulus. ...
  • Verbena.

Seguindo os cuidados básicos, o lírio pode florescer até duas vezes por ano. Porém, é preciso deixar o bulbo em dormência por um período. “Após a florada, os bulbos de lírios podem permanecer na terra e devem ser irrigados uma vez por semana, nos primeiros três meses.

A distribuidora de flores 1-800-Flowers.com, empresa com sede nos Estados Unidos, elegeu a Peperomia obtusifolia (chamada Baby Rubber Plant, em inglês) como a planta do ano 2022. A espécie foi escolhida porque ajuda a purificar o ar e é conhecida por atrair prosperidade.

Junte os caules e pendure as flores de ponta-cabeça.
Depois, amarre um pedaço de fio dental (sem sabor) na base das plantas e pendure-as de ponta-cabeça em um cabide. Isso serve para preservar a forma das plantas, que acaba se desfazendo com o peso quando elas estão em posição normal.

As hortênsias normalmente florescem em novembro e permanecem exuberantes até fevereiro, março. Seu auge ocorre no meses de dezembro e janeiro. Se apresentam nas cores azul, rosa, branca e lilás. São realmente um espetáculo à parte.

Cuidados com a Primavera
Tradicionalmente as Primaveras são utilizadas para o cultivo de bonsais, pois florescem geralmente duas vezes ao ano, na Primavera e no Outono. Mudas plantadas em vasos requerem um período de adaptação ao sol direto, devendo deixar a planta por períodos gradativamente maiores exposta ao sol.

Como as plantas sabem a época em que devem florescer? O estímulo ambiental que as plantas utilizam com mais frequência é o foto período, isto é, a relação entre a duração dos dias (período iluminado) e das noites (período escuro). A resposta fisiológica a essa relação é chamada fotoperiodismo.

Conheça 7 flores fáceis de cultivar em casa

  • 1) Onze-horas.
  • 2) Violeta.
  • 3) Gérbera.
  • 4) Crisântemo.
  • 5) Minimargarida.
  • 6) Begônia.
  • 7) Jacinto.

Por florescer apenas uma vez no ano, é uma ótima alternativa de planta para se ter no jardim ou em áreas externas. Ela pode ter diversas cores, sendo as mais comuns vermelha, branca, roxa, lilás, amarela ou bicolor.

Você pode replantar seu lírio em um vaso ou canteiro um pouquinho maior, colocando terra adubada e um pouco de composto orgânico. Ele produzirá novas folhas com certeza, mas flores a gente vai ter de torcer pra aparecerem.

Dependendo do cuidado que você terá com o lírio, a planta pode durar muito tempo. Em arranjos, elas duram um pouco mais de duas semanas. Por serem flores de jardim, é recomendado que elas sejam plantadas diretamente no solo em canteiros ou em vasos grandes que, consequentemente, acabam durando mais tempo.

Lírio-da-paz vive em média de três a cinco anos.

1) Jiboia e filodendro
Vale lembrar que estas espécies preferem ambientes de luz difusa ou meia sombra, ou seja, evite que elas recebam iluminação solar direta e forte. Além disso, a jiboia, o filodendro e a columeia são plantas que gostam de calor e não se adaptam bem em locais com ar condicionado.

Tendências com plantas para 2022
Neste ano, a Begônia Maculata e o Ficus elastica foram espécies de bastante procura pelos amantes das plantas dentro de casa. E, para o próximo ano, algumas espécies já estão entre as tendências para decoração e podem entrar em nossa wishlist!

Além do Tigre como animal simbolo, o elemento deste ano é a água. Começou nesta terça-feira (1º) o Ano do Tigre.

Entregue ele para alguém especial. O típico é jogar para as amigas solteiras. Mas, você pode escolher alguém especial para dar de presente. Outra ideia é pedir que o seu buquê seja feito de uma maneira que possa ser separado e assim você poderá entregar a mais de uma pessoa.

Se as suas hortênsias costumam florescer na primavera, o ideal é podar no outono. Mas se as hortênsias florescem no outono, o mais indicado é podá-las no início da primavera.