Quantas vezes por ano acontece a prova do Encceja?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

O Encceja, em 2022, ocorre apenas uma vez. Período de Inscrições: 24 de maio de 2022 a 4 de junho de 2022. Realização das provas: 28 de agosto de 2022.

Encceja 2023 será aplicado em 27 de agosto; inscrições são de 22 de maio até 02 de junho. A edição de 2023 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será realizada no dia 27 de agosto, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O INEP informou que a Portaria nº 569, de 30 de dezembro de 2022, oficializou o cronograma da edição 2023 do ENCCEJA. As inscrições ocorrerão diretamente junto ao INEP entre 17 e 28 de julho do corrente ano. A aplicação do exame ocorrerá no dia 22 de outubro vindouro.

Encceja 2020
Ou seja, a prova deverá ser anual e cada modalidade terá uma aplicação em datas diferentes.

A avaliação em si não é difícil, porém você tem de se preparar para ficar muitas horas dentro da sala sem se cansar. Se uma forma geral, o ENCCEJA tem um formato parecido com o ENEM, porém com menos questões e você não estará competindo com ninguém, afinal não há disputa por vagas como acontece no vestibular.

Cronograma do Enem 2023
Inscrições: de 5 a 16 de junho; Provas: 5 e 12 de novembro; Gabaritos: 24 de novembro; Resultados: 16 de janeiro de 2024.

Uma das formas de estudar para um exame é se preparar tentando resolver edições anteriores dele. No caso do Encceja, o próprio INEP disponibiliza o gabarito de edições passadas para os interessados. É interessante que você se prepare de maneira a compreender o estilo da prova.

A principal diferença entre EJA e Encceja é que o primeiro se trata de uma modalidade de ensino, enquanto o segundo é apenas um exame. O Encceja é um exame criado para fornecer diplomas de ensino fundamental e médio a pessoas que passaram na idade normal de certificação para esses níveis de ensino básico.

A nota do Encceja te ajuda a entrar na faculdade? Sim! O diploma do ensino médio do Encceja é reconhecido pelo MEC e aceito por todas as instituições de ensino superior do país.

O ENCCEJA é composto por quatro provas, cada uma com 30 questões objetivas de múltipla escolha, e uma Redação (em 2019, os temas das redações foram “A organização do tempo e o acesso às redes sociais”, para o ensino médio, e “Novas formas de consumo consciente”, para o fundamental, ambos bastante atuais).

As provas do Encceja Nacional serão realizadas em 1º de junho, em todos os estados. No Japão, as provas do ensino fundamental serão realizadas em 31 de maio. Para o ensino médio, as provas serão realizadas em 1º de junho.

Se você quer participar do Encceja em 2022, se inscreveu e não participou da edição de 2021, deverá justificar sua ausência. Caso contrário, terá que pagar uma taxa. Por isso, fique atento na justificativa de ausência no Encceja 2021!

A princípio, a prova do Encceja é realizada na mesma cidade em que o candidato reside.

Para ser aprovado no Encceja, é necessário atingir nota superior a 100 nos cadernos de questões e, no mínimo, cinco na redação. Entretanto, muitas pessoas têm dúvidas se, após reprovar em uma matéria específica, é necessário se inscrever para fazer todas as matérias novamente no próximo exame. A resposta é que não.