Quantas vezes pode usar a mesma agulha de insulina?

Perguntado por: esantos6 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Embora a recomendação da Anvisa e dos fabricantes seja o uso único, o mesmo insumo chega a ser usado pelos pacientes em três a cinco aplicações. Os motivos da reutilização são conveniência, economia, falta de outra seringa ou agulha e falta de orientação apropriada por parte dos profissionais de saúde.

A caneta é disponibilizada já preenchida com 3 mL de insulina, que corresponde a 300 UI, e é descartável, ou seja, quando a insulina terminar, não há como reutilizar a caneta, que deverá ser descartada de maneira adequada.

Caneta de insulina permanente
Quando o refil acabar, basta o paciente descartar o cartucho e recarregar a caneta. Tendo bons cuidados, a caneta reutilizável pode durar até vários anos. Existem, inclusive, as digitais que “lembram” da última dose tomada.

a insulina que está em uso é uma opção manter fora da geladeira em temperatura ambiente (até 30o graus), por 4 a 8 semanas dependendo da insulina. A insulina NPH humana e a glargina podem ficar até 4 semanas fora da geladeira, já a insulina degludeca pode ficar até 8 semanas fora da geladeira.

Para evitar que ocorram hematomas na região da picada, logo após colocar a gota de sangue na tira do papel, pressione o local com ajuda do dedo polegar da mesma mão por cerca de um minuto.

Os acidentes ocasionados por picada de agulhas são responsáveis por 80 a 90% das transmissões de doenças infecciosas entre trabalhadores de saúde. O risco de transmissão de infecção, através de uma agulha contaminada, é de um em três para Hepatite B, um em trinta para Hepatite C e um em trezentos para HIV(3).

Insulinas diferentes não podem ficar misturadas por mais de uma semana, já que a medicação de ação mais rápida poderá sofrer lentidão. O paciente ainda deve se lembrar de deixar a seringa alguns minutos fora da geladeira, antes da aplicação.

A insulina pode ser aplicada na barriga, nas coxas, nos braços e no glúteo. Atenção! BARRIGA, deve ser aplicada pelo menos a 4 dedos de distância do umbigo. COXAS, deve ser aplicada na região da frente e da lateral externa, 4 dedos acima do joelho e 4 dedos abaixo da virilha.

De acordo com a orientação dos fabricantes, as seringas/agulhas descartáveis para a aplicação de insulina não devem ser reutilizadas.

A reutilização de agulhas e seringas para a insulina coloca em risco a saúde do paciente e não é uma prática recomendada.

A insulina deve ser especialmente considerada em pacientes com HbA1C> 9,5%, glicemia de jejum> 250 mg / dL, glicemia consistentemente> 300 mg / dL, cetonúria, ou com a perda de peso não planejada em associação com hiperglicemia.

A insulina NPH (neutral protamine Hagedorn) tem duração de ação intermediária (pico em 6 a 12h e duração usual 16 a 20h) e por esse motivo é utilizada 1 ou 2 vezes por dia (noite/antes do desjejum) para manter níveis basais de insulina.

Para a insulina basal, devem utilizar a lenta ou ultralenta, mesmo que em jejum, para manter os níveis adequados de sua glicemia.

A Caneta da Saúde é uma caneta preenchida de insulina humana (NPH e regular), que faz parte do tratamento gratuito de diabetes, oferecido pelo SUS para todo o Brasil.

A porta da geladeira não é indicada para o armazenamento, pois com as frequentes aberturas da porta causam variação de temperatura, podendo danifica-las. Quando mantida em geladeira, recomenda-se a retirada com 15 a 30 minutos antes da aplicação, a fim de evitar desconforto e irritação no local.

O frasco-ampola que estiver sendo utilizado deve ser mantido, preferencialmente, na geladeira, entre 2ºC e 8ºC, por até 6 semanas. O frasco-ampola (fechado ou em uso) pode ser mantido em temperatura ambiente (até 25ºC) por até 6 semanas e não deve ser exposto à luz solar direta ou a altas temperaturas.

Técnica inadequada de aplicação de insulina pode levar à lipo-hipertrofia.