Quantas vezes pode fazer enema?

Perguntado por: nguterres . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

No entanto, o clister não deve ser feito mais do que 1 vez por semana, pois pode causar alterações na flora intestinal e provocar alteração do trânsito intestinal, piorando a prisão de ventre ou levando ao surgimento de diarreia crônica.

Em alguns casos, pode ser necessário repetir o passo a passo 3 a 4 vezes.

Entre os riscos estão: Micro lesões na mucosa do reto e do intestino, que podem ser porta de entrada para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's).

Este medicamento promove a evacuação intestinal através do aumento do teor de água e do volume das fezes. O esvaziamento do intestino grosso esquerdo (cólon descendente) se dá em geral dentro de 2 a 5 minutos.

Durante 2 a 4 meses, conforme indicação médica. O efeito é potenciado se realizar este procedimento entre as 5 a as 7h da manhã, ou seja, em jejum de preferência, mas pode ser realizado a qualquer hora do dia de acordo com a sua disponibilidade, fora do período das refeições.

O processo de lavagem intestinal é também denominado enteroclisma. Quando a quantidade de solução infundida é menor (de 50ml a 500ml) é denominada clister ou enema. Esse procedimento auxilia no amolecimento do conteúdo fecal, viabilizando sua exteriorização.

Se esses enemas não funcionarem, as fezes duras devem ser removidas por um médico ou enfermeiro com uso de um dedo enluvado.

Enema é um procedimento de desintoxicação através da introdução de uma solução de água e café (sempre orgânico e qualidade) no organismo por via retal. Esse procedimento é uma ótima alternativa para combater os malefícios que causam o mau funcionamento do corpo.

Em contrapartida, a lavagem intestinal feita de maneira incorreta, pode causar efeitos colaterais, como: Desidratação; Insuficiência renal; Náuseas e vômitos.

Para limpar o intestino de fezes acumuladas, é importante adotar algumas medidas simples, mas eficazes. A primeira dica é aumentar o consumo de fibras na alimentação, como frutas, verduras, legumes e cereais integrais. As fibras ajudam a amolecer as fezes e facilitam o trânsito intestinal.

Boas opções são a vitamina de mamão com linhaça ou o iogurte natural com ameixa preta, por exemplo, porque estes ingredientes possuem grandes quantidades de fibras que ajudam a soltar o intestino, eliminando as fezes acumuladas.

L-ENEMA é contraindicado em pacientes que estejam com sintomas de apendicite ou perfuração dos intestinos. Este medicamento também não deve ser utilizado por pacientes que estejam apresentando hemorragia retal sem diagnostico claro.

É seguro fazer enemas em casa, desde que tenha atenção aos seguintes aspetos: Usar água destilada ou purificada (máquinas de tratamento de água). A água deve estar morna. Não utilizar mais do que 1 l de água.

"Você pode lesar a mucosa do reto, ter sangramento, passar infecção. Quando você começa a fazer isso [a chuca] muito repetidamente, você pode alterar o equilíbrio que existe da própria flora intestinal e isso vai acarretando outros problemas", orienta Luciana.

- Pode tomar líquido, chás, sucos coados, até 24 horas.

Continuar lendo O que é Fosfo Enema?