Quantas vezes o ser humano deve evacuar por dia?

Perguntado por: isales . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.5 / 5 5 votos

A maioria das pessoas terá entre uma evacuação de três vezes ao dia a três vezes por semana”, acrescentou May. “Em qualquer lugar nesse intervalo, consideramos normal.” Quando se trata de movimentos intestinais como medida de saúde, a frequência não é o único fator importante.

É normal sentir vontade de evacuar depois após uma refeição. Em uma das fases do processo de digestão dos alimentos, chamada reflexo gastrocólico, o corpo libera um hormônio que faz com que o cólon se contraia e mova o alimento no sistema digestivo, o que pode gerar vontade de evacuar.

A pessoa que evacua uma vez ao dia e repentinamente passa dias sem evacuar ou vai ao vaso muitas vezes no mesmo dia sem que tenha alterado a alimentação deve suspeitar de algum problema. Essa alteração no ritmo intestinal é um alerta para que se procure logo um médico.

Não necessariamente. “A maioria das pessoas terá entre uma evacuação de três vezes ao dia a três vezes por semana”, acrescentou May. “Em qualquer lugar nesse intervalo, consideramos normal.” Quando se trata de movimentos intestinais como medida de saúde, a frequência não é o único fator importante.

Alterações no formato, cor e cheiro das fezes podem indicar diversas doenças, principalmente se acompanhadas de sangue. Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.

Uma forma de saber como se o seu intestino está saudável é analisando seu cocô. O ideal é que ele tenha um formato “salsicha” e não seja nem muito duro ou muito mole, além de sair sem esforço. Se ele estiver dentro deste padrão, pode ser um sinal de que seu intestino está ótimo.

Além disso, tem algumas vantagens extras incríveis que costumam vir com as idas mais frequentes ao banheiro: mais disposição para o dia; um sistema imunológico bem mais fortalecido para enfrentar doenças; mudanças positivas no humor; uma pele e corpo visivelmente mais saudáveis, etc.

Na verdade, as fibras vegetais puxam água para dentro da luz do intestino. Com mais água, o volume fecal aumenta. O trânsito dos alimentos no intestino delgado varia de acordo com o que foi ingerido. Em média, demora de 45 minutos a 2:30h.

O tenesmo em si não é considerado uma doença, mas pode ser um sintoma de outro problema médico. Em muitos casos, pode ser um um sinal de doença inflamatória intestinal, diverticulose, infecção intestinal, hemorroidas ou câncer.

Estresse e ansiedade
Esse estresse gerado pela competição estimula a produção de adrenalina, o que pode estimular o intestino e fazer com que você sinta vontade de evacuar. Por mais difícil que seja, o ideal é controlar o nervosismo e trabalhar para que a mente foque em outra coisa.

Antes de chegar ao ponto de fecaloma, as fezes podem ficar duras a ponto de você conseguir evacuá-las, porém com muito esforço. Essa força descomunal pode causar inchaço inflamação nas veias do reto e do ânus – são as hemorroidas. Elas causam dor, desconforto e sangramento, além de coceira.

2. Fezes finas e longas. Esse sintoma depende da localização do tumor e do seu tamanho, sendo mais comum em casos já avançados. O câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato, tornando-as mais comprimidas, alongadas e finas.

Segundo o médico Kenneth Koch disse em entrevista à revista “Woman's Health” americana, se você quiser manter o seu avesso feliz e saudável, faça isso pela manhã, ao acordar.

Um cocô saudável é marrom graças à estercobilina, um pigmento escuro formado na digestão da bile – fluido produzido pelo fígado que facilita a ação das enzimas que digerem as gorduras. Sua textura deve ser sólida, mas não de forma exagerada, com uma forma ligeiramente alongada.