Quantas vezes o rei mandou aquecer a fornalha?

Perguntado por: ufreitas3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

19 Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abede-Nego; respondeu, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.

17 Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei. 18 Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.

Tudo indica que Daniel não estava presente ou foi dispensado de ter de demonstrar sua lealdade ao rei devido à sua elevada posição.

Forno para cozer o pão (Gn 15.17 - Ne 3.11) - era uma espécie de vaso, largo em baixo, a estreitar-se para o alto.

O testemunho de Sadraque, Mesaque e Abednego gerou salvação, vida e livramento. Por isso é importante estarmos e sermos firmes na fé em Jesus, para que possamos viver grandes experiências e assim testemunhar quem é Deus e sua grandiosidade.

O sonho é interpretado pelo profeta Daniel, na qual esta árvore é o próprio rei, que seria tirado de sua grandeza e transportado a um local longe dos homens, comendo capim junto aos bois, somente após sete anos, Nabucodonosor voltaria ao seu palácio, e a sua glória, não antes de aprender a soberania de Deus.

A condenação à fornalha de fogo ardente
Por volta do oitavo ano do reinado de Nabucodonosor, uma grande estátua com mais de 30 metros de altura e 3 de largura, foi erguida na província de Dura. Era toda confeccionada em ouro e servia para mostrar a supremacia do maior governante da Babilônia.

Na Babilônia havia muitas fornalhas que serviam principalmente para a fundição de minério e preparação de cerâmica. Descobertas arqueológicas indicam que essas fornalhas tinham uma abertura na parte de cima e uma porta na parte de baixo.

Daniel 3:19–27—Sadraque, Mesaque e Abednego são lançados em uma fornalha ardente e saem ilesos.

Marduk

Nabucodonosor acreditava em um deus supremo chamado "Marduk" e mandou restaurar o "Esagil", templo no qual o deus Marduk reina no meio da assembleia dos deuses da Babilônia, da qual é o soberano.

Com base nessas explicações, concluímos que Daniel estava no Campo de Dura, na província da Babilônia, no dia da consagração da imagem levantada por Nabucodonosor. No entanto, é importante ressaltar que Daniel não se curvou diante da imagem, mantendo sua fidelidade a Deus e sua convicção em não adorar divindades pagãs.

Depois do profeta Daniel ter decifrado o sonho do rei Nabucodonosor, este nomeou-o chefe supremo de todos os sábios da Babilónia (no Sudoeste da Mesopotâmia) e entregou a administração do território aos seus três companheiros Ananias (Sidrac), Misael (Misac) e Azarias (Abdênago).

Nabucodonosor sonhou com uma grande estátua, a cabeça era de ouro, o peito e os braços de prata, o ventre e coxas de bronze, as pernas de ferro e os pés eram parte de ferro e parte de barro. Enquanto admirava a estátua uma grande pedra veio do alto e acertou os pés da estátua que acabou sendo totalmente destruída.

12 Então se chegaram, e disseram diante do rei: No tocante ao decreto real, porventura não assinaste o decreto, que todo homem que fizesse uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, no espaço de trinta dias, e não a ti, ó rei, fosse lançado na cova dos leões?

Assim, uma fornalha é um gerador de vapor destinado a converter a energia química do combustível em energia térmica, ou seja, processar a queima do combustível.

Mas a história do quarto homem na fornalha ardente nos ensina que, mesmo nas situações mais difíceis, Deus está conosco e pode nos livrar do fogo.

substantivo feminino Forno grande; forja. Forno de máquina a vapor. [Figurado] Calor excessivo, lugar muito quente: esta casa está uma fornalha.

Hananias, Misael e Azarias, ou por seus nomes babilônicos — Sadraque, Mesaque e Abede-Nego — foram, segundo a narrativa bíblica, três jovens príncipes judeus levados como prisioneiros de guerra pelas tropas do Império Babilônico, em meio a Rebelião para Independência de Judá.