Quantas vezes o IBGE passa nas casas?

Perguntado por: amorgado . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Segundo o IBGE, a visita às moradias ocorrerá de segunda a segunda, sem horário pré-definido. No entanto, na maioria dos casos, a visita vai ocorrer durante o horário comercial. As visitas também poderão ocorrer aos finais de semana, caso seja mais difícil localizar os moradores em casa durante a semana.

Com 90% da população recenseada, IBGE encerrou a etapa de coleta dos dados em fevereiro. Multa para quem se recusar a responder o questionário pode passar de R$ 13 mil. O Censo Demográfico 2022 completou o recenseamento de 91% da população no final de fevereiro.

O questionário ampliado tem 77 perguntas, que levam cerca de 16 minutos para serem respondidas. As perguntas são mais detalhadas, como: quantos moram ali e quem são (sexo, idade, cor ou raça)? O domicílio possui coleta de lixo?

É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181.

“De qualquer maneira, é preciso que o recenseador visite o domicílio, para captar a coordenada e fazer o contato com o morador”, explica Luciano. A partir daí, o cidadão poderá realizar ou agendar a entrevista presencial, marcar com o recenseador uma entrevista por telefone ou optar pelo autopreenchimento via internet.

A Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios é considerada fundamental porque todos os mais de 326 mil setores censitários, distribuídos pelos 5.570 municípios brasileiros, são visitados. A partir desse trabalho, são obtidas informações da infraestrutura urbana consideradas relevantes para a administração pública.

Segundo o IBGE, os recenseadores vão percorrer todos os imóveis do país para registrar os dados dos moradores do município e fazer perguntas a partir de dois questionários importantes para a elaboração de políticas públicas para os cidadãos brasileiros.

Por meio de uma nota, o IBGE já confirmou que a notícia é falsa. Além disso, as informações também foram desmentidas pelo Ministério da Cidadania, responsável pelos pagamentos do projeto social. A pasta afirma que a informação não tem nenhum pé na realidade.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nova prorrogação na etapa de apuração e coleta de campo do Censo Demográfico 2022, que agora se estenderá até 28 de maio de 2023.

O texto diz que a entrevista não foi realizada, o que pode ser entendido como uma recusa e isso pode gerar uma multa de 10 salários mínimos, que está prevista em lei. Em valores de hoje são R$ 13.020.

O Questionário Básico da pesquisa conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores. Além disso, uma parcela dos domicílios é selecionada para responder ao questionário da Amostra, que conta com 77 questões.

Se o cidadão ainda estiver em dúvida é possível confirmar a identidade do agente no site Respondendo ao IBGE - https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.html - informando o número da matrícula, CPF ou RG do entrevistador ou pelo número 0800 721 8181.

Como identificar o agente pelo portal do IBGE
O morador pode também confirmar e identificar o agente pelo portal oficial www.ibge.gov.br – ao acessar automaticamente um banner oferece o serviço: Deseja confirmar se o entrevistador é do IBGE?

O serviço funciona todos os dias, das 8h às 21h30.

Responder o Censo 2022 nunca foi tão fácil, pois agora existem três possibilidades para isso: de maneira presencial, online ou pelo telefone. Dessa forma, o brasileiro pode escolher a opção que for mais cômoda para participar do questionário.

Quem ainda não respondeu o questionário, pode responder por mensagem via WhatsApp.

Os recenseadores do IBGE visitarão todos os domicílios brasileiros nos próximos três meses. A partir desta segunda-feira (1) até o final de outubro, todos os domicílios do Brasil deverão ser visitados por agentes do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O recenseador pode aplicar um dos dois questionários do Censo: um básico, com 26 perguntas, ou um ampliado, com 77 questões. O questionário maior aplicado por amostragem. Ele será aplicado em 11% dos domicílios, o que, segundo o IBGE, já permite calcular uma estimativa das respostas para o País todo.