Quantas vezes o Detran parcela?

Perguntado por: usubtil . Última atualização: 24 de abril de 2023
4 / 5 14 votos

Dívidas de veículos agora podem ser parceladas em até 12 vezes no cartão.

Nas empresas homologadas pelo Detran.SP, o cidadão poderá parcelar apenas as multas aplicadas pelo Detran.SP. O parcelamento de Débitos de IPVA deverá ser verif icado junto a Secretaria da Fazenda. Para mais informações, acesse o portal www.ipva.fazenda.sp.gov.br.

A partir desta segunda-feira (29), todos os Impostos sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) inscritos em dívida ativa poderão ser parcelados em até 10 vezes.

Afinal, como pagar multas de trânsito de forma parcelada? Para fazer isso on-line, é só acessar o site do Detran. Por lá, você tem acesso aos débitos e às multas disponíveis para pagamento. Em seguida, basta verificar as instituições credenciadas no seu estado para o parcelamento.

Clique aqui para conferir o site do Detran SP. Com o boleto salvo, acesse uma carteira digital onde você tenha um cartão de crédito registado, como Mercado Pago, PicPay. Escaneie ou digite o código de barras do boleto. Escolha a forma de pagamento “cartão de credito” no aplicativo da carteira digital.

Sim. Há várias maneiras de parcelar multas de trânsito. Para solicitar o procedimento, os motoristas podem ir fisicamente à unidade do Detran com os documentos a seguir: Taxas impressas das multas a serem pagas.

Como parcelar multas vencidas? As multas podem ser parceladas com tranquilidade pelo aplicativo do Gringo, de forma virtual pelo site do Detran de cada estado ou presencialmente na unidade do órgão de cada cidade. A seguir, detalhamos como cada alternativa funciona.

O parcelamento pode ser feito, tanto no período estabelecido pelos órgãos de trânsito para cada final de placa, quanto de forma antecipada. Além disso, pagar o tributo de forma antecipada, ainda garante uma série de benefícios. Confira nosso artigo sobre licenciamento antecipado e conheça as vantagens!

acesse a página de dívida ativa da procuradoria do estado e forneça CPF pessoal ou RENAVAM do veículo. Depois, clique em “consultar” e “consultar débitos”; na hora em que você for escolher a forma de pagamento, aparecerá uma opção de “parcelamento”. É só clicar em cima do botão e escolher a quantidade de parcelas.

Para ter direito ao desconto de 40% nas multas de trânsito, o proprietário ou condutor do veículo deve fazer seu cadastro no gov.br e aderir ao SNE no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.

Tem como tirar os juros do IPVA atrasado? Não, na maioria dos Estados brasileiros não há como tirar o juros do IPVA atrasado. Porém, em localidades como Minas Gerais e São Paulo, por exemplo, há programas de parcelamento do IPVA atrasado.

seis dias

No caso do IPVA, depois que a dívida está ativa no sistema do governo, é necessário esperar até seis dias após realizar o pagamento para que a baixa ocorra da Sefaz (Secretaria da Fazenda). A partir desse período, o licenciamento do veículo estará liberado para pagamento.

O Projeto de Lei 40/20 proíbe a subordinação do pagamento da taxa de licenciamento do veículo ao pagamento de qualquer outro tributo ou multa. O texto considera o veículo licenciado estando quitados apenas os débitos relativos à taxa correspondente.

O pagamento do IPVA 2023 poderá ser feito entre 3 e 5 parcelas desde que cada parcela seja de no mínimo R$ 68,52.

A novidade para 2023, é que, dependendo do valor do IPVA, o sistema calculará automaticamente o número de parcelas: em três, em quatro ou em cinco parcelas, iguais e consecutivas, – desde que o valor mínimo por cota seja de R$ 68,52 (duas Ufesps – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo).

Em 2023, para não gerar confusão nos contribuintes que pagam o imposto de forma parcelada, a Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) optou por deixar todos os vencimentos no mesmo dia do mês – a placa 4, por exemplo, tem o último vencimento em 16 de maio, e a placa 5 no dia 17/5.

Havendo multas não pagas, a autoridade de trânsito pode impedir o licenciamento do veículo e a consequente renovação do documento de circulação. Com isso, a circulação do veículo fica proibida. Quando um veículo é flagrado em circulação sem o devido licenciamento, as autoridades policiais têm o poder de apreendê-lo.

180 dias

Os 180 dias são contados a partir do cometimento da infração. Caso a notificação não seja expedida nesse período, a multa deverá ser cancelada.