Quantas vezes o celular pode ser carregado por dia?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Ao contrário do que muitos acreditam, é melhor carregar o seu aparelho várias vezes por dia e por pouco tempo do que de uma vez só. E mais: seria melhor que a sua bateria nem atinja 100%. A longevidade das baterias é medida em ciclos e quanto mais vezes ela for de zero a 100%, mais rápido seu desempenho vai cair.

Desvendando o mito
Antes de nos aprofundarmos na forma como baterias funcionam, é preciso responder à pergunta que dá título ao artigo: recarregar constantemente o aparelho, hoje, é o método recomendado pelos fabricantes. Em resumo, realizar diversas recargas antes do término da bateria não vai estragar seus aparelhos.

Os fabricantes de baterias especificam usualmente uma vida útil entre 300 e 500 ciclos de carga e descarga.

Assim como qualquer objeto na vida, a bateria do celular também tem uma vida útil, e carregar de 0% a 100% diminui a vida útil dela, sabia? Isso é um processo lento, não vai danificar sua bateria fazer isso algumas vezes, mas com o tempo você vai começar a perceber que ela vai durar cada vez menos.

O ideal é estar sempre com 50% ou 60% de carga e nunca deixar chegar no seu máximo. Quando o celular carrega é normal que a temperatura fique mais elevada, no entanto, se o celular aquece demais existem grandes chances de dar problema tanto no aparelho quanto na bateria.

Muitas vezes, a carga fica incompleta quando o dia é agitado e o tempo é curto para esperar o carregamento total. Mas se você possui o hábito de tirar o celular do carregador antes dos 100%, pode ficar tranquilo.

Como podemos concluir, não há problema nenhum deixar o celular carregando a noite toda, é até indicado porque assim você já começa o dia com a carga cheia. Porém é preciso ter alguns cuidados. O primeiro e mais importante é usar o carregador correto.

A tensão começa a crescer à medida que maior carga é adquirida, portanto, é recomendado mantê-la em uma faixa abaixo de 100% – entre 80% e 30%, para ser mais específico – para que o processo exija menor tensão, prolongando a vida útil da bateria.

Luz da tela muito forte
Toda vez que sua tela é ativada, seja por uma notificação ou até mesmo para consultar a hora, ela gera um consumo considerável de energia. Então, quanto maior ela for e quanto maior o brilho que ela estiver utilizando, maior será o gasto.

Como grande parte do gasto da energia vem desses recursos, o smartphone carrega mais rápido. Manter o celular desligado durante o carregamento faz com que ele seja abastecido em menos tempo. Sem qualquer gasto de energia, a carga aumentará de forma muito mais veloz.

Afinal, quanto tempo deixar o celular novo carregando? Na verdade, indica-se que a primeira carga do aparelho seja completa, atingindo os 100% de maneira normal. Para responder quanto tempo deixar o celular novo carregando, vale colocá-lo desligado na tomada por volta de 1 a 2 horas.

As baterias dos celulares feitas de íons de lítio podem garantir entre 200 a 500 ciclos de carregamento dependendo do modelo de bateria. Dessa forma, evitar deixar o celular descarregar completamente é algo que preserva estes ciclos de carregamento.

Aparelhos eletrônicos atrapalham o sono? A combinação sono e aparelhos eletrônicos, como celular, tablet e notebook, é extremamente perigosa. A luz emitida pelas telas dos dispositivos bloqueia a liberação da melatonina – que é o hormônio responsável por avisar ao corpo que está na hora de dormir.

Carregar o smartphone no quarto pode levar a obesidade e diabetes, diz estudo. Um recente relatório indica que carregar os smartphones no quarto poderá afetar a secreção de melatonina e, consequentemente, causar obesidade e/ou diabetes.

Muita gente pode se perguntar se usar o celular no modo economia de energia vicia. Porém, os smartphones contam faz tempo com tecnologia que impede a bateria de viciar, ao contrário de modelos mais antigos.

Galaxy S23 Ultra
Crie aqui um alerta de preço. O Galaxy S23 Ultra é um celular top de linha que não deixa a desejar em nenhum ponto da ficha técnica – especialmente no quesito bateria. Com 5.000 mAh (assim como o antecessor S22 Ultra), ele dura mais de dois dias longe da tomada com folga.

O primeiro passo é desligar o aparelho para iniciar um carregamento. Mantenha o carregador na tomada até que o celular fique com 100% de carga. Feito isso, com o aparelho ainda desligado, aguarde por 1 minuto e reconecte-o à tomada, verificando se a carga caiu durante o período.

A resposta é não. Os aparelhos atuais, seja os iPhones ou os que rodam Android, já possuem recursos embarcados que cuidam do carregamento automaticamente. Por mais que o celular esteja plugado na tomada por horas seguidas, o seu celular suspende o carregamento ao atingir os 100%.