Quantas vezes o Brasil fez parte do Conselho de Segurança da ONU?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Esta é a 11ª passagem do país pelo órgão desde a criação da organização. O Brasil assumiu um assento rotativo, em janeiro, com um mandato para o biênio 2022-2023.

O Brasil é membro fundador da Organização das Nações Unidas e participa em todas as suas agências especializadas. O Brasil está entre os vinte maiores contribuintes das Nações Unidas em operações de paz.

O Conselho de Segurança é composto por 15 países. Cinco deles – China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos – são membros permanentes com direito de veto.

O Brasil ocupa, em 2022 e 2023, assento não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), o mais importante órgão responsável pela manutenção da paz e da segurança internacionais.

Incluir o Brasil como membro permanente seria coerente com o grand design de Roosevelt para salvaguardar a paz mundial no pós-guerra, articulando as diferentes regiões em torno de potências com peso específico em suas áreas geográficas, no marco institucional de uma organização que representaria foro universal de ...

A explicação usual é que os EUA falam em segundo lugar por serem o anfitrião da Assembleia, e o Brasil, em primeiro, em reconhecimento ao papel desempenhado pelo brasileiro Oswaldo Aranha (1894-1960) nos primórdios da Organização das Nações Unidas.

Atualmente, segundo o ministério, há cerca de 80 militares brasileiros participando de missões de paz, nos seguintes países: Chipre, Líbano, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Saara Ocidental, Sudão do Sul e Abyei.

O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio de Janeiro) abriu suas portas em 1947, sendo o primeiro escritório desse tipo criado pela ONU na América Latina. Desde 1987, o UNIC funciona no Palácio Itamaraty do Rio de Janeiro.

António Guterres

O secretário-geral atua como porta-voz de facto e líder da ONU. O atual é o português António Guterres, que substituiu Ban Ki-moon em 2017 e cujo segundo mandato expira em 2023.

Silvia Rucks (Uruguai) é Coordenadora Residente no Brasil desde 1o de maio de 2021.

A ONU tem o poder de discutir e tomar medidas necessárias para questões enfrentadas pela sociedade, como a questão da paz mundial, as mudanças climáticas, o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos, o desarmamento, o terrorismo, a igualdade de gênero, a produção de alimentos, as emergências de saúde etc.

O Brasil assumiu um assento rotativo, em janeiro, com um mandato para o biênio 2022-2023. O embaixador do Brasil na ONU, Ronaldo Costa Filho, falou à ONU News sobre as expectativas para a presidência brasileira.

Os boinas-azuis são homens e mulheres que servem à causa da paz, nos países em que as Nações Unidas têm operações. Eles podem ser civis ou militares. Desde a criação da organização, mais de 1 milhão de boinas-azuis atuaram sob a bandeira azul da organização.

O Conselho de Segurança da ONU é formado por 15 países. China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia têm assento permanente. O colegiado decide sobre questões consideradas de segurança internacional e atua em busca da paz. Muitas vezes também se manifesta e estimula negociações para a paz interna dos países.

Desde suas primeiras atuações no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) aos mandatos mais recentes, o Brasil intenciona integrar de forma definitiva nesse organismo e a partir desse status, elevar o seu prestígio e a sua influência no cenário internacional.

Os Presidentes da Assembleia Geral das Nações Unidas são eleitos entre os diplomatas e dignitários dos países membros, para o período de um ano.

Sim, desde quando foi criada, em 1945, o Brasil participa da ONU, sendo inclusive um dos fundadores. A organização nasceu depois de o fim da Segunda Guerra Mundial com o intuito de manter a paz e a segurança no mundo, promover o progresso social, melhores padrões de vida e os direitos humanos.