Quantas vezes o Brasil cabe dentro da Rússia?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

2 vezes maior. Brasil possui 8,51 milhões de km2 e a Rússia 17,10 milhões de km2.

Rússia

Trata-se da Rússia, que é considerada o maior país do mundo, ocupando 3,35% da superfície total planetária com uma área total de 17.098.246 quilômetros quadrados (km²).

Resposta (1 de 2): Dentro do território do Brasil caberia um máximo de 124 países ao mesmo tempo. O Brasil tem 8 515 767 km². Se começarmos a distribuir os países* pelo território brasileiro começando no mais pequeno (Cidade do Vaticano - 0,44 km²), conseguiríamos chegar até ao 124.º país mais p...

A Rússia possui uma população de cerca de 145 milhões de habitantes. Logo, é um dos países mais populosos do mundo, porém é pouco povoado, em razão de sua grande dimensão territorial.

Estado da Cidade do Vaticano

O menor país do mundo é menor do que muitas cidades e até mesmo bairros. O dono deste título é o Vaticano, com seus incríveis 0,44 quilômetros quadrados de extensão territorial, segundo o próprio governo local. O Estado da Cidade do Vaticano, nome oficial do país, está localizado dentro da capital italiana, Roma.

Existe também outra lista bastante reconhecida: o The World Factbook, da CIA (a agência de inteligência dos Estados Unidos). Ela é igual à da ONU, porém incluindo Taiwan e Kosovo. Ou seja, tem 195 países. Note que não inclui Palestina nem Vaticano.

O globo terrestre possui seis continentes: África, América, Antártida, Ásia, Europa e Oceania. Os continentes são grandes extensões de terra emersas, limitadas pelas águas de mares e oceanos.

A área do Brasil é a quinta maior do planeta, atrás somente da Rússia, Canadá, China e Estados Unidos, respectivamente.

7 maiores populações do mundo

  • China. A política do filho único na China foi revogada apenas em 2016. ( ...
  • Índia. A Índia deve se tornar o país mais populoso do mundo em abril de 2023. ( ...
  • Estados Unidos. Só em 2022, os EUA receberam mais de 2 milhões de imigrantes. ( ...
  • Indonésia. ...
  • Paquistão. ...
  • Nigéria. ...
  • Brasil.

Após ocupar o 13° lugar em 2021, o Brasil retorna ao top 10 das maiores economias do mundo, alcançando a 9ª posição no primeiro trimestre de 2022, com um PIB de US$ 1,8 trilhão.

Israel é maior do que apenas duas unidades da Federação brasileira: Sergipe, com 21,9 mil km2 e quase do mesmo tamanho, e o Distrito Federal, com seu quadrado de 5,8 mil km2! É absolutamente impossível qualquer comparação sobre espaços e características geográficas e geopolíticas sob dimensões tão díspares!

Para se ter uma ideia do tamanho do território brasileiro, o Reino Unido caberia apenas dentro de São Paulo e a Bahia é apenas um pouquinho menor do que a França. Confira no mapa abaixo uma comparação entre o tamanho dos Estados brasileiros e de alguns países do mundo.

Em razão de sua grande extensão territorial, a Rússia faz fronteira com 14 diferentes países: Noruega, Finlândia, Estônia, Letônia, Bielorrússia, Lituânia, Polônia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaidjão, Cazaquistão, China, Mongólia e Coreia do Norte.

Antigo império que se estendia pelo leste da Europa e da Ásia setentrional e ocidental, hoje a Rússia compreende o território que até 1991 integrava a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), estabelecida após a Revolução Russa de 1917.

A vida na Rússia possui diversas características diferentes do ocidente, especialmente da América do Sul. Algumas das características mais marcantes que surgem em mente são: pessoas mais sérias e reservadas; vida barata; moral rígida; patriotismo e valorização da cultura local.

Apesar de ser o maior país do mundo em extensão territorial, a Rússia enfrenta um histórico problema demográfico, com diminuição das taxas de natalidade e expectativa de vida. O país ocupa o nono lugar entre os mais populosos do mundo, com 146 milhões de pessoas.

A vinda de imigrantes japoneses para o Brasil foi motivada por interesses dos dois países: o Brasil necessitava de mão-de-obra para trabalhar nas fazendas de café, principalmente em São Paulo e no norte do Paraná, e o Japão precisava aliviar a tensão social no país, causada por seu alto índice demográfico.