Quantas vezes no ano pode tomar o fluconazol?

Perguntado por: eapolinario6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Dose única mensal de fluconazol 150 mg, de 4 a 12 meses.

Após administração oral, o Fluconazol é bem absorvido e os níveis plasmáticos (e biodisponibilidade sistêmica) ingestão concomitante de alimentos. Em jejum, os picos de concentração plasmática ocorrem entre 0,5 e 1,5 hora após a dose, com meia-vida de eliminação plasmática de aproximadamente 30 horas.

Durante o tratamento não é indicado ter relações sexuais. “Até porque é preciso utilizar a pomada vaginal de sete a dez noites seguidas”, afirma Dania.

Para reduzir a incidência de candidíase vaginal recorrente, deve-se utilizar dose única mensal de Fluconazol 150 mg. A duração do tratamento deve ser individualizada, mas varia de 4 a 12 meses. Algumas pacientes podem necessitar de um regime de dose mais frequente.

A candidíase vulvovaginal recorrente é definida por mais de quatro episódios de infecção no ano. O seu tratamento envolve a utilização inicial de azóis tópicos ou orais por 10 a 14 dias seguida de terapia supressiva com fluconazol oral na dose de 150 mg por semana, por 06 semanas.

No caso da candidíase de repetição, é importante, além dos tratamentos indicados pelo médico, buscar hábitos mais saudáveis, controlar o estresse, fazer atividades físicas e manter uma alimentação balanceada.

Não administrar o fluconazol juntamente com terfenadina (medicamento antialérgico), cisaprida, astemizol, eritromicina, pimozida e quinidina, porque pode ser perigoso e provocar alterações do ritmo do coração.

Gino-Canesten® (clotrimazol) é um medicamento e sua ação é o tratamento da infecção e dos sintomas da candidíase como: coceira, ardência, vermelhidão, inchaço e dor.

O Fluconazol é geralmente é bem tolerado, mas há relatos de casos graves de hepatotoxicidade (necrose, hepátite, colestase, insuficiência hepática fulminate) incluindo mortes em, pacientes recebendo fluconazol. Sintomas mais freqüentes: dor abdominal, náuseas, vômitos, constipação, flatulência.

Fluconazol trata e previne a Candidíase, de origem vaginal e balanite, bem como infecções na pele e unhas causadas pelos fungos do mesmo gênero.

Serve também para tratar a Balanite por Candida, uma infecção fúngica que atinge homens na região conhecida como “cabeça do pênis”. Para completar, se usa Fluconazol no tratamento de infecção por HIV e no da Meningite.

Apesar da infecção vaginal por Candida não ser considerada uma DST, na maior parte das vezes está associada à queda da imunidade do nosso corpo e nada relacionada ao ato sexual. Mas ela pode, sim, ser transmitida para o seu parceiro ou parceira através do sexo, então é importante usar sempre proteção, tá?

O tempo médio para início do alívio dos sintomas após a administração de dose única oral do fluconazol 150 mg para o tratamento da candidíase vaginal é de 1 dia. A variação do tempo para início do alívio dos sintomas é de 1 hora a 9 dias.

A candidíase de repetição, também é chamada de candidíase recorrente e é definida quando a mulher apresenta 4 ou mais episódios da infecção em um ano. A candidíase é um corrimento comum, acometendo cerca de 75% das mulheres pelo menos uma vez ao longo da vida.

Normalmente, quando a candidíase se repete com frequência é sinal de que a imunidade pode estar baixa. É necessário procurar um médico para investigar qual a causa do problema e orientar o tratamento adequado.