Quantas vezes no ano o maracujá produz?

Perguntado por: ivargas9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

O maracujazeiro tem longo período de safra. Dependendo das condições climáticas da região, pode-se obter duas ou mais safras de frutos por ano.

dois anos

Seis meses depois de plantando, a vida útil do pé de maracujá é de até dois anos. A colheita acontece o ano inteiro e para tirar a fruta na hora certa, o agricultor tem que ser bom de ouvido.

Se bem conduzido, o maracujazeiro produz a primeira grande florada dos seis aos oito meses após o plantio. Dessa forma, para se ter uma boa florada em maio e junho e uma boa safra em julho, agosto e setembro, o plantio deverá ser efetuado de setembro a novembro.

Cultivos comerciais conseguem produzir duas ou mais safras de maracujá ao ano. A época de colheita, ou seja, a época em que o maracujá dá frutos é a seguinte: Sul/Sudeste: Se o plantio for efetuado entre os meses de Setembro a Dezembro, colhe-se entre os meses de Abril – Agosto.

Isso pode ser feito por meio dos polinizadores naturais, por exemplo a magangava, ou pode ser feito por meio da polinização manual, que é o que os produtores tecnificados de maracujá utilizam”.

Conforme resultados de pesquisas, você pode irrigar com 16,8 L de água por planta por dia (7,5 mm por dia), assim distribuído: Na fase inicial – Até aos 90 dias após o transplantio das mudas, o consumo médio diário de água é de 2,9 L por planta (1,3 mm por dia).

Muitos produtores conseguem tirar de 20 a 25 toneladas de maracujá por ano, em uma área plantada de um hectare”, disse Tombini.

O problema pode ser a falta de polinizador.

Aumente a presença do inseto em pomares de maracujá com toras de madeira velha ou apodrecida.

Falta de polinização pode ser motivo de frutos não vingar.

Quando os ramos de duas plantas vizinhas se encontrarem, eles devem ser podados. Esta poda provoca o desenvolvimento de gemas laterais que formarão os ramos produtivos e crescerão como pendentes, formando a cortina. Outra poda importante que deve ser feita é a poda da extremidade dos ramos produtivos a 20 cm do chão.

Esses grupos representam os 32 que se apresentarão durante o Flor do Maracujá, que acontecerá entre os dias 23 de junho e 2 de julho, no Parque dos Tanques, em Porto Velho.

Isto pode acontecer quando a flor do maracujá não é fecundada. Ela se abre e cai. Caso a quantidade de flores caídas por planta for grande, deve ser feita a polinização artificial.

Após a postura da mosca-do-botão-floral, o botão do maracujazeiro cai antes da abertura da flor. No interior do botão é possível verificar a presença da pequena larva, de cor branco-amarelada. A mosca-do-botão-floral é uma pequena mosca que, na fase adulta, tem a coloração preta brilhante.

A poda de renovação normalmente é drástica, eliminando-se mais de 75% da massa vegetativa existente. Em geral, é feita com corte raso entre 40 e 60 cm abaixo do arame superior, tendo-se o cuidado de não ferir o ramo ou caule principal.

Recomenda-se a utilização do espaçamento de 1,8 m entre linhas e 1,5 m entre plantas, embora variações no espaçamento possam ser utilizadas com sucesso.