Quantas vezes molhar pé de uva?

Perguntado por: lbarreto . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

A irrigação correta e sem excessos é importante. "As uvas devem ser plantadas em locais com pouca chuva, com boa ventilação e onde não haja umidade. Caso não chova, molhar uma vez na semana é suficiente.

As irrigações deverão ser realizadas periodicamente de acordo com as condições do solo. No primeiro ano recomenda-se regar duas vezes por semana, atentando para não causar déficit ou excesso de água.

A porta-enxerto é utilizada para preparação do plantio de uva, com a finalidade de proteção e vigor para as parreiras que darão os frutos. A técnica funciona da seguinte forma: Planta-se os porta-enxertos em toda a área que pretende realizar o cultivo de uva.

O processo da videira gerar frutos é demorado, que envolve alto custo. A produção de um vinhedo demora cerca de três anos desde o plantio, para uvas de qualidade destinadas ao vinho. Já a plena produção, com uvas de qualidade superior, requer pelo menos cinco anos.

Todo ano, após a poda produção, deve ser feito uma adubação de produção, ou seja, é preciso dar nutrientes para que a videira produza mais cachos. Essa adubação deve ser feita utilizando-se o NPK granulado formulação 20-05-20 no pé da planta.

Essa adubação deve ser feita utilizando-se o NPK granulado formulação 20-05-20 no pé da planta.

Dilua 100 ml de leite em 1 L de água. "Borrifando nas folhas, essa água com leite atuará como fungicida. O líquido possui vários sais e aminoácidos e seu uso torna as plantas mais resistentes e evita o aparecimento de bichos causadores de doenças. Se aplicada no substrato, servirá como fertilizante", explica Gabriela.

A irrigação da cultura da videira compreende cinco segmentos distintos, tais como: planejamento da irrigação, escolha do sistema de irrigação, manejo de água, comportamento do sistema radicular e interação entre manejo de água, manejo de nutrientes via água de irrigação e sistema radicular.

A poda é considerada o principal manejo para o sucesso de um parreiral. Mas aos interessados em produzir uvas, o plantio das mudas requer ainda mais atenção. A prática é recomendada para ser feita, preferencialmente, até o fim da primavera.

— Os meses ideais para a poda da parreira, poda seca ou poda de inverno são julho e agosto, principalmente agosto em ano como este, onde tivemos oscilações bastante bruscas de temperaturas (como a última semana que passou com calor de verão), que expõe a planta a um risco maior de brotação antecipada.

Tipos de uva
As mais resistentes para cultivo no quintal ou jardim são as americanas, afirma. "A niágara branca, a rosada, a bordô e a Isabel Precoce apresentam um comportamento melhor para o cultivo.

A falta de frutificação em uma videira pode ocorrer por diversos fatores, como nutrição inadequada e as próprias características genéticas da variedade. Também podem prejudicar a produção de frutos as condições climáticas do local do plantio, como o excesso de chuva e umidade no período da floração.

Essa dupla poda nada mais é do que desviar a produção da videira para o inverno, para esse momento onde há menos chuva e se consegue obter sanidade maior, além de um período de maturação mais prolongado. São programadas duas podas. Uma primeira dos galhos da videira em setembro que é a poda de formação.

Parreira de Uvas, como produzir 2 vezes por ano | By Plantar em Casa | Facebook.