Quantas vezes Moisés subiu ao monte para orar?

Perguntado por: lmartins6 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Êxodo 19 contém o relato de três ocasiões em que Moisés subiu ao monte Sinai e de lá desceu.

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida.

Moisés pastoreava o rebanho de seu sogro Jetro, que era sacerdote de Midiã. Um dia levou o rebanho para o outro lado do deserto e chegou a Horebe, o monte de Deus. Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça.

80 anos

Moisés volta ao Egito
Com cerca de 80 anos, Moisés voltou ao Egito para libertar seu povo. Só que o Faraó não estava disposto a fazê-lo, mesmo que Moisés tenha alertado que esse era um pedido de Deus.

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito.

Sua reação se mostra através de uma oração impetuosa e cheia de fervor. Deus responde com a renovação da promessa da libertação (Ex 6,1).

Êxodo 19 contém o relato de três ocasiões em que Moisés subiu ao monte Sinai e de lá desceu. Moisés subiu ao Sinai para falar com o Senhor, depois desceu o monte para transmitir as palavras do Senhor ao povo.

Depois de 400 anos de escravidão, os israelitas foram libertados por Moisés, que, segundo a narrativa bíblica, foi escolhido por Deus para tirar seu povo do Egito e levá-los novamente à Terra de Israel, prometida a seus antepassados (cerca dos séculos XIII e XII AEC).

O Senhor disse a Moisés que aqueles que não se arrependessem seriam destruídos. Moisés desceu da montanha e destruiu as tábuas de pedra e também o bezerro de ouro. Três mil israelitas rebeldes também morreram.

adorando um bezerro de ouro.

Enquanto Moisés recebia os dez mandamentos no monte Sinai, Aarão recebeu o seguinte pedido do povo: “Faz-nos ídolos, para que tenhamos deuses que nos guiam, pois não sabemos o que foi feito desse Moisés que nos tirou do Egito.” (Êxodo 32). Aarão coletou brincos de ouro e moldou um bezerro que foi adorado pelo povo.

uma possível leitura é q a glória de DEUS é precisamente sua bondade. e é nesse contexto q Ele ressalta Sua graça e Sua compaixão. talvez a expressão máxima de Seu poder seja justamente o Seu Amor, bondade, graça e misericórdia.

29 E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai (e Moisés trazia as duas tábuas do testemunho em sua mão, quando desceu do monte), Moisés não sabia que a pele do seu rosto aresplandecia, depois que falara com ele.

Essa ênfase sugere que Moisés desejava ensinar aos filhos de Israel sobre os convênios que o Senhor fez com os antepassados deles, por meio dos quais Israel se uniria a Ele na obra de abençoar todas as nações e famílias da Terra (ver Gênesis 12:2–3).

Para alguns pesquisadores Ramsés é considerado o faraó do Êxodo dos hebreus relatado na Bíblia. Teria vivido 90 anos e governado o Egito durante 66 anos.

Monte Nebo, Jordânia

Na passagem bíblica, a travessia do Mar Vermelho durou uma noite inteira. Ou seja, a duração de um tsunami não seria tempo suficiente para que todos os israelitas fugissem.