Quantas vezes limpar o umbigo do bebê?

Perguntado por: asouzas . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 4 votos

Todos os dias, depois do banho e após trocar a fralda, o cuidador deve limpar o coto umbilical do bebê. Para isso, se usa álcool 70% e um algodão, fralda de pano ou cotonete. Siga esses cuidados na hora da limpeza: Lave bem as suas mãos, higienizando das unhas aos punhos.

À medida que o coto umbilical for cicatrizando, é normal que o umbigo escureça até cair sozinho quando o bebê tiver entre 10 e 15 dias. Depois, se o coto não cair, a mãe deve procurar o pediatra, pois existem doenças, como o hipotireoidismo congênito, e um de seus sintomas é o atraso na queda do coto umbilical.

Porém, se envolta do local estiver vermelho, inchado ou com secreção muito malcheirosa (um pouco de mal cheiro pode existir antes da higienização), procure seu pediatra e converse com ele, pois isso pode ser sinal de infecção. Em algumas situações (20% dos bebês), após cair o coto umbilical, o umbigo fica saltado.

4) A fralda deve ficar acima ou abaixo do umbigo? L.O.: A Fralda deve ficar abaixo do umbigo, pois o coto umbilical deve ficar exposto, quanto maior a exposição do coto, menor é o risco de proliferação de bactérias no local, diminuindo o risco de infecção e auxiliando o processo de desidratação do coto umbilical.

Você pode optar por utilizar uma solução salina (como soro fisiológico) e cotonete, mas cuidado para não irritar a pele. Não se esqueça que após toda higienização, é importante secar a região e não passar óleos, loções e cremes no umbigo, com exceção dos casos em que há recomendação médica.

Por isso, a limpeza deve continuas sendo feita na área por, pelo menos, mais 10 dias. Existem uma grande diferença no cuidado antes e depois da queda do coto: a substituição do álcool a 70º por soro fisiológico. Fora isso, o procedimento de limpeza se mantém o mesmo.

A limpeza do coto deverá ser realizada várias vezes ao dia, principalmente após troca de fraldas, com água e sabonete neutro. Depois de secá-lo bem, o uso de um cotonete com álcool 70% em todo umbigo ajudará na cicatrização. Importante salientar que o produto deve sempre ser armazenado em frasco de uso individual.

Sim! Há um mito de que o coto umbilical não pode ser molhado, mas não há problema em molhar o umbigo durante o banho do bebê.

Infecção no umbigo do bebê
Secreção amarela no umbigo do bebê pode ser um sinal de infecção. Isso também vale para mau cheiro ou vermelhidão. Se isso ocorrer, o melhor caminho é procurar um médico para que ele avalie a origem do problema. Às vezes, algumas gotinhas de sangue podem sair do umbigo.

Um pequeno sangramento às vezes é normal. Se houver secreção em excesso ou sangramento, faça o curativo sempre que trocar a fralda. A mamãe deve elevar o coto umbilical suavemente e com um chumaço ou uma haste de algodão deve limpar bem a base onde o coto se insere na barriga.

Após a queda do coto umbilical é normal que a cicatriz pareça estar estufada (pra fora), devido ao afastamento da musculatura do abdômen, formando uma hérnia, que é normal no recém nascido. A medida que a criança vai crescendo, essa musculatura se torna mais forte e a cicatriz umbilical vai “entrando”.

Caso apresente secreção amarelada, mau cheiro ou se a área ao redor da base ficar vermelha e inchada, pode ser um sinal de coto umbilical inflamado. Neste caso, leve o bebê ao pediatra para uma avaliação. O médico também deve ser consultado se o coto demorar mais de 15 dias para cair.

A higienização do Umbigo Doí? Um receio muito comum ao cuidar do coto umbilical é a dor que pode ser causada no bebê. No entanto, para alívio das mães a região é livre de tensões nervosas, pode ser higienizada sem preocupação, pois é indolor.

Quando o bebê nasce, seu cordão umbilical é cortado, mas uma parte dele, que mede de 2 a 3 centímetros ainda fica, o chamado “coto”. Após algum tempo, o “coto” vai secar e cair entre 10 e 21 dias.

Para limpar o umbigo do recém-nascido, você só vai precisar de um cotonete umedecido com álcool 70º. Sempre limpe esta região quando trocar a fralda e após o banho. E, vovós, nada de colocar uma moedinha ou cinteiro no "imbiguinho" do(a) netinho(a), viu?

Entre os 20 primeiros dias de vida do bebê, o coto cai fica preto e cai, dando lugar a uma pequena ferida, que leva cerca de uma semana para cicatrizar, embora esse processo possa demorar um pouco mais do que 30 dias para acontecer, com um pequeno atraso na caída e na cicatrização.

Fase: Após o nascimento, o coto umbilical começa a secar-se e fica branco azulado; 2ª Fase: O coto umbilical, no segundo dia de nascimento, começa a ficar escuro até preto e, finalmente, prepara-se para cair. QUEDA DO COTO UMBILICAL: Com o passar do tempo, o coto vai endurecer e cair, normalmente entre 5/15 dias.

Você deve estar se perguntando, agora, o que fazer para que o cordão umbilical seja armazenado após o nascimento do bebê. É possível evitar o descarte doando o cordão para um banco público da rede BrasilCord. No banco público, o sangue de cordão umbilical é coletado por um profissional no momento do parto.

Mergulhe um cotonete em álcool e esfregue suavemente no umbigo. Substitua o cotonete por um novo e álcool fresco, se necessário. Então, quando o cotonete não estiver pegando mais sujeira e sair limpo, use outro cotonete embebido em água para tirar o álcool restante, pois pode ressecar a pele.

Não é preciso fazer nenhum tipo de curativo para colocar o umbigo para dentro. Há quem coloque esparadrapo ou fita de microporo e acredite ver melhora no aspecto do umbigo, mas especialistas afirmam que na verdade o umbigo iria para dentro de qualquer maneira, com ou sem curativo.

O umbigo (coto umbilical) do bebê recém-nascido normalmente cai entre o 5º e o 15º dia de nascimento. Em alguns casos, o coto pode cair antes ou depois desse prazo e não há problemas se isso acontecer.