Quantas vezes José do Egito se casou?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

A menos que os registros tenham omitido outros casamentos de José, ele teve apenas Azenate como esposa.

Nas escrituras, José do Egito foi casado com Asenate (Letícia Almeida) - também escrito como 'Azenate' em algumas traduções - após deixar de ser um escravo.

110 anos

José viveu muitos anos no Egito até sua morte com 110 anos, mas nunca se esqueceu da aliança de Deus com o povo de Israel.

  • Efraim
  • Manassés

José era o filho favorito de Jacó, e ele fez uma túnica especial para José. Os outros 10 filhos de Jacó ficaram com ciúmes. Quando José tinha 17 anos, ele teve um sonho inspirado no qual ele estava ajuntando grãos nos campos com seus irmãos.

Cada um dos filhos de Jacó se tornou uma tribo de Israel. Manassés e Efraim foram adotados por Jacó, cada um se tornando uma tribo, em vez de serem apenas uma (José). Apesar da bênção maior ir para Efraim, os descendentes de Manassés também se tornaram uma tribo muito grande.

De acordo com os registros considerados sagrados, pai e filho morrem no fim dessa história, depois de um reencontro emocionante de todos os familiares com José (Juliano Laham).

Outro Manassés bíblico foi o filho mais velho de José, adotado e abençoado por Jacó (Gen., 48), cuja descendência gerou uma das doze tribos de Israel e a origem do povo judeu.

Após ser colocado no cargo de governador do Egito, José recebeu o nome egípcio de Zafenate-Panéia (Gênesis 41:45), e se casou com Azenate, filha de um sacerdote de Om.

Azenate

Faraó oferece Azenate como esposa de José

91 anos

Agora, sejamos justos, a decisão de descrever José como um idoso a fim de resguardar a virgindade e a pureza de Maria, seja na pregação, nos escritos ou na arte, realmente funcionou. Como um exemplo extremo disso, um antigo texto copta sobre a vida de S. José o apresenta com 91 anos quando se casou com Maria.

José aceitou a vontade de Deus e assumiu Maria e seu Filho de todo o coração. Maria e José se casaram e o primeiro título que Ele recebeu no Evangelho de Mateus foi justamente esse: Esposo de Maria (cf. Mateus 1,19). A importância desse título é muito maior do que podemos imaginar.

Em Gênesis 41:50-52, lemos que quando nasceu o seu primeiro filho ele o chamou de Manassés por causa de algo muito especial! Porque “Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai”. Ao segundo filho chamou Efraim, dizendo: “Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido”.

26 E morreu José com a idade de cento e dez anos; e o embalsamaram, e o puseram num caixão no Egito.

25 E José fez que os filhos de Israel lhe prestassem um juramento, dizendo-lhes: Quando Deus intervier em favor de vocês, levem os meus ossos daqui. 26 Morreu José com a idade de cento e dez anos. E, depois de embalsamado, foi colocado num sarcófago no Egito.

Foi Merneptah, seu 13º filho, que saiu como seu sucessor do trono, e ele tinha 60 anos.

José, tradicionalmente, é tido como solteiro e não teve filhos biológicos antes de se casar com a Virgem Maria, e nem é possível dizer a sua idade. No evangelho apócrifo em questão, ele é encarregado de cuidar de uma virgem, chamada Maria.

O favoritismo de que era alvo por parte do pai, valeu-lhe a malquerença dos irmãos. Estes, quando José contava 17 para 18 anos, venderam-no como escravo, por 20 sheqels de prata, a mercadores ismaelitas, que o levaram ao Egito, no período da XVII dinastia.

"José era o preferido de Israel, porque era o filho de sua velhice e, por isso, mandou fazer para ele uma túnica de mangas longas". (Gn. 37:3).

Como os planos são nossos e o executar vem de Deus, ele teve que esperar dois anos.