Quantas vezes Jesus falou de amor?

Perguntado por: amota3 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

A palavra amor aparece escrita na Bíblia 308 vezes, enquanto ódio surge em 87 ocasiões. Vida repete-se 451 vezes e morte 371.

Em Mateus, capítulo 17, verso 7, está escrito assim: "Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais". "Não temas", por 366 vezes essa expressão é repetida na Bíblia.

Nós amamos porque Ele nos amou primeiro – 1 João 4.19. O Evangelista João é constantemente chamado pelos pregadores de o apóstolo do amor. De fato, ninguém foi tão veemente quanto ele ao destacar este maravilhoso fruto do Espírito. Em suas epístolas a palavra amor aparece mais de vinte vezes.

Deus entregou o seu próprio Filho para te salvar, não há maior prova de amor do que esta. Jesus cumpriu a missão dada pelo Pai em para te dar a vida eterna, Ele foi até o fim por AMAR VOCÊ!

O amor ao mundo – assim como podemos amar coisas boas, podemos amar coisas ruins, como o pecado – 1 João 2:15-16. O amor a Deus – o amor que sentimos quando entendemos o amor de Deus por nós – 1 João 4:19.

Durante Seu ministério terreno, Jesus mostrou Seu amor pelas pessoas abençoando e servindo os pobres, os doentes e os aflitos. Disse a Seus discípulos: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15:12; ver também João 13:34–35; Morôni 7:46–48).

Índice

  • 1 Amor fraternal - Storge.
  • 2 Amizade - Philia.
  • 3 Amor romântico - Eros.
  • 4 Amor incondicional - Ágape.

“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus, e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” “Não há temor no amor, antes o perfeito amor lança fora o temor.”

Se desconsiderar artigos, preposições e outras palavras menos relevantes, a palavra que mais aparece é também a palavra mais significativa. É isso mesmo, é o nome de Deus a palava que mais aparece na Bíblia, ela é representada por 4 letras que são impronunciáveis.

A palavra coração aparece oitocentos e cinquenta vezes no Antigo Testamento e cento e cinquenta e nove no Novo Testamento, noventa e uma das quais nos Escritos de São Paulo. Muitas vezes a palavra coração tanto pode referir-se ao coração de Deus como ao coração do homem.

“E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.”

É preciso entender que a Bíblia tem a premissa de que quando um assunto é mencionado pela primeira vez nas Escrituras, isso se torna chave para interpretar futuras menções. A primeira vez que a palavra amor é mencionada esta em Gênesis 22:2.

Oseias

Oseias - o profeta do amor - Ministérios Pão Diário.

Sua proximidade pessoal com o Senhor é sugerida por João 13:23: “Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no peito de Jesus”. Ao longo da história, a arte cristã representou essa imagem, retratando João como um jovem, muitas vezes descansando nos braços do Salvador.

Jesus amou os seus até o fim, mesmo que eles o tivessem desobedecido, negado, o irritado; mas a Palavra diz que “Jesus os amou até o fim”. João 15.9: “Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor”. Como o Pai ama Jesus, Ele também nos ama.