Quantas vezes já nevou no Brasil?

Perguntado por: emello . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Como já dito, nevou em Itatiaia em 1985, 1988 e 2012, além de outros registros que não foram oficialmente confirmados em 1928, 1970, 1973, 1975, 1991, 1994, 1999, 2001, 2004 e 2006.

O Brasil, por ser um país de clima tropical, não costuma ter neve. Mas a Região Sul, mais fria, já foi atingida por tempestades de neve. E o estado de Santa Catarina é referência nesse assunto. A maior nevasca ocorreu em 20/7/1957, quando nevou por sete horas ininterruptas em São Joaquim, na Serra.

O que se sabe: Esse é o primeiro registro de neve no Brasil no inverno de 2023 e o segundo do ano. A primeira vez que o fenômeno ocorreu foi em abril, também em Bom Jardim da Serra.

Entre os dias 24 e 28 de julho de 1925, o meteorologista Belfort de Mattos, responsável pelo antigo observatório da avenida Paulista, registrou uma novidade nos seus livros: neve. Segundo o que foi escrito, havia, sim, nevado em pleno centro de São Paulo.

A neve acontece quando a temperatura do ar está próxima de 0º C. Esse mapa aqui mostra ampla área com temperaturas abaixo de 0º C na previsão para esta sexta-feira, atingindo uma parte da Argentina, pegando quase toda a Região Sul do Brasil e o extremo sul do Mato Grosso do Sul já deve geada a partir da sexta-feira.

Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná são os estados onde já nevou no Brasil e que registram ocorrência de neve praticamente todos os anos. Portanto, se a sua ideia é programar uma viagem para lugares que nevam no Brasil, guarde bem estes nomes: São Joaquim (SC); Cambará do Sul (RS);

Se você já teve essa curiosidade, saiba que a resposta é sim!

Urupema

Urupema, Santa Catarina
Localizada na Serra Catarinense, Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil, com uma temperatura média de 8ºC durante o ano. Os termômetros podem marcar até mínimas de -10ºC, o que torna o surgimento de neve e geadas um fenômeno não tão incomum na região.

Valdez (EUA) encabeça a lista de lugares que mais nevam no mundo. Para muitas pessoas, Valdez, no sul do Alasca, é a cidade que mais neva no mundo. Ao nível do mar, o destino portuário vê uma média de 8,25 metros de neve a cada ano, mas esse número é ainda maior na região do Passo Thompson, nas montanhas Chugach.

Neve no cerrado
Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que, desde 1961 (a partir de 21 de agosto), faz a medição oficial em Brasília. Mas, conforme mostrou o Correio, o DF já registrou até neve.

BBC News Brasil Mas, pelo menos não desde que há medições meteorológicas na cidade, nunca caiu neve em São Paulo. O que ocorreu em 25 de junho de 1918 — e também em outras ocasiões, como entre 24 e 28 de julho de 1925 — foi uma forte geada.

O Sul do Brasil é a região com as temperaturas mais baixas do país e, portanto, concentra a maioria dos lugares que nevam. Do ponto de vista climático, é possível ver neve no Brasil ao longo de todo inverno, entre junho e setembro.

Vai nevar em Gramado em 2022 e 2023? Não é possível afirmar com convicção sobre a precipitação de neve com tanta antecedência. Todavia, segundo os registros dos anos anteriores, existe grande possibilidade de nevar em Gramado em 2022 e 2023 nos meses de julho e agosto, como vem ocorrendo de maneira recorrente.

A Serra de Santa Catarina registrou a primeira neve do inverno 2023 nesta sexta-feira (14). O fenômeno aconteceu durante a madrugada em Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici, e foi gravado por um morador.

O inverno é, sem dúvidas, a única estação do ano em que pode haver possibilidade de neve em Santa Catarina, na região Sul do Brasil.

De acordo com o climatologista da Epagri, Márcio Sônego, historicamente, a neve pode acontecer em SC de abril até setembro. “A maior frequência é o mês de julho, seguido de agosto e depois de junho.

Isso todo mundo sabe! Mas não basta que a temperatura do solo (cidade ou campo) esteja baixa, também a temperatura da atmosfera deve estar baixa, em torno de zero grau ou menos. Temperaturas negativas não são muito frequentes em Campos do Jordão, isso já diminui a chance de nevar.

Jack Frost lançou o nevou original.

"Para que ela atinja a superfície, é necessário que a temperatura entre a nuvem e o solo esteja abaixo de zero grau ou muito próxima disso. Caso contrário, esse floco vai derreter e virar gota no caminho", afirmou Arsego.

Para que a neve aconteça, a temperatura da nuvem deve estar abaixo de 0 ºC. Além disso, a temperatura do ar até a superfície terrestre deve ser fria o suficiente para que a neve não derreta depois que os flocos caem da nuvem.