Quantas vezes eu posso usar a nota do Enem?

Perguntado por: dalves . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

A nota não tem validade! Para concorrer ao financiamento o candidato pode usar notas de edições passadas, a começar pelo ano de 2010.

O programa abre as inscrições duas vezes por ano: no primeiro e no segundo semestre. Porém, só aceita a nota do Enem mais recente. Então se você quer concorrer a uma vaga no Sisu 2023, você só poderá usar a nota do Enem 2022.

Os inscritos podem selecionar até duas opções de curso em diferentes instituições de ensino. Durante o período em que o sistema fica aberto, o candidato consegue acompanhar a nota de corte de acordo com a graduação, universidade e modalidade escolhida.

No processo seletivo regular do Prouni, ou seja, na primeira e segunda chamada, incluindo a lista de espera, é obrigatório ter participado da edição mais recente do Enem. Sendo assim, quem já fez o Enem em edições anteriores não pode se inscrever.

Você não precisa perder essa oportunidade, pois, quem já possui um curso pode concorrer às vagas do SISU.

Posso usar a nota de outras edições do Enem para me inscrever? O ProUni 2023 aceita as notas das duas últimas edições do exame. No caso, o Enem 2021 e Enem 2022.

Os estudantes que estiverem no 1º ou 2º ano do ensino médio podem fazer o Enem como treineiros. Isso significa que, mesmo se tiverem uma nota boa o suficiente para serem aprovados, não poderão utilizar essa nota no Sisu, Fies ou Prouni, programas que permitem o ingresso em universidades públicas ou privadas.

Ou seja, desde que a prova do Enem não seja cancelada, não há reembolso da taxa de inscrição, nem em caso de falta, nem por conta de outros motivos.

400 pontos no Enem dá para qual curso?

  • Engenharia Sanitária e Ambiental – 399,98 pontos. Um dos cursos mais atuais e importantes na área de Engenharia, a Sanitária e Ambiental, obteve nota de corte de 399,98 pontos no Sisu 2021. ...
  • Letras – Língua Portuguesa – 400,99 pontos. ...
  • Ciências Biológicas – 417,07 pontos.

450 pontos

Qual é a nota mínima do Enem para entrar na faculdade? Você precisa ter uma nota geral com média mínima de 450 pontos para participar da maioria dos processos seletivos. Em cursos mais concorridos, a faculdade pode exigir uma nota mínima maior.

Lembrando que o Enem 2022 tem um total de 90 questões em cada dia de prova, totalizando 180 questões. Ou seja, você deve acertar algo em torno de 62% da prova para ter um total de 700 pontos.

Existem cursos em que os candidatos puderam entrar com a nota mais baixa permitida no SiSU e ProUni, que é de 450 pontos, indo até, no máximo, 500 pontos. Tem, por exemplo, Administração, Direito e até algumas engenharias! Outros exemplos incluem: Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Com a nota do Enem, caso atinja a pontuação mínima exigida (normalmente 300 pontos), o estudante pode ingressar no curso desejado sem precisar prestar vestibular. Para isso, basta ter o boletim de desempenho individual junto com a documentação solicitada para efetuar a matrícula.

No PROUNI 2023, pode usar a nota de anos anteriores do ENEM, desde que sejam os anos de 2021 e 2022. Ah, e vale lembrar que o resultado do ENEM de 2022 será publicado no próximo dia 13 de fevereiro!

um ano

Então, quanto tempo vale a nota do ENEM para o SiSU? A resposta é um ano. A seleção para o SiSU acontece em dois momentos do ano: uma em janeiro e outra em junho. A primeira edição, costuma oferecer mais vagas do que a segunda edição.

Porém, após o período de matrícula dos candidatos selecionados na primeira chamada, o ProUni abre um novo processo seletivo para distribuir as bolsas remanescentes. Neste caso, é permitido se candidatar com a nota do Enem de anos anteriores (a partir de 2010).