Quantas vezes está escrito a palavra fé no Velho Testamento?

Perguntado por: rapolinario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

No Antigo Testamento, o termo “fé” aparece apenas duas vezes (Deuteronômio 32:20; Habacuque 2:4).

A palavra fé tem origem no Grego "pistia" que indica a noção de acreditar e no Latim "fides", que remete para uma atitude de fidelidade. No contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião.

1 – Definição da : Segundo o livro de Hebreus 11:1, a é uma certeza, é um fundamento sólido, um lugar para apoiar-se. É uma confissão que se fundamenta na realidade. A é o meio pelo qual podemos agradar a Deus. É a forma de nos relacionarmos com Ele, e de recebermos o seu favor.

Isaías 40:31. Assim como Davi, o profeta Isaías também destacou a importância de se manter firme na fé e esperar no Senhor, principalmente quando algo não vai bem: “mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.”

Acreditar de CREDERE do latim é reconhecer, admitir, ou seja, dar crédito e ter credo. Acreditar possui parte dos genes da fé, mas não é a fé, e está mais para “um agente depositador de fé''. Ao acreditar lançamos parte do nosso íntimo a algo que damos importância, já a fé lança tudo.

Hebreus 11. Pela fé entendemos a palavra e a obra de Deus — A fé que tinham os antigos estava centralizada em Cristo — Pela fé, os homens subjugaram reinos, praticaram a retidão e realizaram milagres. 1 Ora, a afé é o firme bfundamento das coisas que se cesperam, e a prova das coisas que não se veem.

A partir do momento em que entregas a Deus de todo o coração, sem procurar isto nem aquilo para satisfazer tua vontade, mas repousando inteiramente nele, te encontras unificado e apaziguado, pois para ti nada terá sabor nem gosto fora do beneplácito da vontade de Deus.

A conexão entre fé e obras é evidente: por meio das obras, a fé se consuma; por meio da fé, produzimos boas obras. O papel delas em nossas vidas é provocar uma mudança positiva em nós mesmos e no próximo, uma realização pessoal e social.

O Apóstolo Paulo ensinou que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” ( Hebreus 11:1 ). Alma fez uma afirmação semelhante: “Se tendes fé, tendes esperança nas coisas que se não vêem e que são verdadeiras” ( Alma 32:21 ). A fé é um princípio de ação e poder.

Então, aprendemos que, viver pela fé é andar na direção do Senhor, ouvindo a Sua voz, obedecendo a Sua vontade e crendo que Ele vai nos abençoar. A fé nos leva a ouvir a voz do Senhor, a Palavra de Deus e obedecê-la. Quando exercitamos (praticamos) a fé em nossas vidas, agradamos ao nosso Deus.

A fé começa precisamente aonde acaba a razão.

Ter fé em Jesus Cristo significa confiar Nele completamente — acreditar em Seu poder, Sua inteligência e Seu amor infinitos. Isso inclui acreditar em Seus ensinamentos. Significa acreditar que, mesmo que não entendamos todas as coisas, Ele entende.

Descubra como manter a em tempos difíceis

  1. Alimente-se da Palavra. “A é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). ...
  2. Entregue o controle para Deus. Conseguir descansar em Deus e dar o controle para ele é um verdadeiro ato de que você precisa exercitar dia após dia. ...
  3. Tenha uma vida de oração.

São três as virtudes teologais: fé, esperança e caridade ( 66 ). 1814. A fé é a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou e que a santa Igreja nos propõe para acreditarmos, porque Ele é a própria verdade. Pela fé, «o homem entrega-se total e livremente a Deus» ( 67 ).

  • natural. É inato ao homem ele já nasce acreditando em alguma coisa. ...
  • Salvadora. É que faz o homem se aproxima de Deus, pois para agradar-lhe é necessário acreditar que ele existe e é galardoador dos que o buscam (Hb 11.6).
  • Sobrenatural.

No Capítulo 11 do Livro de Hebreus você encontrará uma lista de conhecidos heróis da fé: Abel, Enoque, Noé, Abraão, Isaque, José, Moisés, Raabe, Sansão, Davi e muitos outros.

Como Josué, podemos orar com fé e com a certeza de que, com a ajuda de Deus, já vencemos todos os nossos inimigos.

1 credo, convicção, credulidade, crença.