Quantas vezes devo ler para decorar?

Perguntado por: ocapelo . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Em um estudo conduzido em 1965, os especialistas em educação e psicologia David Ausubel e Mohamed Youssef foram categóricos em dizer que um estudante precisaria ser exposto a uma palavra 17 vezes antes de aprendê-la e passar a usá-la. Outras pesquisas apontam para uma média que varia entre 15 e 20 vezes.

Classe social, nível educacional e gênero não influenciavam no resultado final. Portanto, pelas contas avaliadas pelos estudiosos, ler um livro por apenas meia hora por dia já é capaz de aumentar a longevidade.

Continue a leitura e confira!

  1. 1 – Prepare-se para ter um estudo de qualidade. ...
  2. 2 – Leia em voz alta. ...
  3. 3 – Faça resumos. ...
  4. 4 – Faça associações. ...
  5. 5 – Faça desenhos. ...
  6. 6 – Ensine outras pessoas. ...
  7. 7 – Faça exercícios e simulados. ...
  8. 8 – Faça pausas para deixar seu cérebro sempre ativo.

Faça com que a mesma informação entre na memória de várias maneiras. Para memorizar uma palavra podemos escrevê-la com cores diferentes, tamanhos distintos, utilizar o tato e claro a audição; Durma bem: quem dorme menos de seis horas por dia pode ter falhas de memorização.

A razão é bem simples: nossa memória nem sempre é confiável. Memórias são alteradas por todos os tipos de coisas e a nostalgia tem um papel importante na forma como nos lembramos. De acordo com a revista Scientific American, é surpreendentemente fácil injetar falsas memórias nas pessoas.

A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.

A leitura em voz alta ajuda a aperfeiçoar a compreensão oral, a interpretação de texto, a escrita e a adquirir a autoconfiança. Enquanto fala e ouve, você aprimora a pronúncia, amplia o vocabulário e se acostuma com a gramática.

Decorar até mesmo um parágrafo pode demorar horas. Até mesmo quem tem uma inteligência mais artística, pode sofrer muito nesse momento. Então o esforço que os atores têm que fazer para decorar, às vezes, páginas e mais páginas de textos, é muito grande.

Quebra-cabeças e jogos da memória são importantes exercícios. Eles podem ser seus aliados na hora de preparar o seu cérebro para lembrar dos assuntos estudados. Os jogos podem estimular concentração e treinam a mente para fazer a associação de imagens. Sudoku, jogos de cartas, dominó e palavras também tem esse efeito.

A habilidade de memorizar é uma função cognitiva e pode ser prejudicada por alguns fatores físicos, emocionais e ambientais. 1. É importante você buscar um médico (de preferência: neurologista ou psiquiatra) para avaliar causas orgânicas.

Então, fique com 5 dicas de como fixar na memória o conteúdo estudado!

  1. Tenha um caderno de anotações. ...
  2. Estude por questões. ...
  3. Faça associações e crie macetes. ...
  4. Não tente gravar vários assuntos de uma vez. ...
  5. Explique a matéria para si mesmo.

Previne doenças cerebrais degenerativas
Outro benefício da leitura muito importante é a prevenção de doenças degenerativas. Ler aumenta as conexões neurais e funciona como uma ginástica para o cérebro. Estudos mostram que hábitos de leitura pode reduzir em até 30% a incidência de doenças como mal de Alzheimer.

O ideal é que esses trabalhos sejam sempre feitos sempre em períodos em que o cérebro está mais ativo como pela manhã ou no meio da tarde. Após o almoço, final da tarde e durante a noite são momentos em que você começa a ter maior cansaço e consequentemente as informações não serão armazenadas com tanta eficácia.

Beneficia e melhora a memória
Além disso, a leitura pode ajudar no desenvolvimento de sua memória de curto e longo prazo. Em outras palavras, assim como seus músculos crescem e se fortalecem quanto mais você os usa, o exercício mental faz a mesma coisa pela sua memória.

8. Use técnicas de memorização

  1. ler em voz alta;
  2. usar recursos mnemônicos (acrônimos e rimas);
  3. contar histórias ou cantar o conteúdo estudado;
  4. repetir informações-chave de cada assunto;
  5. criar mapas mentais para organizar os dados visualmente;
  6. desenhar ou rabiscar enquanto estuda;
  7. fazer associações de ideias com objetos.

A decoração é um trabalho para “alimentar os sentidos”. Conforme a sua criação, ela irá transmitir diferentes sensações a quem está no ambiente. A decoração pode transmitir, por exemplo, sensações como aconchego, convivência, produtividade, lazer etc.

Resumindo, as dicas de como decorar a tabuada são estas:

  1. Aceite as 3 regras básicas.
  2. Domine as Tabuadas de 2, 5 e 10.
  3. Entenda que multiplicação é a soma de um mesmo fator várias vezes.
  4. Copie as tabuadas no caderno para consulta.
  5. Pratique com jogos de tabuada.