Quantas vezes devo fazer CrossFit?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Como os exercícios são bastante intensos, a dica para quem está começando é iniciar com treinos duas vezes na semana e aumentar gradativamente a partir da terceira semana, quando os treinos de crossfit para emagrecer poderão ser por 3 vezes na semana.

Com treinos que se baseiam em levantamento de peso, uso dos braços em flexões, agachamentos, tiros de velocidade, abdominais e saltos, todo o corpo é trabalhado e calorias são queimadas. É possível observar resultados na redução de medidas, fortalecimento do corpo, emagrecimento e definição muscular.

Obviamente não, visto que cada indivíduo tem rotinas e capacidades físicas diferentes. A resposta mais curta para uma pessoa que já treina e quer manter-se saudável sem interesse em competir seria treinar com uma frequência de três a cinco dias por semana, intercalando dias de treino com descanso e ouvindo seu corpo.

Segundo um estudo publicado na publicação norte-americana The Journal of Strength and Conditioning Research, o cross training é um caminho certo para a perda de peso. Além disso, de acordo com a publicação, em 10 semanas os praticantes podem diminuir uma média de 15,5% de gordura corporal.

De fato, na média, leva-se 19 meses para melhorar do nível 50 para o nível 80. E, para isso, basta comer adequadamente, dormir o suficiente e frequentar o box algumas vezes por semana. Crossfitters avançados demandam, em média, mais 5 a 6 meses para aumentar seu Fitness Level em 10 níveis.

Para melhorar no Crossfit é preciso ter consistência em todos os aspectos importantes: treino, dieta e descanso. Os resultados físicos começam a aparecer com o tempo, por isso é preciso ter paciência. Além disso é preciso ter um bom profissional te orientando e organizando seu treinamento.

Apenas 30 minutos por dia da modalidade queima até 4 quilos em 1 mês, além de acelerar seu metabolismo.

Apesar de não focar no emagrecimento, caso seu objetivo seja a perda de peso, é melhor optar pelo Crossfit. Suas repetições propiciam a queima de calorias mais rapidamente e o ganho de massa muscular também é mais rápido.

O pré-treino do crossfit deve ser rico em calorias e carboidratos, como pão, aveia, frutas, tapioca e vitamina. Além disso, também é interessante adicionar uma fonte de proteína ou gordura boa, que fornecerão energia de forma mais lenta, ajudando na realização da parte final do treino.

Podemos citar alguns pontos que, muitas vezes são a maior causa de lesões no crossfit, sendo:

  • Erros de técnica.
  • Falta de força e resistência muscular.
  • Desequilíbrios musculares.
  • Restrições de mobilidade.

Pois o crossfit como é um exercício de resistência e maior intensidade, a queima de gordura é maior, o que faz com que os músculos sejam mais visíveis. É algo normal e que não precisa da sua preocupação, mesmo se esse ganho de peso for sentido por alguns meses.

Sim! Se você busca hipertrofia e estética, é interessante realizar treinos que enfatizem essas musculaturas, isso porque o objetivo do cross training não é hipertrofiar partes do corpo, mas sim potencializar as principais capacidades físicas.

Então, CrossFit ou musculação? Se você quer resultados mais rápidos, o CrossFit é a melhor escolha. Caso contrário, a musculação é a melhor opção. Não é só o treino funcional, exercícios aeróbicos e o CrossFit que ajudam a perder peso.

O treino dura em média 1 hora e deve envolver vários tipos de exercícios como flexão, agachamento, corrida e saltos, além de alguns suspensos com barras ou cordas. Os treinos são totalmente baseados em LPO (Levantamentos de peso olímpico).

Resultados do Crossfit para mulheres

  • Aumento gradual da força.
  • Redução de medidas e percentual de gordura do corpo ao longo do tempo.
  • Melhora notória na flexibilidade e resistência muscular.
  • Melhora na capacidade cardiovascular e respiratória.
  • Redução de estresse.
  • Fortalecimento do corpo e aumento da energia durante o dia.

Pesquisa publicada na revista Cronobiologia Internacional descobriu que há maior atividade enzimática e aumento da função muscular durante a tarde. Sendo assim, o desempenho se torna melhor entre 14 e 18 horas. Isso significa que a pessoa tem mais força e disposição, se treinar nesse horário.

Caso você goste de ter uma série própria (em uma linha mais personalizada), por exemplo, a academia se torna a melhor opção. Já para quem curte atividades coletivas e uma atmosfera mais estimulante de treino, o crossfit é bastante indicado.

Queima de calorias pode chegar a 1.500 por treino
Um praticante de cross pode chegar a queimar 1.500 calorias por treino, um número extremamente alto, especialmente quando comparado a alguns dos exercícios mais comuns e calóricos.

O médico alerta que as lesões dão dores nas articulações e podem romper com um músculo. “O crossfit pode dar artrose no quadril, porque se faz um esforço muito excessivo e o corpo não está preparado. Os esforços repetitivos, com cargas acentuadas lesionam.

Desafie seus colegas de treino: procure alguém com o mesmo perfil de treino que você e tente bater seus resultados. Mas leve sempre na esportiva para não tornar a competição algo nocivo para seus treinos.

Caso seja emagrecimento, então provavelmente o crossfit irá te proporcionar um resultado mais rápido do que a musculação. Contudo, se você deseja trabalhar a hipertrofia muscular, então partiu para academia e invista na musculação.