Quantas vezes devo andar de bicicleta por semana?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

É simples, se você quer melhorar sua performance o ideal é que você consiga pedalar no mínimo 3 vezes por semana. E aqui não estamos falando de treinos longos, muito tempo na rua, você pode inclusive realizar seus treinos curtos da semana num "rolo de treinamento".

MELHORA A RESISTÊNCIA MUSCULAR
E um dos maiores benefícios de andar de bike é que o ciclismo é um dos poucos esportes que trabalha quase todos os grupos musculares do seu corpo. Então, tanto suas pernas como braços e outros membros vão ficar bem resistentes com a prática constante da bike!

Isso pode levar de 36 a 48 horas”, explica Matt Rowe, ex-ciclistas profissional e dono de uma assessoria de treinamento. “Além disso, suas fibras musculares foram danificadas e quebradas, e é justamente no dia de descanso que elas se regeneram e se tornam mais fortes.”

E o que comer antes do pedal?

  • Batata Doce. Em primeiro lugar temos a batata doce, um dos grandes pilares da alimentação para quem pratica pedal e outras atividades esportivas. ...
  • Torradas com ovos. ...
  • Água. ...
  • Aveia. ...
  • Iogurte Natural. ...
  • Banana. ...
  • Maçã

Faça a refeição pós-treino até uma hora depois que sua pedalada terminar. Nesta refeição, foque nas saladas, proteínas, gorduras e fibras alimentares. Os carboidratos devem chegar em pequenas quantidades, apenas para saciar o corpo – inhame, mandioca e outros carbos de baixíssimo índice glicêmico são recomendados.

Invista em carboidratos logo após o seu pedal, para recuperar o glicogênio do corpo, substância que supre a energia para os pedais. Para isso, pratos com massas, pães e tortas são boas pedidas. Outro ponto importantíssimo é a hidratação pós pedal.

Qual a velocidade média de uma bicicleta? Ciclistas que não participam de competições conseguem atingir cerca de 20 km/h em ruas pavimentadas. Ou seja, podemos afirmar que a velocidade média de uma bicicleta gira em torno de 15 km/h a 25 km/h, levando em consideração a estrada e o ciclista.

Afinal, o que é melhor: pedalar ou caminhar? Se você está na dúvida, a resposta depende de três fatores: regularidade do exercício, intensidade e alimentação. Caso eles estejam alinhados, pedalar é a opção que mais queima calorias. A pedalada de 20 minutos pode equivaler a 4 km de caminhada e queima 800 calorias.

Veja as desvantagens em andar de Bicicleta
Precisa realizar esforço físico para pedalar, por isso, pode chegar suado para o trabalho; O tempo gasto para ir de bicicleta para o trabalho pode demora muito mais que ir de carro, ônibus e metrô (dependendo das linhas de transporte e horários disponíveis);

Assim como a bicicleta é um esporte aliado de pessoas que buscam perder uns quilos, ele também é um ótimo fornecedor de ganhos musculares. As pernas são as primeiras beneficiadas, mas o restante do corpo pode ter esse benefício também.

  1. Acerte na alimentação. Nada melhor do que uma boa alimentação antes do treino para abastecer o corpo. ...
  2. Pratique alongamentos. ...
  3. Controle o seu ritmo para evitar o cansaço no treino de bike. ...
  4. Faça uma pausa curta. ...
  5. Deixe a bike com a manutenção em dia.

Tente posicionar seu pé de forma que o Metatarso fique bem em cima do Eixo do pedal. Dessa forma, você pedala com maior eficiência, mais controle e consequentemente maior segurança em cima da bike!

Especialistas indicam o mínimo de 30 minutos em dias intercalados, ou seja, inicialmente você deve pedalar um dia e descansar no seguinte. Se você não possui essa disponibilidade de tempo, indica-se também pedalar de 50 minutos a 1 hora, por até 3x na semana.

Bike em jejum: intensidade e duração recomendada
Ou seja, um treino de cardio em jejum, realizado com grande intensidade, pode apresentar um grande efeito colateral. Isso acontece, pois ele prejudica os músculos. Além disso, treinar com o estômago vazio gera um certo estresse em nosso corpo.

Carboidratos bons
Esse tipo de carboidrato está presente em vegetais, frutas, legumes, sementes, grãos integrais – como aveia e quinoa – e tubérculos -por exemplo, batata doce. Os amidos também são carboidratos complexos e atuam de forma similar à fibra.

Faz mal pedalar de barriga cheia? Sim. Quando nos alimentamos, precisamos de sangue para ajudar na digestão. Quando iniciamos os exercícios também precisamos de sangue e oxigênio nos músculos.

Se for almoçar, deve-se esperar pelo menos duas ou três horas para fazer a digestão e treinar. Se só tiver 15 ou 30 minutos para sair para pedalar, use apenas algo leve, líquido de preferência”, ensina a nutricionista.