Quantas vezes Balaão tentou amaldiçoar o povo de Deus?

Perguntado por: egaspar3 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Depois que Balaão chegou a Moabe, Balaque pediu-lhe três vezes que amaldiçoasse Israel. Em todas as vezes o Senhor disse a Balaão que abençoasse Israel, e Balaão obedeceu.

28 Então o Senhor abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, para que me espancasses essas três vezes? 29 E Balaão disse à jumenta: Porque zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque aagora te mataria.

Quando Deus amaldiçoa alguém, de nada adianta o homem abençoar, não surte efeito! E quando Deus abençoa, homem nenhum consegue amaldiçoar alguém: “Eis que recebi mandado de abençoar; pois ele tem abençoado, e eu não o posso revogar” (Nm 23.20).

Balaão recusa-se a amaldiçoar Israel.
Depois que Balaão chegou a Moabe, Balaque pediu-lhe três vezes que amaldiçoasse Israel. Em todas as vezes o Senhor disse a Balaão que abençoasse Israel, e Balaão obedeceu.

A jumenta de Balaão, no Livro dos Números, foi a jumenta que levou Balaão de Petor até Ir-Moabe. Por três vezes, a jumenta viu o Anjo do Senhor de espada na mão, e desviou-se do caminho, protegendo Balaão de ser morto, e sendo fustigada por Balaão em todas as vezes.

Balaão vê apenas as vantagens que receberia, já que Deus estava, aparentemente, “concordando” com ele ir. (4) Balaão rapidamente vai com a comitiva dos moabitas, mas isso provoca a ira do Senhor: “Acendeu-se a ira de Deus, porque ele se foi; e o Anjo do SENHOR pôs-se-lhe no caminho por adversário.

Balaão: Significa "destruidor de uma nação", "sem povo" ou "estrangeiro".

Balaque pede a ele que amaldiçoe o povo de Israel, ao que Balaão responde que fará o que Deus determinar.

3 E estendeu a forma de uma mão, e me tomou pelos cabelos da minha cabeça; e o aEspírito me levantou entre a terra e o bcéu, e me levou a Jerusalém em cvisões de Deus, até a entrada da porta do pátio de dentro, que dá para o norte, onde estava o assento da imagem dos ciúmes, que provoca ciúmes.

Assim que a jumenta viu o anjo saiu da estrada e foi para o campo. Em conseqüência Balaão bateu nela e a trouxe de novo para o caminho. Depois disso, o anjo apareceu mais duas vezes. Como a jumenta parou mais duas vezes, Balaão ficou com muita raiva, pegou uma vara e bateu com ainda mais força na jumenta.

Números 31:7–8, 15–16; Apocalipse 2:14 faz-nos crer que Balaão ensinou aos moabitas que não poderiam derrotar Israel enquanto os israelitas fossem justos, portanto Balaão disse aos moabitas que tentassem Israel com imoralidade e idolatria, porque isso faria com que perdessem a ajuda do Senhor.

Cam é amaldiçoado após desrespeitar e humilhar Noé - A Bíblia.

“O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua. Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor.

14 E o Senhor Deus disse à aserpente: Porquanto fizeste isso, bmaldita serás mais que todo o gado, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

Ele disse que Israel e Judá eram irmãs que tinham-se casado simbolicamente com o Senhor. Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a).

Balaão é um personagem do Livro dos Números, quarto livro da Torá. Balaão foi o profeta a quem Balaque deu instrução para amaldiçoar o povo de Israel. Contudo por revelação divina, Deus lhe aparecia e determinava que o povo de Israel fosse abençoado por ele, profetizando a grandeza daquele povo, o que irritou Balaque.

O Senhor autorizou que Balaão fosse com os homens de Balaque, mas que falasse somente o que Ele lhe ordenasse. Mesmo diante das ordens do Senhor, o profeta corrupto partiu ao encontro de Balaque com motivações perversas. Foi nessa ocasião que Deus permitiu que sua mula falasse (Números 22:21-31).

Como veremos, ainda há muitos “filhos de Balaão”, pessoas que imitam o exemplo deste homem, fazendo comércio da palavra de Deus e conduzindo outras pessoas à morte. Quase 40 anos depois de sair do Egito, o povo de Israel estava chegando à terra de Canaã.

Números 22:28-35 NVT
Então o SENHOR fez a jumenta falar. “O que eu lhe fiz para você me bater três vezes?”, perguntou ela a Balaão. “Você me fez de tolo!”, gritou Balaão.