Quantas vezes ao dia posso dar fórmula para o bebê?

Perguntado por: osubtil . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Quanto é o suficiente?

Idade:Quantidade por refeição:Frequência das refeições:
Recém-nascido56 a 85 gramasA cada 3 ou 4 horas
Um mês113 gramasA cada 4 horas
Dois meses113 gramas6 a 7 refeições/24 horas
Quatro meses113 a 170 gramas6 refeições/24 horas

"Pode esperar amamentar de duas em duas ou de três em três horas durante o dia. Durante a noite pode ter intervalos maiores, como três ou quatro horas, ou talvez mesmo cinco," diz Cathy Garbin, uma consultora em aleitamento materno de renome internacional.

Se você suplementar com um ou dois frascos por semana, o efeito no suprimento de leite deve ser mínimo. No entanto, se você começar a suplementar com fórmula regularmente, mesmo que seja apenas uma refeição por dia, o suprimento de leite diminuirá (pelo menos até que você restabeleça a alimentação perdida).

Toda a vez que a mãe estiver com o peito cheio, com sensação que precisa de alívio (você sentirá isso) ela deve oferecer o peito também. Um trabalho publicado no Pediatrics mostrou que bebês de 0 a 6 meses de idade podem variar a frequência de mamadas de 6 a 18 vezes em 24h (incluindo mamadas noturnas)!

O estômago dos pequenos ainda é muito pequeno, então ele se enche rápido. Dessa forma o bebê irá golfar; Por último, quando o bebê não está com a pega correta na hora de mamar ele acaba engolindo muito ar. Esse excesso de ar empurra o leite para cima, causando o golfo.

Sim, é seguro para o bebê beber fórmula fria.
A temperatura da fórmula não afeta seu valor nutricional.

Aptamil Premium 1 é mais uma ótima fórmula para lactentes de 0 a 6 meses. Ela conta com alguns dos nutrientes essenciais para o desenvolvimento da criança nessa idade incluindo proteínas lácteas, prebióticos, ácidos graxos e nucleotídeos.

Bebês que tomam fórmulas lácteas tendem a evacuar só uma vez ao dia, e o cocô normalmente possui uma consistência mais firme, porém ainda pastosa. O cocô fica um pouco mais escuro ou esverdeado, puxando pro tom marrom ou verde escuro.

Se o bebê não arrotar nesse tempo, não se preocupe em fazê-lo arrotar. Fique tranquila. Pode colocar o bebê para dormir se ele estiver adormecido. Lembrando de seguir as recomendações de sono seguro.

A fórmula que mais se aproxima do leite materno é à base de leite de vaca, que são super comuns. Mas é preciso saber se esses bebês são livres de alergia à proteína do leite da vaca. Por ser de origem animal, esse é o tipo de fórmula que costuma ser melhor absorvida e processada pelo organismo dos bebês.

O bebê pode chorar muito ao longo do dia, ficando irritado parecendo estar sempre com algum desconforto. Pode haver dificuldade de ganho de peso do bebê ou ganho excessivo de peso. As fezes são verdes e/ou espumosas. Excesso de gases, secundário a deglutição de ar durante a mamada “inquieta”.

Com um mês o estomago é do tamanho de um ovo e comporta, aproximadamente, 80 a 150 ml de leite.

R: Água é a melhor opção para preparar a fórmula.

Se seu bebê perdeu 10% ou mais do peso de nascimento, ou se não começou a ganhar peso entre o 5º e o 6º dia, consulte um médico imediatamente. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. O número de vezes que seu bebê faz cocô e xixi por dia é um bom indicador de que ele está recebendo leite suficiente.

Os bebês que usam fórmula infantil necessitam de água, pois ela contém maior quantidade de sal e gordura. “A cada 30 ml de fórmula, ofereça 5 ml de água após a mamada”, aconselha.

Nan Pro é o produto mais próximo do leite materno, o que o torna o mais recomendado pelos pediatras. O Pre Nan é uma formulação concebida especificamente para bebés prematuros. Existe ainda uma fórmula sem lactose e uma para bebés com sensibilidade à lactose presente no leite de vaca.

"A substituição da fórmula com leite de vaca por uma fórmula feita com soro hidrolizado é efetiva no tratamento da cólica infantil", informou a equipe chefiada por Peter L.B.J Lucassen, da Universidade Vrije, em Amsterdã (Holanda).

A cavidade bucal do bebê sem dentes deve ser higienizada, por meio do uso de uma gaze ou fralda limpa e seca, separada especificamente para esta finalidade, envolta no dedo indicador, embebida em soro fisiológico, água filtrada ou água destilada, uma vez ao dia.