Quantas vezes a voz muda na vida?

Perguntado por: rjesus . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Nos meninos, este processo ocorre entre os 12 e 13 anos de idade, enquanto nas meninas, dos 13 a 15 anos. A mudança é ocasionada por um alargamento nas pregas vocais, gerando uma voz mais grave e adulta.

Tudo envelhece
Essa mudança reduz a flexibilidade das cordas vocais, e começa a partir dos 30 anos de idade – especialmente entre os homens. A perda muscular que o corpo sofre com o tempo também afeta a laringe. Os ligamentos e tecidos que permitem o funcionamento das cordas vocais também perdem a elasticidade.

Nosso corpo muda e a voz vai mudando junto conforme envelhecemos, caro agudense. A laringe muda de posição, o tamanho das pregas vocais (popularmente chamadas de cordas vocais) aumenta e isso tudo junto altera nosso timbre —alterações hormonais ao longo da vida também influenciam a nossa identidade vocal.

A partir dos 45 anos, mas principalmente depois dos 65 anos, a voz sofre uma mudança importante: a do envelhecimento. Nessa idade, as pregas vocais começam a perder fibras musculares e apresentam mais flacidez.

A mudança da voz pode ocorrer no período entre seis meses até um ano, um ano e meio, no máximo, tempo suficiente para que o tom da voz possa se estabilizar. Mas há em alguns casos de jovens que o tempo fica prolongado, chegando mesmo a três anos. Em geral, fatores emocionais , além de endócrinos podem estar presentes.

Se o corpo cresceu e a voz não mudou, deve-se avaliar o que está acontecendo. Várias situações podem prejudicar o desenvolvimento da voz, como problemas nas “cordas vocais”, alterações hormonais, ou até mesmo influências emocionais.

Estilo de vida é um fator. Embora as cordas vocais envelheçam basicamente na mesma proporção na maioria das pessoas, muitos fatores de estilo de vida podem aumentar o risco de danos a elas — e, portanto, podem mudar a forma como sua voz soa.

7 dicas para te ajudar a cuidar da saúde vocal:

  1. Aquecer e esfriar. É imprescindível que você aqueça a sua voz antes de começar a cantar. ...
  2. Hidratar a voz. ...
  3. Umidifique a sua casa. ...
  4. Tire sonecas vocais. ...
  5. Evite substâncias nocivas. ...
  6. Não use a garganta para cantar. ...
  7. Não cante se isso estiver te causando dor.

Alguns exercícios que podem ser indicados pelo fonoaudiólogo para engrossar a voz são:

  1. Bocejar emitindo vogais. Antes de realizar os exercícios propriamente ditos para engrossar a voz, deve-se aquecer primeiro as cordas vocais. ...
  2. Sucção com som. ...
  3. Emitir sons graves. ...
  4. Imitar um som específico. ...
  5. Falar em tons de voz diferentes.

Olá, para engrossar a voz é possível fazer cirurgia ou fonoterapia. Essa última é menos invasiva e traz resultados. Porém, para definir a conduta consulte um otorrinolaringologista e marque uma avaliação com um fonoaudiólogo especialista em voz.

O que faz a voz ser grave ou fina é a anatomia das pregas vocais. Se elas são maiores e mais espessas caracterizam uma voz mais grave (mais comum em homens) e curtas e menos espessas caracterizam uma voz mais aguda (mais comum em mulheres). Além da anatomia também à fatores externos que influenciam na voz.

Nossa voz é o resultado de características herdadas e do ambiente em que vi- vemos. Cada voz é única e podemos ser identifica- dos pela forma com que a usamos, embora ela varie bastante de acordo com nossas emoções e com as pessoas com quem falamos.

Bocejar: essa ação fisiológica é um ótimo método para alongar e “aquecer” as estruturas vocais, além de melhorar a atenção. Se espreguiçar e alongar a região do pescoço também ajuda. Comer uma maçã: elimina as tensões no aparelho fonador, além de limpar o trato vocal e afinar a saliva, por ser altamente adstringente.

Baixo: apesar do nome, essa é a voz mais grave, popularmente chamada de voz grossa. É aquela voz dos locutores de rádio. Apoiando-se na caixa torácica, o cantor consegue desenvolver as mais profundas sonoridades. Sua extensão vocal vai do DO 1 ao FÁ 3.

Porque a laringe deles é pouco alongada.
Nessa fase, a testosterona provoca várias alterações no corpo, entre elas o crescimento da laringe, que faz as cordas vocais, localizadas dentro dela, ficarem mais espessas, e a voz, mais grave. A alteração normalmente ocorre entre os 13 e os 15 anos.