Quantas vezes a Terra cabe no Sol?

Perguntado por: ealmada5 . Última atualização: 9 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Com cerca de 1,4 milhões quilómetros de largura, o Sol poderia acomodar 109 planetas Terra na sua superfície.

A massa do Sol é, aproximadamente, 333,000 vezes a massa da Terra e mais de 1,000 vezes a de Júpiter. Sua massa é suficiente para permitir a produção de energia na forma de luz visível. Esta característica é o que distingue estrelas de planetas.

Verificado por especialistas. Desde o ano de 2009 até o ano atual (2021), ele(a) deu 11 voltas completas em torno do Sol. Isso é explicado pelo fenômeno da translação, que é o movimento que a Terra faz em torno do Sol. Esse movimento dura 365 dias, 5 horas e 48 minutos, o que corresponde a um ano terrestre.

A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo, é como se ela estivesse “rodando” em volta de si mesma. O tempo que o planeta leva para completar esse “giro” é de 24 horas.

A DESCOBERTA DE ÁGUA NA LUA
Uma das missões Apolo já constatara rastros de água na superfície lunar em 1971, mas eram algumas poucas moléculas difusas. A Lua não tem gravidade suficiente para reter uma atmosfera, o que faz com que no vácuo a água se evapore imediatamente.

Segundo Grant, a Lua tem uma atmosfera fina, composta principalmente de hidrogênio, néon e argônio, o que não ajudaria os humanos. Porém, dentro dessa superfície composta por rocha e poeira, conhecida como regolito, há uma porção imensa de oxigênio para ser extraída.

Quais são os sistemas solares conhecidos?

Sistema planetário
Distância ao Cinturão de Kuiper50 UA
Número de estrelas conhecidas1 Sol
Número de planetas conhecidos8 Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno
Número de planetas anões conhecidos5 Ceres, Plutão, Haumea, Makemake, Éris

5.778 K

Se este astro sumisse de repente, a luz natural incidente desapareceria, e dentro de poucos dias a Terra ficaria gelada. Tudo que constitui nosso planeta ficaria congelado: rios, mares, plantas e nós humanos.

Ao remover a heliosheath durante um segundo, toda essa radiação entraria em nosso sistema solar. Mesmo à velocidade da luz, ela não chegaria longe: afinal, a luz do Sol leva cerca de 8 minutos para chegar até nós, e os limites da nossa heliosfera parecem estar a uma distância cerca de 84 vezes maior.

Dia sideral e dia solar
O dia solar, que corresponde a 24 horas 39 minutos e 35,244 segundos em Marte ou 24h 0,002s na Terra é o tempo médio que o Sol demora entre duas passagens consecutivas por um determinado meridiano.

Não foi por horas, nem por minutos e tampouco por segundos. De acordo com o timeanddate.com, um site com recursos para medir o tempo e fusos horários, a Terra levou 1,59 milissegundos a menos para girar sobre seu próprio eixo em 29 de junho. Ou melhor, 29 de junho durou 1,59 milissegundos a menos que 24 horas.

Esse comportamento da matéria é chamado de inércia e é explicado para 1ª lei de Newton. Como não sentimos a velocidade, mas sim a aceleração, a capacidade de sentirmos o movimento da Terra refere-se à capacidade de percebermos uma aceleração relacionada ao seu movimento.

Desde […] Pode parecer óbvio, mas é a pura verdade: os planetas rodam porque não existe nenhuma força para brecá-los. O fato é que tudo tende a manter seu movimento se não aparecer nada que se oponha. Essa história começou com o Big Bang, a explosão que deu origem ao Universo há 15 bilhões de anos.

Se a Lua não existisse, a precessão seria mais lenta e o eixo de rotação seria mais instável. A Terra poderia se inclinar um pouco e, em vez de uma inclinação de 23 graus, poderia chegar a 40 graus, ou, num caso extremo, como acontece com Urano, cuja inclinação é de 90 graus, o que faz com que gire tombado.

A ausência da atmosfera (camada de gás que envolve um planeta ou outro corpo celeste) é a causa responsável por não chover na Lua. Na verdade, o ar lá é muito tênue, quase inexistente.

O nosso satélite não tem atmosfera para proteger o ser humano ou outro ser vivo da exposição direta às radiações solares, como a radiação ultravioleta. Também não existe água e nem vulcões porque, ao contrario da Terra, a Lua tem a parte mais interna em estado sólido (não apresenta magma).

É possível respirar no espaço? Porém, a situação no espaço é um pouco diferente da que temos aqui na Terra devido à falta de pressão no lado de fora. Se você segurar sua respiração no espaço sem uma roupa espacial, o ar remanescente em seu corpo vai expandir-se rapidamente e provocar a ruptura dos seus pulmões.

Não há ar para se respirar na Lua, mas pode haver água para beber. Recentemente foi descoberto gelo no fundo de uma cratera muito profunda na Lua. Os cientistas acham que o gelo deve ter restos de um cometa que colidiu com a Lua. A Lua gira ao redor da Terra numa órbita oval.

Por que a água do mar é azul? O mar é azul porque a energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores, funcionando como um filtro da luz solar. Quando a luz é absorvida, sua energia é transformada em calor.

O sol é formado principalmente por hidrogênio e hélio.