Quantas vezes a seleção brasileira feminina foi campeã?

Perguntado por: ireal5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Casa de algumas das grandes jogadoras das Copas do Mundo, como Marta, Cristiane, Sissi e outras, a seleção brasileira de futebol feminino tem uma longa história no mundial, mas segue sem nenhum título de campeã. Das duas honrarias conquistadas pelo Brasil no torneio, nenhuma é de ouro.

As oito edições da Copa do Mundo Feminina foram vencidas por quatro seleções. Os Estados Unidos venceram quatro vezes, e são os atuais campeões após vencerem a edição de 2019 na França.

Campanhas destacadas

  • Copa do Mundo de Futebol Feminino: 2º lugar (2007) e 3º lugar (1999)
  • Algarve Cup: 2º lugar (2016)
  • Copa Ouro Feminina: 2º lugar (2000)
  • Torneio Internacional de Futebol Feminino: 2º lugar (2010)
  • Finalissima: 2023 Vice-campeã

Estados Unidos

A nação mais vencedora da Copa do Mundo Feminina são os Estados Unidos, que já ergueram a taça em quatro oportunidades (1991, 1999, 2015 e 2019). Além disso, o país ainda soma mais um vice-campeonato em 2011. Logo atrás vem a Alemanha, que conseguiu duas conquistas (2003 e 2007).

Os Estados Unidos são os principais vencedores, com quatro títulos (1991, 1999, 2015 e 2019), atuais bicampeões.

França

2019 - França
A decisão do título foi contra a Holanda. Com os gols de Megan Rapinoe, de pênalti, e Rose Lavelle, os Estados Unidos venceram as holandesas e garantiram o quarto título, tornando-se as maiores vencedoras em edições de Copa do Mundo Feminina.

O evento foi sediado pela China, ocorreram 26 partidas e participaram da competição doze países. A Seleção Estadunidense de Futebol Feminino foi a campeã, sucedida no pódio pela Noruega e pela Suécia.

Alemanha

A Copa do Mundo (ou Campeonato Mundial) de Futebol Feminino de 2007 realizou-se na China, entre 10 e 30 de setembro e foi vencida pela Alemanha após derrotar o Brasil na final.

Marta é a maior artilheira de sempre das seleções feminina e masculina (119 gols), além de ser a máxima artilheira em Copas (17 gols) entre todas as seleções do planeta, entre homens e mulheres.

O prêmio da Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2023 aumentará em 300% e passará a ser US$ 150 milhões (cerca de R$ 792 milhões).

A competição, que será disputada na Austrália e na Nova Zelândia, terá início no dia 20 de julho.

Em explicação dada após consulta do UOL Esporte, a CBF afirma que o símbolo com as estrelas representa toda a Confederação Brasileira de Futebol. O pentacampeonato é utilizado em "qualquer circunstância" e registrado como marca oficial da entidade responsável por comandar o futebol brasileiro.

A Copa do Mundo Feminina 2023 será sediada na Austrália e na Nova Zelândia, em uma co-hospedagem histórica. Na Austrália as cidades que vão receber jogos são: Sydney, Melbourne, Brisbane, Adelaide e Perth. Na Nova Zelândia, as cidades escolhidas são: Auckland, Hamilton, Wellington e Dunedin.

França

O campeonato mundial de futebol em 1998 foi sediado na França, que conquistou o título. O Brasil chegou até a final, mas foi derrotado por 3 a 0, com dois gols do meio-campista francês Zinedine Zidane, considerado o melhor jogador do mundo pela Fifa naquele ano.

Marta

Uma das maiores jogadoras da história do futebol feminino, a brasileira Marta, atualmente no Orlando Pride, ostenta o título de maior artilheira de todos os tempos entre todas as Copas do Mundo de futebol (feminina e masculina).

No Brasil, o futebol é muito mais do que apenas um esporte, mas também um estilo de vida. É uma forma de você confraternizar com outras pessoas, jogando no final de semana, ou até mesmo durante a semana à noite, com os seus amigos. Além disso, o futebol também está diretamente relacionado à festas e diversão.

FIFA

O projeto de organizar uma Copa do Mundo começa na criação da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) em 21 de maio de 1904. A FIFA, entidade máxima do futebol, foi fundada em Paris, na França e tem sua sede em Zurique, Suíça.

Brasil venceu Tchecoslováquia por 2 a 1 - Confederação Brasileira de Futebol.

China

A primeira Copa do Mundo Feminina organizada pela Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) ocorreu em 1991, na China.

Estados Unidos

A Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2003 foi realizada nos Estados Unidos, tendo como campeã a seleção alemã feminina. A seleção alemã conquistou o seu primeiro título mundial feminino e se tornaram o primeiro país a ganhar a Copa do Mundo da FIFA e a Copa do Mundo Feminina.