Quantas vezes a pessoa pode doar a medula óssea?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Posso doar mais de uma vez? Sim. Você pode ser convidado a uma nova doação para o mesmo paciente ou para algum outro que seja compatível com você. A quantidade de medula óssea doada é rapidamente resposta pelo organismo de modo que não ocorre esgotamento de sua reserva de células-tronco.

A pandemia impactou os bancos de sangue e de medula, postergando a doação de muitas pessoas. Outro fator fundamental é que um doador de medula óssea consegue ajudar no tratamento de mais de 80 doenças, como: leucemias, linfomas, mielomas múltiplos, alguns tipos de anemia, doenças imunes e diversas síndromes.

Art. 1º Fica assegurado o pagamento de 50% (cinquenta por cento) do valor realmente cobrado para o ingresso em estabelecimentos que promovam cultura, entretenimento e lazer em todo território nacional, aos doadores de sangue e de medula óssea.

O procedimento de coleta das células-tronco da medula óssea é seguro, contudo, podem ocorrer complicações relacionadas à anestesia e à coleta propriamente dita, como dor local, que é facilmente controlada com analgésicos comuns, e anemia, relacionada ao volume retirado, mas que em geral é leve e de fácil controle.

Sabemos que quanto mais jovem o doador, maior a chance de sucesso do transplante, com menos complicações também. Por este motivo a idade limite foi alterada para 35 anos.

-Realização de tatuagem, colocação de algum piercing ou realização de algum tratamento de acupuntura ou mesoterapia: impede a doação durante 4 meses.

O Ministério da Saúde divulgou uma nova idade limite para o cadastro de candidatos à doação de medula óssea. Conforme Portaria MS-SAES 685 de 16 de junho de 2021, agora os doadores devem ter entre 18 e 35 anos; antes era de 18 a 55 anos.

O tempo de recuperação ocorre em torno de 15 dias. Aférese: Método em que o doador faz uso de uma medicação por cinco dias, com o objetivo de aumentar a produção de células-tronco circulantes no seu sangue. Durante o uso desta substancia, pode ocorrer dor óssea e musculares, além de cefaleia.

As despesas médicas do doador são custeadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as partes do processo e monitoradas diretamente pelo REDOME.

Doar sangue é um gesto voluntário. Qualquer forma de pagamento ou recompensa por esse ato é proibida por lei.

O Projeto de Lei 462/23 prevê a concessão do benefício de meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos para doadores regulares de sangue ou de medula óssea.

Inscrição gratuita em concurso público não está condicionada à efetiva doação de medula óssea.

Mais de 90% das cirurgias são feitas pelo SUS. A maioria dos planos privados de saúde não cobre este tipo de tratamento, cujo custo pode variar de R$ 4.000,00 a R$ 70.000,00. O Brasil tem o maior programa público de transplantes do mundo!

O Ministério da Saúde alterou a idade limite do cadastramento de candidatos à doação de medula óssea para 35 anos (antes era 55), conforme publicado na Portaria n° 685, de 16 de junho de 2021.

A anemia aplásica é uma doença da medula óssea. Ocorre quando a medula óssea para de produzir glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas em número suficiente para o corpo. Todas as células sanguíneas que a medula produz são normais mas não existem em quantidade suficiente.

As chances do TMO dar certo dependem de alguns fatores, como: idade e comorbidades do paciente; tipo do transplante realizado; complicações pós-procedimento; pega da medula e doença de base e como ela se comporta depois do tratamento.

Para que essa médula seja removida é preciso passar por uma cirurgia. Com isso, ela é retirada do osso do quadril, uma vez que o mesmo facilita no processo pós-operatório pois o paciente sente menos dor, já que são ossos mais longos.

O que é necessário?

  1. Ter entre 18 e 35 anos de idade (O doador permanece no cadastro até 60 anos e pode realizar a doação até esta idade).
  2. Um documento de identificação oficial com foto.
  3. Estar em bom estado geral de saúde.
  4. Não ter nenhuma doença impeditiva para cadastro e doação de medula óssea. Clique e veja a lista.