Quantas vezes a pessoa mente por dia?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Mas, no dia a dia, uma pessoa já conta, em média, três mentiras durante uma conversa de 10 minutos. Há quem diga que mentir faz parte da natureza humana, mas outros defendem que esse argumento só serve para amenizar a culpa e justificar um ato errado.

As causas, em geral do porquê as pessoas mentem compulsivamente, tem ligação com fatores psicoemocionais complexos como ansiedade, medo, insegurança e frustração. Seja um transtorno ou traço marcante, a mentira é sempre prejudicial, tanto para o mentiroso como para os outros.

Desviar o olhar, falar com muitas justificativas, mexer mãos e pés de forma frenética, mudar o tom de voz, entre outros sintomas, são indicativos de um mentiroso. O psiquiatra e diretor do Instituto de Neurolinguística Aplicada, Jairo Mancilha, explica que o corpo sempre é mais fiel à verdade do que a fala.

Em Provérbios 6:16-19, Deus mostra seis coisas que ele odeia e uma que abomina: “olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos”.

O mitômano, ou mentiroso crônico, como é chamado o paciente com essa patologia, faz isso sem mesmo perceber. A mentira é algo tão compulsivo para esse indivíduo que interfere até mesmo a sua capacidade de julgar racionalmente uma situação, seja nos seus relacionamentos, seja na sua vida em sociedade.

“A mentira do bem é aceitável no mundo todo, aquela que está relacionada com desejo, a fantasia da criança, a que protege. O outro tipo de mentira, não. Essa é inaceitável e imoral.”

Perguntados sobre o tipo de mentira que contam com mais frequência, os homens entrevistados disseram que a mais comum é dizer que não beberam muito. Entre as mulheres, a mentira mais comum é a clássica "está tudo bem", usada com frequência para esconder seus sentimentos.

Quando mentimos, três partes principais do nosso cérebro são estimuladas. Primeiro, o lobo frontal (do neocórtex), que tem a capacidade de suprimir a verdade, devido ao seu papel intelectual. Em segundo lugar, o sistema límbico é ativado, devido à ansiedade que vem junto com a decepção (oi, amígdala!).

7 sinais de que alguém está mentindo para você, segundo psicoterapeuta que treinou FBI e CIA

  1. 1 - Mentirosos falam demais. ...
  2. 2 - Mentirosos tentam vender a verdade. ...
  3. 4 - Mentirosos sorriem com a boca, não com o rosto. ...
  4. 5 - Mentirosos fingem estar calmos. ...
  5. 6 - Mentirosos criam histórias perfeitas demais.

Mentir é um processo psicológico pelo qual um indivíduo deliberadamente tenta convencer outra pessoa a aceitar aquilo que o próprio indivíduo sabe que é falso, em benefício próprio ou de outros, para maximizar um ganho ou evitar uma perda (Abe, 2009. (2009).

Afagar o queixo, limpar os lábios com os dedos, colocar um lápis ou outro objeto diante da boca são sinais bastante comuns.

Como fazer uma pessoa confessar?

  1. 1 Evite fazer acusações. Elas só vão deixar a pessoa menos propensa a falar a verdade, portanto, mantenha a calma e exiba uma linguagem corporal neutra. ...
  2. 2 Demonstre empatia. ...
  3. 3 Dê a impressão de que a verdade não é nada demais. ...
  4. 4 Diga que a culpa não é só dela. ...
  5. 5 Ofereça proteção.

Aspectos como frequência do piscar de olhos, uso das sobrancelhas para dar ênfase a alguma parte da conversa, posição das mãos e das pernas, rigidez do ombro, e aspecto da testa e da boca são alguns exemplos de atitudes que podem denunciar a mentira”, ensina o especialista.

Mas por que o sete é conta de mentiroso? Provavelmente o ditado, que veio da tradição hebraica, deveria ter outra redação: sete é a conta do Mentiroso, uma vez que Mentiroso, variação de Caluniador e Acusador, é um dos cognomes de Satanás. Em suas contas, o Mentiroso dá deslavada preferência pelo sete.

Que vantagem têm os mentirosos? A de não serem acreditados quando dizem a verdade.

A prática pode ainda provocar dificuldades nos relacionamentos interpessoais, problemas no trabalho, no relacionamento amoroso, uma vez que o indivíduo que tem o hábito de mentir insere isso em todos os contextos da vida.

A mentira destrói o amor entre as pessoas, destrói as pontes do entendimento e cria fossos intransponíveis, às vezes para sempre.

Mitomania: a compulsão pela mentira
O mentiroso patológico é aquele que mente por compulsão. Trata-se de um problema psicológico conhecido como mitomania, também chamado de mentira obsessivo-compulsiva.

A palavra autoengano refere-se aos fenômenos relacionados a mentir para si mesmo. Esta é uma das grandes armadilhas da mente. O autoengano ocorre em situações onde convencemos a nós mesmos de uma realidade que é falsa, mas fazemos isso de forma inconsciente.

Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.