Quantas vezes a citação pode ocorrer no processo?

Perguntado por: ibarreto . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

A citação é no ato pelo qual se comunica ao réu ou ao interessado a existência de determinado processo. Salvo raríssimas exceções, ela só ocorre uma vez em todo o processo.

Quando a citação é realizada pelo oficial de justiça, a audiência só será realizada se ambas as partes se manifestarem. O prazo para resposta do réu é de 15 dias, a serem contados a partir da audiência.

Após receber uma citação, a pessoa deve se dirigir ao Núcleo Central de Atendimento (NCA) da Defensoria Pública, no bairro Luciano Cavalcante, e pegar uma senha para ser atendido pelo Núcleo de Resposta ao Réu.

Ou seja, quando você faz a citação da obra de um autor e logo em seguida quer citar outra obra desse MESMO AUTOR, você pode usar IDEM ou ID em vez de repetir o sobrenome desse autor. Depois do IDEM, você coloca apenas o ano da obra e a página (se for uma citação direta).

Usa-se ibidem ou ibid quando você vai fazer uma citação da mesma obra que você acabou de citar. Você pode utilizá-lo em qualquer trabalho acadêmico, seja em resenhas, resumos expandidos, artigos científicos, TCC, dissertações, teses, desde que exija o padrão de referenciação numérico.

Quando, por 2 (duas) vezes, o oficial de justiça houver procurado o citando em seu domicílio ou residência sem o encontrar, deverá, havendo suspeita de ocultação, intimar qualquer pessoa da família ou, em sua falta, qualquer vizinho de que, no dia útil imediato, voltará a fim de efetuar a citação, na hora que designar.

O vício de citação é nulidade insanável e que desencadeia a nulidade absoluta do processo a partir do momento em que a parte interessada deveria intervir, podendo ser alegada em qualquer grau de jurisdição e inclusive ser reconhecida de ofício.

O mandado é cumprido em regra pelo correio. Não sendo possível o cumprimento pelo correio o mandado é cumprido pelo oficial de justiça. BUSCA MANDADO CUMPRIDO - CLIQUE AQUI.... Caso não haja retorno, o interessado poderá contatar o NUDIMA ou PDM da área de atuação do oficial que viabilizará o contato com o mesmo.

A citação direta pode ser curta ou longa.
A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.

O Oficial de Justiça não pode temer o cumprimento da ordem judicial, sob pena de sério prejuízo aos interesses da sociedade que anseia por justiça efetiva aplicável a qualquer pessoa, evitando assim, o efeito social desastroso da impunidade e de mácula à competência do próprio Poder Judiciário, considerando que decisão ...

As citações podem ser: a) citação direta: transcrição textual de parte da obra do autor consultado; b) citação indireta: transcrição livre, baseado na obra do autor consultado; c) citação de citação: é uma citação direta ou indireta de um texto do qual não se teve acesso ao original.

Caso o réu não seja encontrado, será ele citado por edital: “Art. 361, CPP. Se o réu não for encontrado, será citado por edital, com o prazo de 15 (quinze) dias.”

De tal sorte, a citação é: i) ato processual formal (escrito e solene); ii) meio de cientificar a existência da demanda; iii) meio de dar oportunidade de defesa; iv) ato constitutivo, pois constitui a relação jurídica processual piramidal; v) pressuposto de existência e de validade.

Ademais, "não se fará citação quando se verificar que o citando é mentalmente incapaz ou está impossibilitado de recebê-la" (art. 245 do CPC). A impossibilidade de receber a citação de que trata o artigo não é a mesma do réu interditado, porque neste caso a citação será feira na pessoa no curador especial.

A resposta a essa pergunta é “não! ” Não é apropriado escrever uma citação logo abaixo de outra. Para entender o motivo, precisamos primeiro, compreender qual é o objetivo de uma citação. Isso mesmo! Uma citação serve para dar sustentação ou apoio ao assunto escrito.

Recapitulando. Citação é a base teórica de seu trabalho, então fazer citações diretas uma abaixo da outra faz com que você explane dois embasamentos diferentes para um mesmo argumento. Isso confunde o leitor, e faz com que seu texto fique fraco em argumentação própria, então é importante evitar.