Quantas variedades de ipês existem?

Perguntado por: vescobar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Ipê tem 100 espécies e é a árvore ornamental mais plantada no Brasil.

No Brasil, o ipê-bicolor-damasco é extremamente raro. O produtor Edilson Giacon, da Ciprest Mudas de Plantas (www.ciprest.com.br), que vive em busca de plantas que fogem do comum, até hoje só viu um único exemplar, que deve ter cerca de 20 anos – mede 12 m de altura e 8 m de diâmetro.

E elas, sim, possuem tonalidade arroxeada-azulada. Por isso, quando algumas pessoas dizem que viram um ipê-roxo ou azul, na maioria das vezes estão se referindo aos jacarandás muito presentes em nossos caminhos.

O Ipê-Preto (Zeyheria tuberculosa) também é conhecido como bolsa-de-pastor, camaruçu, bucho-de-boi, ipê-bóia, ipê-cabeludo, ipê-cumbuca, ipê-felúdo, ipê-una, velame-do-mato e saco-de-carneiro. É chamado de ipê, mas não faz parte do gênero Tabebuia. É uma espécie de planta da família Bignoniaceae.

A mais inspirada de todas as contribuições veio Vanderlice Insabral, de Dourados. A árvore fotografada por ela aparece deslumbrante, em um sítio na região do distrito de Picadinha. “Chamo esse ipê amarelo de sobrevivente porque ele se destaca, majestoso, no imenso descampado preparado para lavouras”, diz.

É uma espécie enxertada de Ipê, que foi segregado a partir do Ipê Branco, e fica com uma média de 12 metros de altura quando adulto. Em sua época de floração, produz espetaculares flores no tom de vermelho, que pode variar de acordo com a luminosidade do sol.

O ipê-rosa é o mais comum, com 9.665 árvores e com floração sempre nos meses de julho e agosto. Já a espécie mais rara é o ipê-verde, que tem apenas 20 unidades na capital.

Nome Científico: Handroanthus avellanedae (Bignoniaceae), Ipê Roxo. Características: O Ipê Roxo é uma espécie com 20-35 m de altura e tronco com 60-80 cm de diâmetro. As folhas são compostas palmadas, 5-folioladas e os folíolos, quase glabros, possuem de 5-13 cm de comprimento por 3-4 cm de largura.

Suas flores possuem forma de funil, como se fossem uma cornetinha, podem ser elas amarelas, roxas, rosas, brancas e até verdes. Floresce entre junho e novembro, começando pela cor roxa e rosa, depois o amarelo e por último o branco.

Handroanthus chrysotrichus

São encontradas aproximadamente 40 espécies de ipês no Brasil, sendo os mais comuns o Handroanthus chrysotrichus, conhecido como ipê-amarelo, e o Handroanthus heptaphyllus, conhecido como ipê-roxo.

Apesar de parecer algo muito raro, o ipê-verde (Cybistax antisyphilitica) está distribuído amplamente por todo o Brasil extra-Amazônico, no Cerrado e em áreas florestais de todos os outros estados brasileiros, exceto Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O ipê é uma árvore do gênero Tabebuia (antes Tecoma), pertencente à família das bignoniáceas, podendo ser encontrada em seu estado nativo por todo o Brasil.

Encontramos o ipê-rosa na Mata Atlântica da Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai. Nos climas Tropical úmido e subúmido; Tropical, com inverno seco; Subtropical de inverno seco e subtropical com verão quente.

Suas flores possuem forma de funil, como se fossem uma cornetinha, podem ser elas amarelas, roxas, rosas, brancas e até verdes. Floresce entre junho e novembro, começando pela cor roxa e rosa, depois o amarelo e por último o branco.

Tabebuia ochracea (ipê-amarelo ou ipê-cascudo) atinge de 6 a 14 m de altura. Suas folhas são compostas e constituídas por 5 folíolos. Distribui-se nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, no Cerrado e na floresta latifoliada semidecídua da Bacia do Paraná.