Quantas vacinas tem que tomar na gravidez?

Perguntado por: avargas . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

O calendário de recomendações básicas, da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), indica quatro vacinas para gestantes, cuja administração depende da situação vacinal individual.

Gestantes previamente vacinadas com duas doses de dT Administrar uma dose da dTpa (3ª dose), entre 20ª e, preferencialmente, até a 36ª semana de gestação, com intervalo de 60 dias da última dose (mínimo de 4 semanas).

Mesmo com esquema completo (três doses da vacina) e/ou reforço em dia, a gestante deverá receber uma dose de dTpa a cada gestação. Em todos os casos, após completar o esquema, é necessário administrar uma dose de reforço a cada 10 anos.

Mesmo que a grávida já tenha tomado o imunizante em uma gestação anterior, ela deve ser aplicada novamente. Se não conseguir tomar a vacina durante os nove meses, pode ainda recebê-la em até 45 dias após o parto.

OMS preconiza a realização de três exames ultrassonográficos na gestação: -Primeiro trimestre: entre 11 e 14 semanas. -Segundo trimestre: entre 20 e 24 semanas. - Terceiro trimestre: entre 32 e 36 semanas.

Vacina Covid-19
É recomendada a aplicação dessa vacina em qualquer idade gestacional para todas as gestantes e mulheres no puerpério (até 42 dias após o parto). Todas as vacinas apontadas estão disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde.

Quais são as vacinas para gestantes? A vacina tríplice bacteriana (DTPa) é recomendada em todas as gestações para a proteção da gestante contra a difteria, o tétano acidental, a prevenção do tétano neonatal e contra a coqueluche.

Uma dose de dTpa a partir da 20ª semana de gestação, o mais precocemente possível. desconhecido. semana de gestação.

A Sociedade Brasileira de Imunização e a Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia recomendam(1,2) que a gestante seja vacinada com a dTpa (tríplice bacteriana acelular do tipo adulto) a partir da 20ª semana de gestação.

A vacina dTpa adulto é obrigatória como rotina para todas as gestantes. Ela é responsável por conferir proteção contra doenças potencialmente perigosas, permitindo que a gestante transmita anticorpos para o feto e que a criança já nasça protegida.

Difteria, Tétano e Pertussis (tríplice bacteriana). A vacina DTPa (acelular), quando possível, deve substituir a DTP (células inteiras), pois tem eficácia similar e é menos reatogênica. O esquema é de 5 doses, aos 2, 4 e 6 meses com reforço aos 15 meses.

“Se a gestante não tem ou não sabe se o esquema de tétano está completo, ela deve ser vacinada com 2 doses da dT e 1 dose da dTpa (sendo esta, entre 27 e 36 semanas).

É um exame mais recente que pode ser realizado a partir de 9 semanas de gravidez. Ele consiste na coleta sanguínea da mãe e avalia algumas células do bebê que passam para o sangue da mãe e, a partir disso, é possível rastrear se a criança tem alguma alteração genética, como a Síndrome de Down, dentre outras.

Naúseas e vômitos
São queixas comuns na primeira metade da gestação, permanecendo, normalmente, até a 16ª semana. Acredita-se que estes sintomas estão relacionados à elevação súbita dos níveis de gonadotrofina coriônica humana e estrógeno.

Vacinar-se é uma forma eficaz de proteger a si mesma e ao seu bebê contra os vírus. As vacinas obrigatórias e indispensáveis, pelo Ministério da Saúde, que todas as futuras mamães precisam tomar são três.

Não consumir bebidas alcoólicas ou cigarro; Evitar o consumo de comidas cruas, tais como peixes e carnes; Evitar exercícios físicos intensos e sem recomendação prévia do médico; Reduzir o consumo de chás e produtos que contenham cafeína.

Quantos morfológicos faz na gravidez? Idealmente o ultrassom morfológico deve ser feito nos três trimestres de gestação. Não sendo possível, o indicado é fazer no mínimo duas vezes. Isso pode mudar, no entanto, conforme indicação do médico obstetra.

5. Qual é o valor de uma Ultrassom Morfológico? O Ultrassom Morfológico é um exame um pouco mais caro que o ultrassom normal, mas que vale cada centavo de investimento. O valor do exame varia muito de lugar para lugar, tendo uma média de 150 a 500 reais.

O período mais indicado para realizar o ultrassom 3D / 4D é a partir da 26ª até a 30ª semana de gestação. Isso porque, durante esse tempo, o profissional pode obter uma visão mais nítida do rosto da criança.

Quando se preocupar com a cólica na gravidez? Muitas gestantes têm medo de abortamento quando sentem dor no baixo ventre, semelhante a uma cólica menstrual. Mas essa é uma queixa comum e que, em geral, passa de forma espontânea. Cólica na gravidez com 6 meses ou em qualquer fase da gestação é normal.