Quantas usinas termelétricas no Brasil?

Perguntado por: lalmada7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

O Brasil conta também com 48 termelétricas a gás, 44 a óleo, dez movidas a carvão mineral, duas nucleares e outras 11 usinas, que podem ser bicombustíveis ou até mesmo reação exotérmica.

Os primeiros colocados são China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Japão e Alemanha.

Em 1924 foi construída a Usina Termoelétrica de Arroio dos Ratos, pela Companhia de Estradas de Ferro e Minas de São Jerônimo. Foi a primeira Usina Termoelétrica do Brasil e da América Latina, tendo sido desativada na década de 1950.

A maior usina solar térmica do mundo está localizada em Ivanpah que fica nos Estados Unidos em uma região desértica da Califórnia. Essa usina solar térmica tem a capacidade de geração de 392 MW de potência e é capaz de alimentar aproximadamente 140 mil casas.

As usinas termelétricas (UTE) são instalações que produzem energia elétrica por meio da energia térmica obtida com a queima de combustíveis fósseis como petróleo, carvão mineral e gás natural, biomassa, ou também pelo processo chamado de fissão, que envolve o uso de material radioativo.

De acordo com a análise, as térmicas Candiota III e Pampa Sul, ambas localizadas no município de Candiota (RS), foram as mais poluentes em 2020. Ao todo, as 72 usinas termelétricas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) liberaram 32,7 milhões de toneladas de CO2 equivalente naquele ano.

No Brasil, a fabrica de central termoelétrica é considerada um recurso altamente estratégico, já que por meio dele pode-se suprir necessidades energéticas em tempos de seca, período o qual as hidrelétricas deixam de abastecer toda a sua demanda.

Segunda maior termelétrica do país é inaugurada no Porto do Açu.

Das dez maiores hidrelétricas do planeta, três são brasileiras: Itaipu Binacional, Belo Monte e Tucuruí. Não por menos, a geração hidrelétrica é a principal fonte de energia do Brasil e, mais do que isso, o país pode se orgulhar de ter um parque considerável de usinas desse tipo.

Histórico: As primeiras usinas termelétricas no Brasil surgiram no século XIX. Em 1883, por exemplo, em Campos dos Goytacazes, foi inaugurada uma termelétrica dotada de três dínamos, com 52 kW para abastecer a iluminação pública – a cidade foi a primeira a contar com iluminação pública como serviço público.

A energia solar e a eólica são fontes alternativas de energia mais baratas. A boa notícia é que, de acordo com um levantamento da Bloomberg, essas fontes de energia renováveis já têm um custo de produção menor na maioria dos países.

Resumo sobre matriz energética brasileira
É formada por 55,2% de fontes não renováveis e 44,8% de fontes renováveis. Petróleo, gás natural, biomassa da cana e energia hidráulica são as principais fontes de energia da matriz energética brasileira.

O ranking é liderado pela China (392 GW), seguida pelos Estados Unidos (111 GW), Japão (78,8 GW), Alemanha (66,5 GW), Índia (62,8 GW), Austrália (26,7 GW), Itália (25 GW), Brasil (24 GW), Holanda (22,5 GW) e Coreia do Sul (20,9 GW).

Uma usina pode ser: hidráulica, térmica, solar, eólica, nuclear, entre outros tipos. As usinas hidrelétricas fazem uso da energia potencial gravitacional da queda d'água para gerarem energia elétrica.

Uma usina termelétrica é uma instalação industrial que gera energia térmica por meio da queima de combustíveis, como bagaços, madeira, óleo, gás natural e outros produtos.

Se comparada à hidrelétrica, por exemplo, a usina termoelétrica apresenta algumas vantagens: pode ser instalada próxima a centros urbanos, diminui as linhas de transmissões e desperdiça menos energia. Além disso, a construção de uma usina termoelétrica é mais rápida e supre a carência de energia mais rapidamente.