Quantas unidades de insulina NPH deve tomar?

Perguntado por: ecrespo . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

NPH – a dosagem inicial recomendada é de 6-10 unidades ou 0,1-0,2UI/kg (aplicada entre às 20-22hrs se a monitorização capilar do paciente estiver sendo feita às 7 ou 8hrs da manhã), sendo mais conveniente sempre iniciar com doses menores (4-6 unidades, para minimizar os riscos de hipoglicemia).

Esse regime de duas aplicações diárias de NPH é útil no controle de uma hiperglicemia persistente, sendo efetivo em muitos pacientes. As doses iniciais são em torno de 0,5-1,0 unidade/kg/dia, distribuídas em 2/3 da NPH pela manhã e 1/3 à noite.

A insulina NPH (neutral protamine Hagedorn) tem duração de ação intermediária (pico em 6 a 12h e duração usual 16 a 20h) e por esse motivo é utilizada 1 ou 2 vezes por dia (noite/antes do desjejum) para manter níveis basais de insulina.

A insulina NPH (neutral protamine Hagedorn) tem duração de ação intermediária (pico em 6 a 12h e duração usual 16 a 20h) e por esse motivo é utilizada 1 ou 2 vezes por dia (noite/antes do desjejum) para manter níveis basais de insulina.

Sendo assim, deve ser usada em menos de 15 minutos antes da refeição, ou mesmo durante a refeição.

INDICAÇÕES: Glicemia plasmática de jejum maior que 110 mg/dl e menor que 126. Glicemia plasmática de jejum menor que 110 mg/dl na presença de dois ou mais fatores de risco para DM nos indivíduos com idade superior a 45 anos.

Cada caneta possui 3 ml de insulina, correspondente a 300UI. Características: As canetas descartáveis possuem cores diferenciadas, para prevenir o risco de troca no tipo de insulina no momento da aplicação.

“A insulina glargina é um marco no tratamento da doença no país, porque permite aos pacientes um maior controle da glicemia e um estilo de vida mais flexível”, explica Rosangela Réa, endocrinologista e professora da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Ela ganhou essa fama porque sua ação é mais estável.

Insulina gelada causa mais incômodo. Manter os músculos da área de aplicação relaxados. Nunca reutilizar as agulhas. Isso aumenta a dor, além de poder causar a quebra e o alojamento da agulha na pele.

A resistência à insulina é uma condição que acontece quando as células dos músculos, gordura e fígado não respondem adequadamente à insulina, apresentando dificuldades de absorção da glicose no sangue. Isso pode gerar complicações como pré-diabetes e diabetes tipo 2.

A endocrinologista conta que, como única representante das insulinas de ação intermediária, a NPH começa a agir entre uma a duas horas, em média, atingindo o seu pico de efeito entre quatro e 12 horas, podendo durar de oito a 18 horas, embora, tem se observado uma duração de mais ou menos oito horas.

Dicas

  1. Chá de canela. A canela ajuda o organismo a utilizar o açúcar fazendo com que o açúcar presente no sangue diminua. ...
  2. Chá de carqueja. A carqueja tem ação antidiabética ajudando a manter a glicemia controlada. ...
  3. Chá de pata-de-vaca. ...
  4. Chá de sálvia. ...
  5. Chá de melão-de-são-caetano. ...
  6. Chá de quebra-pedra. ...
  7. Chá de insulina vegetal.

A glicose de jejum entre 100 e 125 mg/ dL é chamada de glicemia de jejum alterada. A partir de 126 mg/dL já temos o diagnóstico de diabetes. Na glicose sem jejum, valores acima de 140 mg/dL remetem ao diagnóstico de Intolerância à Glicose e acima de 200mg/dL, também temos o diagnóstico de diabetes.

O cálculo consiste em dividir 1700 (ou 1500) pela dose total média das insulinas utilizadas em 24 horas (basal + ultrarrápida ou basal + rápida). O valor obtido corresponde ao FS. ultrapassa a meta estabelecida.

Segundo Denise Franco é melhor aplicar a insulina basal à noite, porque ela consegue descobrir durante a noite, madrugada. Tem um fenômeno do amanhecer que começa às 4 e 5 horas da manhã a glicose começa a subir por conta de hormônios contra reguladores.

a insulina que está em uso é uma opção manter fora da geladeira em temperatura ambiente (até 30o graus), por 4 a 8 semanas dependendo da insulina. A insulina NPH humana e a glargina podem ficar até 4 semanas fora da geladeira, já a insulina degludeca pode ficar até 8 semanas fora da geladeira.

Também pode ocorrer alergia (vermelhidão, inchaço, coceira) e alteração no local de aplicação (por isso a importância de não aplicar sempre no mesmo lugar) e ganho de peso. - contraindicação em casos de hipersensibilidade (alergia) ao fármaco ou aos componentes da fórmula.

O valor normal para a glicose pós prandial é inferior a 140 mg/dl. Normalmente depois de 2 horas da ingestão de uma refeição, nas pessoas normais acontece uma rápida elevação da secreção de insulina, alcançando picos máximos após 1 hora, mas depois de 2 horas a glicose fica em valores inferior a 140 mg/dl.

Os comprimidos que não foram tomados durante o dia, na hora certa, não devem ser tomados após o jantar ou antes de se deitar. Mesmo quem usa insulina corretamente, de vez em quando se esquece de usá-la. Muitas vezes acaba lembrando horas depois ou no momento de tomar a próxima aplicação de insulina.

Quando a pessoa com diabetes fica muito tempo sem comer, o nível de glicose no sangue cai drasticamente, podendo provocar hipoglicemia. Veja na animação acima o que deve ser feito nessa situação.