Quantas unidades de Conservação existem no Ceará?

Perguntado por: rassis4 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 4 votos

Com o acréscimo das três UCs instituídas neste mês, o território cearense passa a contar com 93 Unidades de Conservação, sendo 30 estaduais, 12 federais, 13 municipais e 38 particulares.

NGI - ICMBio ARARIPE

  • Área De Proteção Ambiental Chapada Do Araripe.
  • Estação Ecológica De Aiuaba.
  • Floresta Nacional De Negreiros.
  • Floresta Nacional Do Araripe-Apodi.

Sendo que, apenas 0,3% do total de imóveis detêm 25% de toda a terra agrícola do Brasil e se concentram principalmente no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e na região do Matopiba.

A maior unidade de conservação de floresta tropical do mundo nasce na calha norte do Amazonas: a Estação Ecológica Grão-Pará, com 4,2 milhões de hectares, desbanca o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá, com 3,9 milhões.

Em números, são mais de 2.300 unidades de conservação no Brasil.

Elas são divididas em Unidades de Proteção Integral e de Uso Sustentável. Fazem parte da primeira categoria Estação Ecológica, Reserva Biológica, Parque Nacional, Monumento Natural e Refúgio da Vida Silvestre.

Unidades de Conservação de Proteção Integral – são totalmente fechadas para qualquer tipo de ocupação; estão neste grupo: Estações Ecológicas, Reservas Biológicas; Parques Nacionais; Parques Estaduais; Parques Naturais Municipais; Refúgio de Vida Silvestre.

Mata Atlântica

O domínio da Mata Atlântica é provavelmente a região com o maior número de unidades de conservação na América Latina, entretanto, esses números grandiosos não são suficientes, visto que o sistema está longe de ser adequado: ainda assim, as áreas protegidas cobrem menos de 2% do bioma, as áreas de proteção integral ...

O grupo das Unidades de Conservação de Uso Sustentável compreende as seguintes categorias de UC: I - Área de Proteção Ambiental; II - Área de Relevante Interesse Ecológico; III - Floresta Nacional; IV - Reserva Extrativista; V - Reserva de Fauna; e VI – Reserva de Desenvolvimento Sustentável.

A Caatinga possui aproximadamente 82.794.188 ha. Atualmente 7,8% da área deste bioma está sob proteção de 168 unidades de conservação, correspondendo a uma área de 6.423.956 ha. Desse total 17,1% da área protegida está em UCs de proteção integral, 82,6% em UCs de uso sustentável e 0,5% em RPPNs.

Fortaleza é a única capital localizada na Caatinga. Rio Grande do N. Desde 1946, foram criadas 173 UCs (unidades de conservação) no bioma. Elas são categorizadas como proteção integral ou de uso sustentável.

O Brasil conta atualmente com um total de 2.446 UCs, entre unidades de nível federal, estadual e municipal, que cobrem cerca de 18% do território continental do país e 26% das áreas marinhas.

As Unidades de Conservação se dividem em 02 (dois) grupos: Unidades de Conservação de Uso Sustentável e Unidades de Conservação de Proteção Integral. Dentro desses grupos existem as suas categorias e suas respectivas regras.

Islândia

1 - Islândia. Os islandeses têm se destacado no mundo na gestão ambiental. As iniciativas de desempenho de sustentabilidade do país são determinadas pelo Ministério do Ambiente e Agência Ambiental da Islândia. O índice de doenças decorrentes da poluição do ar, é quase zero.

Atualmente, o Arpa protege 114 unidades de conservação (UCs) na Amazônia brasileira, que representam mais de 59,2 milhões de hectares.

As unidades de conservação (UC) são áreas territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, criadas e protegidas pelo Poder Público com objetivos de conservação. Elas contribuem para a conservação de espécies e atividades educativas que visem à sensibilização ambiental.